quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Ônibus 100% biocombustíveis emitem 30% menos poluentes

Depois de circularem por um mês, resultado foi além do esperado. Consumo médio também foi menor

Os seis ônibus da Linha Verde, que há um mês estão rodando apenas com biocombustível, sem mistura de diesel, apresentaram resultados que surpreenderam até mesmo os coordenadores do projeto, pioneiro na América Latina. Medições técnicas mostraram um índice de opacidade (emissão de fumaça) 25% menor e redução de 19% de óxido de nitrogênio e de 30% nas emissões de monóxido de carbono (CO).

Os resultados foram apresentados na segunda-feira durante visita técnica programada pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, que integra a programação do 17º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o Congresso reunirá em Curitiba, até sexta-feira em torno de 2,5 mil participantes. O prefeito Beto Richa e o ministro das Cidades, Marcio Fortes, abriram o Congresso ontem, na Universidade Positivo.
Matéria completa no Site Bem Paraná.

Dilma visita o Hospital Erasto Gaertner

Ministra vai conhecer tratamento similar ao que utilizou

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, estará em Curitiba nesta quarta-feira (30) e, entre outros compromissos, visita o Hospital Erasto Gaertner. Ela concede entrevista coletiva à imprensa, a partir das 18h. A ministra vai conhecer o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner, pioneiro no Brasil na fabricação do cateter implantável, produto similar ao utilizado por ela em seu tratamento.

Dilma Rousseff deve, ainda, assistir a uma apresentação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, composto por mulheres que venceram a doença.  Além disso, a ministra também vai conhecer a obra de ampliação da instituição, que é referência no tratamento de câncer no sul do país. 

Fonte: Site Jornale.

SIMEPAR participa do 2º Congresso da CTB


Na foto, os dirigentes do SIMEPAR com dirigentes do SINDIMED-BA e o Dep. Federal Ciro Gomes

O presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, Mario Ferrari e os diretores, José Ferreira Lopes e Darley Rugeri Wolmann Junior participaram como delegados do 2º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. O evento realizado em São Paulo, de 24 a 26 de setembro, reuniu mais de 1.500 dirigentes sindicais de todo o País.

Fundada em novembro de 2007, a CTB foi a central que mais cresceu no Brasil. Hoje, a Central ocupa o quarto lugar no ranking das centrais que mais têm sindicatos filiados. A CTB conta com 600 entidades filiadas. Entre elas, seis federações rurais, incluindo as mais representativas (de Minas, Bahia e Rio Grande do Sul). Em conjunto, as entidades somam sete milhões de trabalhadores e trabalhadoras em suas bases. “A CTB é a central que representa o maior número de trabalhadores no ramo marítimo e na agricultura”, segundo o secretário adjunto de relações internacionais.

O lema do Congresso da CTB foi “Unidade Para Enfrentar a Crise” pois a Central entende que somente a unidade dos trabalhadores, unidos através de todas as centrais sindicais, encontrará forças para se contrapor à crise e à força do capital.

Para coroar o processo de unidade que já está em curso a CTB propõe a realização de uma nova Conclat - Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, reunindo milhares de sindicalistas de todas as centrais e entidades sindicais, independentemente das posições políticas e ideológicas, sem discriminações. A Conclat vai elevar a um novo patamar o nível de intervenção e influência do sindicalismo e da classe trabalhadora na vida nacional.

Os dirigentes do SIMEPAR que participaram do congresso, avaliaram como extremamente positiva a evolução da CTB. Para José Ferreira Lopes, o congresso da CTB foi um momento de fortalecimento da classe trabalhadora do Brasil. “Trata-se de uma central ampla, democrática e de luta, que aponta o socialismo como um caminho para o fim das injustiças, por isso estamos com a CTB”, concluiu Dr. Zequinha.

Para ler a Declaração Política do 2º Congresso Nacional da CTB clique aqui.

Fonte: Assessoria SIMEPAR

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Requião sanciona lei antifumo; cigarro fica proibido em locais fechados de todo o PR em 60 dias

Nova regra proíbe inclusive a existência de espaços reservados exclusivamente para fumantes, os chamados fumódromos.

Depois de muita polêmica durante a fase de votação, a lei que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo em todo o Paraná foi sancionada no fim da manhã desta terça-feira (29) pelo governador Roberto Requião (PMDB), durante a reunião da Escola de Governo. A partir da sanção da lei, os estabelecimentos têm 60 dias para se adequar à nova legislação, que proíbe inclusive a existência de espaços reservados exclusivamente para fumantes, os chamados fumódromos.

A partir do dia 28 de novembro, conforme o projeto aprovado pelos deputados no dia 15, só será permitido fumar em ruas, casas, tabacarias ou em cultos religiosos que utilizem o fumo nos ritos. O texto final da lei antifumo reuniu quatro propostas: dos deputados Stephanes Júnior (PMDB), Antônio Belinati (PP), Luiz Claudio Romanelli (PMDB) e do próprio governador Requião. “Temos indiscutivelmente uma mudança de paradigmas com a aprovação dessa lei. Por isso hoje é um dia absolutamente importante”, disse Romanelli, que é líder do governo na Assembleia Legislativa, na Escola de Governo.

“Com essa regulamentação certamente vamos diminuir muito o consumo do cigarro. O cigarro vai parar de ser moda, porque os jovens não estarão mais fumando uns na frente dos outros”, previu o deputado. O médico José Fernando Macedo, presidente da Associação Médica do Paraná (AMP), que apoiou a aprovação da lei, classificou a data como “um momento histórico para a saúde do povo do Paraná”. “Nós que estamos nos hospitais sabemos quantos perdem a vida ou sofrem em decorrência do cigarro”, disse. “Com todo o respeito àqueles que gostam de fumar: fumem, mas pensem que estão destruindo suas vidas”.

Matéria completa no site da RPC.

Rio sedia o 36º Congresso Mundial de Hospitais

Estão abertas as inscrições para o 36th World Hospital Congress (IHF RIO 2009), congresso internacional de hospitais, que será realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, no Windsor Barra Hotel & Congressos. As inscrições para o evento, que acontece pela primeira vez na América Latina, podem ser feitas pelo site www.ihfrio2009.com, pelos telefones 2215-4476 (para ligações do Rio de Janeiro) e 4004-0435 ramal 1301, no caso de telefonemas de outros estados. Há ainda a opção do e-mail ihfrio2009@ihfrio2009.com.

A participação no congresso inclui acesso a palestras, conferências e exposição Medical Devices Expo, além de jantar de gala e almoço nos dias 10 e 11 de novembro.

Organizado pela International Hospital Federation (IHF), em parceria com a Confederação Nacional de Saúde (CNS) e a Hospitalar Feira + Fórum, o IHF RIO 2009 reunirá no Rio cerca de dois mil participantes, sendo 50% estrangeiros, entre representantes de administradores de hospitais, organizações de saúde, além de médicos, lideranças setoriais e profissionais da área. Os especialistas debaterão o tema "A Saúde na Era do Conhecimento" por meio de palestras, mesas redondas e conferências.

Matéria completa no site da FENAM.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Saiba o que é preciso para ser um doador de órgãos

O Ministério da Saúde lançou hoje dia 27 uma campanha nacional para incentivar a doação de órgãos para transplante. Pesquisas de opinião apontam que 60% da população brasileira se diz doadora. No entanto, o número de doadores efetivos no país é de 8,6 para cada um milhão de habitantes. Na Espanha, esse número chega a 36 por um milhão de habitantes.

Com o slogan A Vida é Feita de Conversas. Basta uma para Salvar Vidas, a campanha pretende informar a população sobre o que é necessário para manifestar a vontade de ser um doador.

Matéria completa no Portal da Agência Brasil.

Campanhas aumentam número de transplantes no Brasil

O conselheiro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), José Medina Pestana, reconhece que o crescimento dos transplantes de órgãos no país é resultado das campanhas que vem sendo feitas pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Medicina, a Associação Brasileira de Transplantes e a Sociedade Brasileira de Mastologia. Segundo dados do Ministério da Saúde, os transplantes de órgãos cresceram 24% no primeiro semestre deste ano.

O médico no entanto ressalta que acontecimentos que despertam interesse da população também são importantes para esse crescimento. São iniciativas importantes [as campanhas], mas o que desencadeou uma maior conscientização popular foi a tragédia que ocorreu em outubro do ano passado, em Santo André, no ABC paulista, quando a adolescente Eloá Cristina Pimentel, depois de permanecer refém do namorado, na própria casa, acabou assassinada e a família decidiu pela doação dos órgãos dela, disse o médico.

Matéria completa no Site da Gazeta do Povo.

Número de transplantes no Brasil cresce 24%

O número de transplantes no Brasil cresceu 24,3% no primeiro semestre de 2009 em relação ao mesmo período de 2008. De janeiro a junho foram transplantados 2.099 órgãos em todo o país, contra 1.688 no mesmo intervalo no ano passado. De acordo com o Ministério da Saúde, o transplante de rim aumentou 30,28% no período e o de fígado, 23,17%. No entanto, no mesmo período, os transplantes de coração e de pulmão - que têm mais dificuldades na captação e manutenção dos órgãos - caíram 20,4% e 15,38%, respectivamente.

De acordo com a coordenadora do Sistema Nacional de Trasplantes, Rosana Nothen, o aumento se deve à melhoria na organização do sistema de transplantes e ao aumento do número de doadores e do volume de investimentos na área.

Apesar da tendência de aumento desde 2006, no Brasil, o número de doadores efetivos é de 8,6 para cada um milhão de habitantes. Na Espanha, esse número chega a 36 por milhão de habitantes.

Matéria completa no Site Diário Popular.

H1N1: segunda onda preocupa médicos

Profissionais alertam que H1N1 pode voltar mais forte no ano que vem e é necessário manter a população informada e os serviços de saúde preparados, porque o perigo ainda não passou.

Uma provável segunda onda de  gripe Influenza A está preocupando a diretoria da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), que se reuniu nesta quarta-feira, 23/09, na sede do Sindicato dos Médicos de São Paulo, para discutir o assunto com especialistas da Faculdade de Medicina da USP e da Sociedade Paulista de Pediatria.

Diante de questionamentos relacionados a como o vírus se comportará no caso de uma segunda epidemia, se uma pessoa infectada com o H1N1 pode ter a gripe novamente e qual o grau de letalidade do vírus, o preparo dos profissionais de saúde que tratam dos doentes, a demora dos resultados dos exames, a segurança da vacina e se haverá cobertura vacinal para toda a população, os dirigentes da FENAM consideram que se o sistema público de saúde não melhorar, a segunda onda pode ser mais grave. 

Matéria completa no Site da FENAM

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vacina experimental contra aids reduz risco de infecção

Pela primeira vez, uma vacina experimental ajudou a reduzir o risco de infecção pelo vírus da aids. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) afirmaram que os resultados "trouxeram nova esperança" para o campo das pesquisas de uma imunização contra o vírus. A vacina reduziu o risco de infecção por HIV em mais de 31%.

O resultado foi anunciado hoje em Bangcoc. O teste de vacinas foi o maior já feito no mundo e envolveu 16 mil voluntários na Tailândia. A vacina é uma combinação de duas versões anteriores que não haviam dado resultados.

Matéria completa no Site Paraná On Line.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Situação preocupante no Hospital Evangélico de Curitiba

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná está vendo com preocupação a situação do Hospital Evangélico, que vem dispensando médicos em grande número já há alguns meses. Esse fato vem sendo registrado desde o mês de maio e, para agravar a situação, o hospital não estaria cumprindo todas as obrigações sociais decorrentes das rescisões.

Somente no mês de agosto foram realizadas no Sindicato 34 homologações de rescisões de médicos e médicas que trabalhavam naquele hospital. No total do mês, deveriam ter sido realizadas 41 homologações, mas, sete médicos não compareceram. Todas as rescisões foram na modalidade de “dispensa sem justa causa”.

Praticamente, em todas as homologações, foram registradas ressalvas apontando que o salário pago durante o contrato de trabalho sempre foi inferior ao salário convencionado entre o SIMEPAR e o Sindicato patronal, apontando também, que a insalubridade nunca foi paga de acordo com os dispositivos legais, bem como, a falta do pagamento de auxílio alimentação, dentre outras.

Diante dos fatos, o SIMEPAR alertou a Superintendência Regional do Trabalho, o Conselho Regional de Medicina, a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério Público do Trabalho, a Federação Nacional dos Médicos, entre outras entidades e órgão públicos; no sentido de que os profissionais e a sociedade sejam protegidos das consequências que a crise em uma instituição desse porte pode trazer.

Fonte: Assessoria SIMEPAR

SIMEPAR questiona bi-tributação de médicos junto ao CRM

Atendendo à solicitação de diversos médicos, o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná emitiu ofício ao Conselho Regional de Medicina, solicitando que os profissionais médicos que constituírem pessoas jurídicas sejam isentos do pagamento da contribuição social ao Conselho, por entender que se trata de bi-tributação.

Muitos médicos foram obrigados a constituir pessoa jurídica por imposição dos planos de saúde, sob pena de perderem seus convênios. Além de todos os encargos e da burocracia que essa administração pressupõe, esses médicos têm que quitar a contribuição social do CRM duas vezes; uma como pessoa física, outra como jurídica, mesmo que a pessoa jurídica seja constituída de apenas um médico.

No pedido de isenção enviado ao CRM, o SIMEPAR argumenta que o fato gerador, ou seja, a fiscalização do exercício profissional é o mesmo, caracterizando, portanto, bi-tributação. Além disso, a regra tributária foi estabelecida por medida provisória, e o Supremo tribunal Federal considera inconstitucional essa forma de impor tributos.

Fonte Assessoria SIMEPAR

Curitiba: Prefeitura prepara fiscais da Lei Antifumo

Copiando a legislação que está em vigor em São Paulo, a Prefeitura de Curitiba está preparando um grupo de servidores da vigilância sanitária para fiscalizar e multar bares e casas noturnas que não cumprirem a Lei Antifumo. Os servidores ouviram a palestra da advogada da organização não-governamental Aliança de Controle do Tabagismo, Adriana de Carvalho, que esteve em Curitiba para discorrer sobre a experiência paulista.

Os donos de estabelecimentos preparam ações contra a constitucionalidade das da leis sancionadas pelo governador Requião e pelo prefeito Beto Richa. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalha na capacitação de 220 servidore.

O objetivo da capacitação, realizada no Sesc da Esquina, foi fazer a preparação inicial da equipe para o dia 19 de novembro - a data em que começa a vigorar a lei 13.254, que proíbe o fumo em todos os ambientes fechados de uso coletivo de Curitiba.

Fonte:  Jornale 

Salário do médico: deputado retira pedido de revisão do projeto

O deputado João Dado (PDT/SP) solicitou a retirada do requerimento nº 5.430/09, de sua autoria, pedindo a revisão e a inclusão do Projeto de Lei 3.734/2003, que dispõe sobre o salário mínimo profissional dos médicos e cirurgiões dentistas, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

De acordo com a assessoria de imprensa do deputado, o pedido foi feito depois de uma reunião com membros do Conselho Federal de Odontologia (CFO). A assessoria do parlamentar afirmou ainda que provavelmente o requerimento será reapresentado, uma vez que João Dado acredita que o projeto não passará pelo plenário se antes não for aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação.

Fonte: FENAM

Seminário abordará situação dos médicos no setor de urgência e emergência

O Ministério da Saúde e a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP) realizam, nos dias 17 e 18 de novembro, em Campo Grande, Mato Grosso, o Seminário de Urgência e Emergência.

Esse Seminário terá como principal objetivo discutir e apresentar soluções para a situação dos médicos e outros profissionais da saúde no setor de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). A pauta do seminário foi o tema principal da reunião da MNNP, realizada nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília.

Matéria completa no Site do SIMEPAR.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Secretário quer mesma mobilização do combate à gripe A para dengue

Com temperaturas voltando a subir foco passa para a prevenção da dengue. Secretário, no entanto, quer que os cuidados contra a gripe continuem.

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Gilberto Martin, apresentou um panorama sobre o combate à gripe A (H1N1) no estado, na tarde desta terça-feira (22). Segundo Martin, com a chegada da primavera, e a tendência de o tempo esquentar daqui para frente, o combate a outro tipo de vírus bastante conhecido no Paraná deve ganhar a mesma mobilização com o que aconteceu com a nova gripe. Agora começa o combate à dengue.

Em entrevista coletiva, realizada na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o secretário explicou que uma situação não elimina a outra, ou seja, as pessoas devem ter o mesmo cuidado com a gripe A e com a dengue. “Queremos a mesma mobilidade do combate à gripe A no combate a dengue”, explicou.

Apesar de as temperaturas esquentarem, Martin reforçou que as pessoas mantenham os mesmos cuidados para evitar o contágio da gripe A.

Dengue

De acordo com o secretário, três tipos de vírus da dengue estão circulando no estado agora em 2009. “Na gripe ainda há perspectiva de vacina, na dengue não há essa perspectiva”, disse.

Martin também citou a importância de atitudes tomadas pela população, como lavar sempre as mãos para combater a gripe e não deixar água parada no caso da dengue, para evitar a propagação dos vírus. “O enfrentamento tem ações do poder público, mas exige responsabilidade das pessoas”, definiu.

Números

Durante a coletiva de imprensa, Gilberto Martin expôs dados sobre o combate à gripe A no Paraná. O estado investiu R$ 22 milhões em prevenção, diagnóstico e na assistência à saúde dos pacientes. O Laboratório Central do Estado (Lacen) já realizou 8.766 exames, uma média diária de 165, para diagnosticar contaminação pela gripe A.

A Sesa confirmou a morte de 242 pessoas no Paraná, até segunda-feira (21), por causa da gripe A (H1N1). Das mortes, 57% foram de mulheres e 43% de homens.


Fonte: Site da RPC.

Número de mortos por gripe no Paraná é de 242

Por problemas técnicos, número de casos confirmados não foi atualizado

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (21) o boletim epidemiológico nº 61. Neste boletim, em virtude de problemas técnicos do Ministério da Saúde (Banco de Dados do Sinan on-line), o número de casos confirmados permanece o mesmo do boletim anterior. Com isso o Paraná continua com 10.188 casos confirmados da nova gripe, sendo que 242 tiveram complicações e foram a óbito.

Outros 3.044 casos foram negativos após exame laboratorial. As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e 18 de setembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 57% eram mulheres e 43%, homens. Quanto à faixa etária, 60,7,% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 21,1% entre 50 e 59 anos e 9,1% entre 5 e 19 anos.

As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (3.944), Cascavel (1.098), Cornélio Procópio (779), Francisco Beltrão (755) e Pato Branco (483). Já as regiões com maior númro de óbitos são Curitiba e região (79), Cascavel (20), Foz do Iguaçu (19), Maringá (18) e Toledo (12).

Fonte: Site Jornale

Lula defende regulamentação de emenda que destina recursos à saúde

Situação seria 'mais confortável' se CPMF não tivesse sido extinta, disse. Proposta de regulamentação da Emenda 29 tramita na Câmara.

Em sua coluna semanal publicada em jornais brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (22), a regulamentação da Emenda 29, que destina recursos à saúde.

“O que falta à Emenda é a regulamentação, que defina o que são gastos com saúde, porque tem acontecido, em determinados estados e municípios, a inclusão nesse item de despesas com saneamento básico, merenda escolar e limpeza urbana”, afirmou o presidente.

Ele explicou que a emenda determina que o orçamento do Ministério da Saúde seja reajustado anualmente pela taxa da inflação somada ao índice de crescimento do país e estabelece que as prefeituras têm que investir em saúde no mínimo 15% do seu orçamento e os estados, 12%.

Lula afirmou que a situação do governo “seria muito mais confortável se o Senado não tivesse derrubado a CPMF e retirado da Saúde nada menos que R$ 40 bilhões anuais”. A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) tinha alíquota de 0,38% e sua renovação foi derrubada pelo Senado em dezembro de 2007.

A proposta de regulamentação da Emenda 29 que tramita na Câmara dos Deputados prevê a recriação de um tributo sobre movimentações financeiras com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS) e alíquota de 0,1%.

Fonte: G1

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Vírus da gripe suína não é mais tão perigoso, constata OMS

Expectativa é que sejam produzidos 3 bilhões de doses anuais em todo o mundo

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou hoje (21) que o vírus da influenza A (H1N1) – gripe suína – não está mais tão perigoso quando comparado ao que circulava no início da pandemia. As informações são da agência portuguesa Lusa.

“O vírus pode sofrer mutações a qualquer momento mas, desde abril [quando a pandemia começou], podemos constatar, a partir de dados fornecidos por laboratórios do mundo inteiro, que o vírus é muito similar”, disse Chan.

Matéria completa no site Bem Paraná.

Vacinação contra poliomielite é prorrogada no Paraná

Estado ainda não alcançou a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Cada município decide como vai continuar a campanha

Durante o Dia D de vacinação, no último sábado (19), o Paraná imunizou 679.414 crianças contra a poliomielite, o que corresponde a 87,59% do total da população na faixa de 0 a 5 anos no Estado . Para alcançar a meta de abrangência de 95%, estabelecida pelo Ministério da Saúde, unidades de saúde continuam a campanha até o fim desta semana. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a continuidade de postos de vacinação em outros lugares, como shoppings e mercados, fica a cargo dos municípios.

No Paraná, mais de 160 municípios já atingiram a meta, mas a chuva que atingiu o estado no sábado atrapalhou a vacinação. Em Apucarana, Norte do Paraná, 84,62% das crianças foram vacinadas. Para superar a meta, as 32 unidades básicas de saúde da cidade continuam com a imunização até a próxima sexta-feira (25). Apenas no sábado (19), foram imunizadas 93,9% das crianças menores de cinco anos em Tibagi, na região dos Campos Gerais. A previsão é de atingir a meta na terça-feira. Além dos postos de saúde, equipes do programa Saúde da Família atenderam as comunidades do interior em casa.

Matéria completa no Site da RPC.

Programa do SUS oferece bolsas de estudo para estudantes, professores e profissionais de saúde

Os alunos de graduação, professores e profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) interessados em realizar pesquisas poderão receber bolsas de estudo do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2010.

A proposta do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) é contribuir para a qualificação dos profissionais da saúde e incentivar os estudantes na iniciação do trabalho de pesquisas a partir das necessidades dos serviços de saúde.

Matéria completa na Agência Brasil.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Conferência: “Neurocirurgia Minimamente Invasiva dos Tumores Cerebrais”

Palestrante: Dr. Carlos Alberto Mattozo
Neurocirurgião do Hospital Cajuru
Professor da Unicenp

Serão apresentadas as modernas técnicas utilizadas no Hospital Universitário Cajurú e alguns resultados obtidos.

Auditório 1 (Terceiro Andar)
Hospital Universitário Cajurú
Dia 21/09/2009 (segunda-feira)
Horário: 11:00 hs

Provas serão exigidas para revalidar diploma estrangeiro

Novas regras para a revalidação dos diplomas estrangeiros de Medicina foram definidas pelos Ministérios da Educação e da Saúde. A partir de 2010, alunos estrangeiros que quiserem ingressar no ensino superior brasileiro passarão por testes escritos e práticos. O projeto-piloto foi publicado na quarta-feira no Diário Oficial da União.

A medida sugere um método único de avaliação em todo o país. As universidades terão liberdade para aderir ou não à proposta. Até o momento, 16 instituições públicas já aderiram ao projeto, entre elas a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com a revalidação suspensa desde julho, a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília apoia a mudança, mas precisa de apoio para se adequar. O prazo para a inscrição vai até 2 de outubro.

Matéria completa no Site: Clik Brasilia.

Hospital Regional de Francisco Beltrão começa a funcionar até dezembro

O secretário da Saúde, Gilberto Martin, se reuniu na tarde desta quinta-feira (17) com prefeitos de municípios da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para estabelecer o cronograma para a implantação do Hospital Regional de Francisco Beltrão e esclarecer sobre consórcios intermunicipais de saúde.

Martin explicou detalhes sobre os últimos procedimentos para que o hospital comece a atender, como a aquisição dos equipamentos e a contratação de pessoal. Ele também expôs a proposta preliminar sobre a gestão compartilhada do hospital, que deverá ser administrado pelo Governo do Estado, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. A reunião foi acompanhada também pelo diretor-geral da Secretaria, André Pegorer.

Matéria completa na Agência Estadual de Notícias.

Curitiba deve ter 123 mil crianças vacinadas contra a pólio

Em Curitiba, a primeira etapa, realizada em junho, imunizou 125.327 crianças

Já começaram a ser entregues às unidades de saúde da Prefeitura as vacinas que serão usadas no próximo sábado (19), dia da segunda etapa da campanha nacional de vacinação infantil contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

Apesar de o Ministério da Saúde considerar aceitável a imunização de 95% das crianças menores de 5 anos, em Curitiba, afirma o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, a meta é vacinar todas as cerca de 123 mil crianças na faixa etária alvo da campanha.
Matéria completa no Site Bem Paraná.

Uso de lente e óculos exige prescrição médica

Mesmo que possa significar uma aparente economia, adquirir lentes de contato sem a prescrição e o acompanhamento de um oftalmologista pode acabar custando caro.

A avaliação é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec), alertando que a cada quatro brasileiros que necessitam de óculos ou lentes de contato, fazem o uso de maneira inadequada.

Matéria completa no Site Paraná On Line.

Secretaria do RS questiona Tamiflu

Levantamento aponta que eficácia do medicamento é menor que o esperado

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul divulgou na quarta-feira um levantamento que questiona a eficácia do Oseltamivir (Tamiflu) no combate à gripe suína. Segundo a secretaria, não há grande diferença entre usar ou não o medicamento.

Matéria completa no Site Jornale.

Paraná já tem mais de 10 mil casos confirmados de gripe A

Mais dez mortes causadas pela gripe A (H1N1), a gripe suína, foram registradas no Paraná. Os óbitos aconteceram nas regiões de Jacarezinho (3), Maringá (2), Curitiba (1), Guarapuava (1), Pato Branco (1), Umuarama (1) e Toledo (1). Assim, o total de vítimas fatais no Estado chegou a 236, o segundo maior número do País, atrás somente de São Paulo.

Os casos confirmados da nova gripe já é de mais de 10,1 mil, um acréscimo de cerca de 2 mil em relação à semana passada. A taxa de mortalidade do Paraná é bem superior a outros estados brasileiros, 2,21 mortes a cada 100 mil habitantes. A média nacional, em comparação, é de 0,47, enquanto a de São Paulo fica em 0,79, segundo última atualização de dados do Ministério da Saúde.

O maior percentual de mortes está na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com 33,1%, seguida pelas regiões de Cascavel (8,5%), Foz do Iguaçu (7,6%) e Toledo (5,1%).

Fonte: Paraná On Line

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Veja a matéria da TV Esplanada (RPC) sobre a situação do Pronto Socorro de Ponta Grossa



Essa é a situação. A Prefeitura afirma e acha que está tudo bem. Esse era um dos temas da reunião na Superintendência Regional do Trabalho, a qual a Prefeitura simplesmente ignorou.

Tamiflu fica mais acessível em Curitiba

Número de pacientes com suspeita de gripe suína que tiveram acesso ao medicamento duplica em um mês

Em números porcentuais, o acesso ao Tamiflu, medicamento usado para o tratamento da gripe A (H1N1), a gripe suína, praticamente dobrou em um mês em Curitiba. Até o dia 7 de agosto, 34,3% dos pacientes que procuravam as unidades de urgência e emergência da prefeitura com sintomas de gripe receberam o medicamento. Pas­sado um mês, o índice subiu para 66,7% dos doentes com gripe usando o remédio. A capital registra 46 mortes pela doença.

Não ter acesso ao Tamiflu era o principal temor do curitibano. Levantamento da Paraná Pesquisas realizado nos dias 12 e 13 de agosto com 605 entrevistados mostrou que 67,9% tinham a preocupação de não receber o medicamento devido à possível burocracia ou negligência do serviço público.

Matéria completa no Site da Gazeta do Povo.

Casos graves da nova gripe têm quinta queda consecutiva no país

País lidera em mortes; número chega a 899, diz Ministério da Saúde. Mortalidade por 100 mil habitantes no Brasil é a quinta maior do mundo

O balanço quinzenal dos casos da nova gripe, divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, mostra que houve queda pela quinta semana seguida de casos graves causados pelo vírus influenza A(H1N1). Mesmo assim, o Brasil ainda lidera o número total de mortes (899), apesar de a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes ser a quinta maior entre os países (0,46), em um ranking liderado pela Argentina (1,27).

Em 2 de setembro, data do último boletim, haviam sido registradas 657 mortes. De acordo com o ministério, o aumento em relação à última quinzena não se refere a novas mortes no período analisado, mas sim a casos que tiveram confirmação laboratorial entre 30 de agosto e 12 de setembro.

Matéria completa no Site da Gazeta do Povo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Prefeitura de Ponta Grossa ignora mesa de mediação da Superintendência Regional do Trabalho

A Prefeitura de Ponta Grossa não compareceu à reunião convocada pelo Superintendência Regional do Trabalho para tratar de indícios de irregularidades na área da saúde.

A convocação da mesa foi motivada por ofício do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR. Além da Prefeitura, participariam da reunião o SIMEPAR, o Conselho Regional de Medicina, e as instituições que prestam serviço, terceirizando serviços médicos (UEPG e CESCAGE).

Compareceram o CRM, o SIMEPAR e a CESCAGE. O Superintendente do Trabalho resolveu cancelar a reunião.

Deputados unem-se ao governador pela redução da jornada de trabalho

O governador Roberto Requião reuniu-se nesta segunda-feira (14) com deputados federais e sindicalistas, na Granja do Canguiri, para discutir a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231, que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais e acréscimo da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora normal. A intenção do governador é unir forças e fazer pressão para que o Congresso Nacional analise e aprove a proposta com urgência.

“Esta reunião é para integrar as possibilidades de recurso do Paraná e das bancadas na Câmara. Existe o aspecto de aumentar o número de vagas para os trabalhadores, mas o fundamental é que o trabalhador tenha tempo livre para a família”, defendeu o governador.

Matéria completa na Agência Estadual de Notícias.

Sindicalistas afirmam que redução de jornada amplia benefício a todas categorias

A aprovação da proposta de emenda constitucional 231, que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, fará com que todos os trabalhadores recebam os benefícios que já existem em diversas categorias, explicaram, nesta segunda-feira (14), representantes sindicais. Eles se encontraram com o governador Roberto Requião, na Granja do Canguiri.

O diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Zenir Teixeira de Almeida, lembrou que a produtividade dos trabalhadores quase duplicou desde 1988, quando foi instituída a jornada de 44 horas. “As indústrias podem reduzir as jornadas e criar mais empregos”, afirmou. “A tendência mundial, em função dos avanços tecnológicos, é diminuir as jornadas de trabalho. O Brasil precisa humanizar as suas relações, e uma forma de fazer isso é dando mais tempo para o lazer e convívio com as famílias.”

O Presidiente do SIMEPAR, Dr. Mario Ferrari, participou da reunião, junto com a direção da CTB. Veja as fotos no Álbum do SIMEPAR:
Requião com Deputados e Centrais Sindicais
Matéria completa no Site a Agência Estadual de Notícias.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Grávidas e a melhor forma de prevenção contra a gripe A

As gestantes são mais vulneráveis às gripes, tanto a comum quanto a H1N1.

Desde que a epidemia de gripe suína se espalhou pelo mundo, um grupo em especial, o das gestantes, está em alerta. As grávidas, assim como idosos e crianças, são consideradas um grupo de alto risco para a infecção. “No nosso atendimento diário, temos investido em prevenção e informação para não criar pânico sem necessidade entre as gestantes. É preciso lembrar que, na gestação, há outros vírus mais graves que o influenza A (H1N1). O ideal é que a gestante não seja infectada por nenhum deles, principalmente no primeiro trimestre, quando está acontecendo a divisão celular fetal.

A principal recomendação é evitar locais fechados e grandes aglomerações, pois estes ambientes podem permitir a circulação do vírus e aumentar a probabilidade de contaminação. Depois, reforçarmos os apelos para que a grávida lave bem as mãos. Lavar as mãos com água e sabão é uma das formas de evitar contágio de doenças infecto-contagiosas”, explica o ginecologista e obstetra Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis.

Matéria completa no SIte Bem Paraná.

Recomendação para afastamento de gestantes termina nesta segunda

Medida foi adotada no dia 14 de agosto

Termina nesta segunda-feira (14) a recomendação para afastamento das gestantes de suas atividades estudantis e profissionais. A medida foi adotada pelo Governo do Estado no dia 14 de agosto como prevenção à nova gripe, uma vez que as gestantes pertencem ao grupo de risco da doença.

A dispensa foi indicada tanto para servidoras efetivas como estagiárias, contratos temporários e trabalhadoras de empresas terceirizadas que prestam serviço ao Estado, bem como para gestantes da iniciativa privada.

Matéria completa no Site Jornale.

EUA vão antecipar distribuição de vacina contra gripe

A secretária de saúde dos EUA, Kathleen Sebelius, informou neste domingo que os norte-americanos começarão a receber vacina contra a gripe suína já na primeira semana de outubro, um pouco antes do esperado. Ela afirmou que as vacinas serão distribuídas diretamente para localidades em todo o país e estarão disponíveis para uso imediato. Sebelius disse confiar na disponibilização rápida o suficiente das vacinas para combater com eficácia a doença. "Devemos ter uma ampla oferta até meados de outubro. Mas podemos antecipar a distribuição de algumas doses já para a primeira semana do mês", disse ela à rede de televisão ABC.

Na semana passada, pesquisadores descobriram que uma dose em vez de duas pode ser suficiente para adultos saudáveis e a proteção pode vir dentro de dez dias após a aplicação, em vez de três semanas. "Isso é ótimo, já que significa que teremos muito mais vacinas", disse. A vacina para a gripe sazonal de inverno já está amplamente disponível, e as autoridades de saúde dos EUA pediram às pessoas na semana passada que recebam a dose agora, antes do início das aplicações contra a gripe suína. As informações são da Associated Press.

Fonte: Paraná On Line.

Doenças emergentes assolam o planeta

Miséria e desmatamento são os principais responsáveis pelo aparecimento de novas infecções e pela volta de surtos que pareciam ter sido erradicados da Terra.

No fim do século passado, acreditava-se que seria possível erradicar todas as doenças infecciosas do planeta e que a única preocupação da humanidade seriam as doenças crônico-degenerativas. A explosão da aids, durante a década de 1980 e o reaparecimento de doenças que tinham praticamente sumido do mapa como a dengue e a tuberculose, fez com essa teoria caísse por terra.

A pandemia da influenza A (H1N1), a chamada gripe suína, que hoje se espalha pelo mundo nos alerta para o fato de que, provavelmente, jamais nos livraremos das doenças infecciosas – o que não quer dizer que seremos para sempre reféns dos vírus e bactérias que parecem tomar conta do mundo. O controle e a vigilância constante são as armas que temos para combatê-los.

Matéria completa no Site da Gazeta do Povo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UEL suspende aulas do CECA em razão da gripe A

Três casos suspeitos da nova gripe em alunas do curso do Jornalismo levaram a Universidade a suspender as aulas para aproximadamente 3 mil acadêmicos. Atividades serão retomadas na segunda.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) suspendeu as aulas no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), na manhã desta sexta-feira (11), em razão de casos suspeitos de gripe A H1N1 em três alunas do curso de Jornalismo, de uma Pedagoga e um servidor técnico-administrativo. O objetivo é evitar a circulação do vírus entre os acadêmicos.

Matéria completa no Site da RPC.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Brasil oficializa compra de vacina contra gripe suína

O Brasil oficializou a compra de 18 milhões de doses de vacina contra o vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, do laboratório Sanofi Pasteur. O contrato, que será financiado com recursos do Ministério da Saúde, foi assinado na sexta-feira com a Fundação Butantã, do governo de São Paulo, que ficará responsável pela finalização da produção de 17 milhões de doses a granel. Outro 1 milhão de doses chegará pronto para uso, mas, segundo a fundação havia anunciado, passará por testes nos seus laboratórios.

Os valores da negociação não foram divulgados. Segundo Isaías Raw, presidente da Fundação Butantã, eles dependem ainda de aprovação de medida provisória no Congresso que prevê R$ 1 bilhão para a compra de vacinas. Segundo o fornecedor, o contrato prevê ainda um fornecimento opcional de 15 milhões de doses para a hipótese de a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinar que a vacina de gripe sazonal seja paralisada para que se dê prioridade à fabricação de imunizantes contra o vírus da nova gripe.

Matéria completa no Site Paraná on Line.

Mortes por gripe A chegam a 217 no Paraná

As regiões de Curitiba, Cascavel, Cianorte e Umuarama tiveram, cada uma, mais uma morte causada pela gripe A (H1N1) nos últimos dias. Com mais quatro mortes, o total de vítimas fatais do Paraná chegou a 217, além de 378 novos casos confirmados. Já são 6.889 casos da nova gripe confirmados por exame laboratorial.

Desde o início do mês foram sete novas mortes, o que mostra que o avanço da doença estabilizou. Em comparação, na primeira quinzena de agosto, morreram 104 pessoas, sendo 50 até o dia 8 daquele mês.

Matéria completa no Site Paraná on Line.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Inversão das férias escolares pode ser discutida para 2010

Para evitar aglomerações durante o próximo inverno, férias de julho podem ser estendidas e as de verão encurtadas.

As mudanças no calendário letivo deste ano por conta da nova gripe abrem a discussão para uma possível inversão em relação às férias de inverno e verão em 2010. Se no inverno as escolas param as atividades por cerca de duas semanas, no verão são quase dois meses. Mas é justamente no inverno, quando os vírus da gripe comum e A circulam com maior intensidade, que as pessoas deveriam evitar as aglomerações. A ideia de estender as férias de inverno e encurtar as férias de verão seria uma medida lógica, portanto. E, dependendo da resposta ao inverno que inicia agora no Hemisfério Norte, a medida pode ser adotada no Brasil.

De acordo com o médico infectologista e assessor técnico do Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Gripe A de Curitiba, Moacir Pires Ramos, é bem provável que a segunda onda da doença venha a acontecer no próximo inverno aqui no Brasil, embora não existam dados concretos em relação a isso. Para Ramos, é de extrema importância observar como será o inverno — ou o início dele — no Hemisfério Norte para então ser possível traçar um panorama da doença aqui.

Se o quadro observado principalmente na América do Norte for caótico, com muitos casos da doença, será o momento de prestar atenção nas medidas tomadas para que, posteriormente, sejam adotadas no inverno de 2010 no Brasil. Dentre estas medidas, poderia estar a inversão do período de recesso. As férias de inverno seriam prolongadas e as de verão encurtadas.
“Esta é uma medida bem lógica, e que pode vir a acontecer. Mas isto somente poderá ser definido após o início do inverno no Hemisfério Norte. Temos que ver como eles vão reagir e se, mesmo com a vacina e com medicamentos a situação for difícil, certamente iremos propor uma inversão do calendário aqui no Brasil. Mas antes é preciso de dados epidemiológicos mais concretos. Creio que em outubro ou novembro poderemos traçar este panorama”, apontou.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) apontou que, ainda que nada tenha sido falado a respeito desta segunda onda e do calendário letivo, a inversão de férias não é uma possibilidade descartada. De acordo com a assessora de gabinete da Seed, Solange Maria Rodrigues da Cunha, atualmente o que está se fazendo dentro da secretaria é a finalização do calendário letivo de 2009. Em relação a 2010 e aos anos subsequentes ainda não há uma discussão.

Matéria do Site Bem Paraná.

Situação epidemiológica no Paraná conforme dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde

O Paraná tem 6.511 casos confirmados no Estado, sendo que 213 tiveram complicações e foram a óbito. Outros 2.268 casos foram negativos.

Dados do boletim publicado no dia 07 de setembro de 2009.

Fonte: Governo do Estado, Secretaria da Saúde.

Material informativo sobre gripe A pode ser solicitado por empresas

Mais de um milhão de exemplares do jornal sobre a nova gripe já foram distribuídos em todo o Paraná, numa parceria com diversos órgãos de Governo e com a iniciativa privada. O material traz esclarecimentos sobre a doença e seu tratamento e pode ser requisitado gratuitamente por empresas que queiram distribuí-lo entre seus funcionários.

Além do jornal, o Governo do Paraná também elaborou um panfleto específico sobre o medicamento usado no combate à nova gripe. O material explica como é o fluxograma do remédio desde a sua saída do Ministério da Saúde até o paciente e alerta para os riscos da automedicação. Quase 300 mil exemplares já foram repassados à população e também há material para atender a demanda de empresas privadas.

Os dois materiais também podem ser distribuídos na versão digital ou impressos com as logomarcas da empresa. Basta acessar o hotsite da gripe (www.novagripe.pr.gov.br) e clicar no link “Materiais de divulgação”.

Matéria completa na Agência Estadual de Notícias.

Jacarezinho: Decreto proíbe sair às ruas depois das 18h30

Prefeita causa polêmica em Jacarezinho ao decretar toque de recolher para conter avanço do vírus. Empresários prometem recorrer da decisão na Justiça.

A população de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, está proibida de sair às ruas depois das 18h30 por causa de um decreto assinado ontem pela prefeita Tina Toneti (PT), que vê na medida uma forma de evitar a proliferação do vírus da gripe A (H1N1) na cidade de pouco mais de 40 mil habitantes. Além de estipular multa de R$ 300 para quem desobedecer o toque de recolher, o decreto também proíbe bares, restaurantes, lanchonetes e até supermercados de permanecer abertos depois desse horário. Eventos públicos e privados também estão suspensos e qualquer tentativa de burlar o decreto será punida com multa de R$ 1,5 mil.

Matéria completa no Site da RPC.

Sindmed Campinas cria rede social para interagir com médicos

O Sindicato dos Médicos de Campinas e Região criou uma rede social voltada à discussão de políticas públicas de saúde e ao exercício da Medicina. Em entrevista à Rádio FENAM, o presidente do Sindmed, Moacir Perche, disse que a iniciativa visa melhorar a comunicação com os médicos associados e cria um espaço de reflexão com assuntos e artigos do interesse da categoria médica.

Perche ressaltou que o portal web 2.0 da Federação Nacional dos Médicos incentivou a criação da rede. “Sem dúvida, a FENAM deu um salto de qualidade quando começou de fato utilizar as ferramentas disponíveis na internet e tem feito isso com primazia. Foi uma inspiração”, destacou o presidente do Sindmed Campinas.

Clique aqui para inscrever-se e colaborar com o debate.


Fonte: FENAM

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Min. do Trabalho determina exigência de contribuição sindical pela administração pública e conselhos profissionais

Atendendo a uma solicitação da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, determinou que seja editada instrução normativa quanto à necessidade de comprovação da quitação da contribuição sindical dos profissionais liberais junto aos órgãos públicos.

Conforme o ministro, a medida tem o objetivo de assegurar o respeito aos artigos 607 e 608 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), segundo os quais o comprovante deve ser exigido para participação em licitações e concorrências públicas ou administrativas e também para a concessão de registro junto aos conselhos profissionais. É necessário ainda para autorização a licenças para funcionamento ou renovação de atividades dos estabelecimentos de empregadores e aos escritórios de profissionais liberais.

Mais detalhes no Site da FENAM.

AMB entrega à ANS códigos e nomenclaturas da CBHPM adequados à TUSS

A Associação Médica Brasileira (AMB) entregou à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no dia 30 de agosto, a lista de códigos e procedimentos que comporão a parte médica da Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS). Foram necessários quase dois anos para que a equipe técnica da AMB, sob a coordenação de Amilcar Giron e Florisval Meinão, compatibilizasse e adequasse os procedimentos contidos na CBHPM, no rol de cobertura mínima e obrigatória da ANS e em outras tabelas.

Todo este trabalho teve início em 2007, quando a ANS decidiu que as informações relacionadas à saúde suplementar, como os tipos de guias e os códigos preenchidos nelas, deveriam ser padronizadas. Para tanto, foi criado o Comitê de Padronização de Informações da Saúde Suplementar (COPISS), responsável por coordenar e debater o processo de padronização. O grupo é formado por representantes de todos os setores da saúde, inclusive pela AMB.

Matéria completa no Site da AMB.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pediatras do Distrito Federal suspendem contratos com planos de saúde

Depois de seis meses de tentativas de negociação com as operadoras de saúde os médicos pediatras do Distrito Federal pararam de atender seus pacientes via plano de saúde. Até a última segunda-feira (31/08), 73 convênios foram suspensos. As exceções se restringem a médicos que têm contrato de prestação de serviço com os hospitais ao invés das operadoras de saúde.

O motivo da suspensão dos contratos é a falta de reajuste nos valores pagos aos médicos pediatras pelas operadoras. Deste 2001, o valor, que varia de 14 a 28 reais, por consulta, não é reajustado. Agora, com a suspensão dos contratos, a maioria dos médicos cobra o valor de 90 reais, por consulta.

“A situação é a mesma no país inteiro e, além da má remuneração tem a questão da formação médica. Os egressos das faculdades de medicina não têm interesse em exercer esta especialidade, por causa da demanda espantosa de atendimento e ao mesmo tempo a baixa remuneração. E isso é um problema sério no Brasil,” afirmou o secretário de saúde suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Márcio Bichara.

Matéria do Blog Fala Médico.

Pediatras do Distrito Federal suspendem contratos com planos de saúde

Depois de seis meses de tentativas de negociação com as operadoras de saúde os médicos pediatras do Distrito Federal pararam de atender seus pacientes via plano de saúde. Até a última segunda-feira (31/08), 73 convênios foram suspensos. As exceções se restringem a médicos que têm contrato de prestação de serviço com os hospitais ao invés das operadoras de saúde.

O motivo da suspensão dos contratos é a falta de reajuste nos valores pagos aos médicos pediatras pelas operadoras. Deste 2001, o valor, que varia de 14 a 28 reais, por consulta, não é reajustado. Agora, com a suspensão dos contratos, a maioria dos médicos cobra o valor de 90 reais, por consulta.

“A situação é a mesma no país inteiro e, além da má remuneração tem a questão da formação médica. Os egressos das faculdades de medicina não têm interesse em exercer esta especialidade, por causa da demanda espantosa de atendimento e ao mesmo tempo a baixa remuneração. E isso é um problema sério no Brasil,” afirmou o secretário de saúde suplementar da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Márcio Bichara.

Matéria do Blog Fala Médico.

Médicos têm novo Código de Ética

IV CONEM reuniu médicos de todas as regiões do país para aprovar o novo Código de Ética.



Durante cinco dias, representantes de entidades médicas de todo o país se reuniram em São Paulo, na IV Conferência Nacional de Ética Médica (CONEM), para promover mudanças no Código de Ética da categoria, que há 21 anos não era atualizado. A abertura do evento aconteceu na noite do dia 25/08, com uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) proferida pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Durante a conferência, delegados das entidades médicas com direito a voto formaram 11 grupos de trabalho para analisar as 300 propostas pré-selecionadas das 2.575 que haviam sido enviadas ao Conselho Federal de Medicina por médicos e membros da sociedade civil organizada.

Matéria completa no Site da FENAM.