quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ser bombeiro, o sonho de muitos e a possibilidade de poucos

Muitos, na infância, sonham ser bombeiro. A grande maioria desses tem o sonho roubado e, às vezes, pelos pais, são desviados para outras profissões como, médicos, engenheiros e advogados. Mas o sonho permanece latente. Na memória o som da sirene, a cor vermelha do carro e a intenção de salvar vidas.

Está certo que para apagar incêndios, a saída, além da prevenção, é o combate direto com muito treinamento dos bombeiros.

A saída encontrada pelos gestores públicos do Amazonas para apagar o incêndio da falta de médicos e resolver um dos principais problemas da saúde é criativa. Possibilita, para alguns, a realização de sonhos guardados.

Convenhamos que a solução do governo do Amazonas com a “bombeirização” das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é no mínimo original, e no máximo, inconstitucional.

É mais uma fórmula urdida nos gabinetes da tecnocracia contra os trabalhadores de saúde em geral e os médicos em especial. “Atalho” mais longo para o caminho mais simples que é o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) no SUS.

Os médicos estão sendo expulsos do SUS pelos baixos salários, pelas péssimas condições de trabalho, pela falta de perspectiva de futuro e pela ausência de políticas que garantam atualização científica. Esse incêndio não se apaga com bombeiros.

Leia na íntegra o artigo de Mario Antonio Ferrari – Presidente do SIMEPAR

Denúncias do SIMEPAR contra optometristas repercutem na imprensa

As denúncias feitas pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná estão repercutindo na imprensa de todo o Estado, principalmente depois que a Secretaria de Segurança Pública informou que abriu inquérito policial para apurar os fatos.

A rádio CBN de Cascavel, também fez uma matéria entrevistando o Presidente do SIMEPAR. Nessa matéria, a jornalista telefonou para uma clínica optométrica e falou com a atendende sobre a consulta. Ouça a entrevista no site da Rádio.
 
Leia matéria publicada no Jornal O Estado do Paraná.

Salário médico: comissão do Senado aprova parecer favorável a piso de 7 mil

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou parecer do senador Mão Santa (PMDB/PI) ao Projeto de Lei 140/2009, que fixa o valor do piso salarial e a jornada de trabalho dos médicos e cirurgiões-dentistas. Mão Santa foi favorável ao projeto, que prevê um vencimento no valor de R$ 7 mil, com reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor(INPC).

Como justificativa em seu relatório, o senador atribuiu o art. 7º, inciso V, da Constituição Federal, que presume que o piso salarial deve ser proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

"Cabe registrar que qualquer valor de piso salarial inferior representaria, para essas categorias profissionais, um tratamento indigno e desrespeitoso com trabalhadores que levam anos para conseguir uma formação decente e precisam de constante atualização científica, para garantir a todos os cidadãos um atendimento condizente com a dignidade humana", relatou à Comissão em seu parecer.

Matéria completa no Site da FENAM.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

25 de novembro, dia do Doador de Sangue!

O Salário Mínimo Profissional dos médicos e as duas aposentadorias para dois cargos públicos

A Proposta de estender aos médicos e cirurgiões-dentistas aposentados os “benefícios” do projeto de lei do “Piso” que corrige o valor do salário mínimo desses profissionais pode ser justa, mas seguramente, não é perfeita.

Dificulta e pode até inviabilizar a aprovação da proposta, porque se desvia do objetivo inicial, ou seja, o de esclarecer e melhorar a remuneração dos médicos contratados pela iniciativa privada.

A inclusão dos aposentados é mais um obstáculo ao lado do já criado com a ampliação da jornada introduzida no projeto de lei.

Enquanto os demais trabalhadores lutam pela redução da jornada de trabalho, observamos quem defenda o aumento da duração mínima do trabalho dos médicos, legalmente já estabelecida.

Leia na íntegra o Artigo do Dr. Mario Ferrari, Presidente do SIMEPAR.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Secretaria da Saúde divulga novo boletim sobre a Gripe A

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (23) o 74º boletim epidemiológico que traz os números da Gripe A no Paraná. Desde o dia 20 de junho foram confirmados 35.474 casos por exame laboratorial e por critérios clínicos, sendo que 283 tiveram complicações e morreram. Outros 11.283 casos suspeitos foram negativos.

As mortes ocorreram entre os dias 14 de julho e 12 de novembro e estão distribuídas por sexo e faixa etária: 55% eram mulheres e 45%, homens. Quanto à faixa etária, 61,8% das mortes ocorreram em pessoas que tinham entre 20 e 49 anos, 19,8% entre 50 e 59 anos e 9,2% entre 5 e 19 anos.

As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (11.413), Londrina (3.812), Cascavel (3.382), Pato Branco (2.624) e Francisco Beltrão (2.391). Já as regiões com maior número de óbitos são Curitiba e região (85), Cascavel (22), Maringá (21), Foz do Iguaçu (19), Campo Mourão (14), Londrina (14), Jacarezinho (13) e Toledo (12).

Dos 35.474 casos confirmados, 1.149 são de gestantes, o que equivale a 3,2%. A região que apresenta o maior número de casos em gestantes é a região de Curitiba com 359 casos, seguida pela região de Londrina (119), Cascavel (112), Francisco Beltrão (76), Jacarezinho (56) e Cornélio Procópio (56).

Fonte: SESA

Infecções e mortes por aids diminuem

O número de pessoas infectadas pelo vírus HIV no mundo manteve-se praticamente inalterado nos últimos dois anos, na casa dos 33 milhões, mas os índices de novas infecções e de mortes diminuíram, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estudiosos calculam que a pandemia de aids provavelmente alcançou seu ápice em 1996 e que atualmente parece estável em quase todas as regiões do mundo, com exceção da África.

No ano passado, as infecções por HIV na África subsaariana representaram 72% dos 2,7 milhões de novos casos de contaminação pelo vírus causados da síndrome da imunodeficiência adquirida no mundo.

Daniel Halperin, um especialista em aids da Universidade Harvard, disse considerar boa notícia os fatos de o índice de novas infecções estar caindo e de o acesso aos medicamentos para controlar a doença estar reduzindo a taxa de mortalidade.

No início do ano, a ONU informou que cerca de 4 milhões de pessoas vivem atualmente com a ajuda de coquetéis, dez vezes mais do que há cinco anos. A ONU estima que quase 3 milhões de vidas foram poupadas pelos medicamentos desde 1996.

No documento, compilado em conjunto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Unaids, os especialistas da ONU calculam que 33,4 milhões vivem hoje com o HIV no organismo em todo o mundo, sendo cerca de 2 milhões na América Latina.

Em 2007, a estimativa era de 33,2 milhões de infectados. Os números baseiam-se em um modelo matemático e a margem de erro é de milhões de pessoas para mais ou para menos. As informações são da Associated Press.

Matéria do Site Bem Paraná.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A partir de hoje está proibido fumar em ambientes fechados em Curitiba

Agora é lei, a partir de hoje está proibido fumar em ambientes fechados ou de uso coletivo na cidade de Curitiba. Nos demais municípios do Paraná a proibição passa a vigorar a partir de 28 de novembro, data em que entra em vigor a lei estadual.

Durante a semana, equipes de vigilância sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, percorrerão bares, restaurantes e casas noturnas da capital paranaense, para fiscalizar o cumprimento da lei 13.254 – que proíbe o fumo em ambientes fechados e de uso coletivo e que começa a vigorar a partir de hoje. "A meta não é penalizar ninguém, mas garantir o ar puro a que todas as pessoas têm direito", diz o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz.

A fiscalização será feita durante o dia e a noite por 220 fiscais treinados e organizados em equipes por escalas. Além de verificar o cumprimento da lei por inspeção de rotina, eles também checarão denúncias encaminhadas aos telefones 156 e 0800-644-0041, da prefeitura.
Matéria completa no Site do Diário Popular.

Marcha pela redução da jornada de trabalho




O dia 11 de novembro foi uma data importante no processo de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras brasileiras. Realizou-se a 6ª Marcha da classe trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT, em Brasília.

A marcha teve como bandeiras de lutas principais a  Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas sem redução de salários, Valorização do Salário Mínimo, Ratificação da Convenção 151 da OIT (que dá direito à negociação no serviço público), Ratificação da Convenção 158 da OIT ( que impede demissão imotivada), Não à precarização do trabalho e Aprovação da PEC que se refere à condenação do trabalho escravo.

A Marcha teve um número muito significativo de trabalhadores e trabalhadoras e, por outro, temas como pré-sal e eleições de 2010 tiveram um significado especial nas palavras dos oradores. Vários representantes das entidades enfatizaram a importância da garantia da destinação dos recursos do pré-sal em investimentos para o desenvolvimento nacional, bandeira estratégica para que o país dê um salto qualitativo, rumo à justa distribuição de renda, à valorização do trabalho, à soberania nacional.

Leia mais no Site do SIMEPAR.

I Encontro das Mulheres da CTB PR



Com a presença de cerca de 200 mulheres, operárias e camponesas, realizou-se o I Encontro das Mulheres da CTB-PR. A mesa foi coordenada por Luciana Marinho, secretária da Mulher do Sintrafucarb e da UBM-União Brasileira de Mulheres e composta pelo presidente da CTB-PR, José Agnaldo, pela secretária nacional das mulheres da CTB, Abgail Pereira (Biga), pelo Secretário de Saúde da CTB-PR, o médico Mário Antonio Ferrari, pela Secretária das Mulheres da Fetaep, Mercedes Panassol, pela Sra Marciana do Centro de Referência da Mulher e por Zenir Teixeira, representando o PCdoB.

Durante o evento, Mário Ferrari e Abgail Pereira fizeram uma palestra sobre a saúde da mulher, depressão e stress.



Na opinião dos presentes, o Encontro é um passo importante da organização das mulheres na central. Sela a unidade das operárias das fábricas com as trabalhadoras rurais, duas forças conseqüentes atuantes na central, que protagonizam um tempo novo onde as mulheres assumem um papel relevante, sustentando as suas lutas específicas, mas engrossando a luta ao lado dos homens na defesa de um novo projeto de país calcado na soberania e na valorização do trabalho, das mulheres e dos homens para edificar uma sociedade onde não haverá lugar para a exploração e a opressão.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Salário do Médico: entidades querem mudanças no índice de reajuste do projeto



O índice de reajuste, previsto no Projeto de Lei 3.734/2008 que fixa o salário-mínimo dos médicos e cirurgiões-dentistas do setor privado em R$ 7 mil por 20h/semanais, foi o principal ponto da reunião das entidades médicas com a assessoria jurídica do deputado Vital do Rego Filho (PMDB/PB), relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

Inquérito policial vai apurar exercício ilegal da medicina por “optometristas”

O Sindicato dos Médicos do Paraná encaminhou diversas denúncias dando notícia de exercício ilegal da medicina por parte de “optometristas” realizando atividades privativas de médicos oftalmologistas em vários municípios do Paraná. Essas denúncias foram encaminhadas à Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Saúde, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Medicina, Ministério Público do Trabalho e mais uma série de entidades representativas de trabalhadores

Em resposta, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou ao SIMEPAR que instaurou inquérito policial para averiguar as denúncias de exercício ilegal da medicina por parte dos “optometristas”. O SIMEPAR espera que esse inquérito, bem como ações das demais autoridades, venham coibir essa prática que põe em risco a saúde da população.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Neurocirurgião paranaense apresenta trabalho no 8º Congresso Latino-americano de Neurocirurgia

Acontece de 18 a 21 de novembro, no Summerville Beach Resort Hotel, em Porto de Galinhas – Pernambuco, o 9º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Funcional, 8º Congresso Latino-americano de Neurocirurgia Funcional e 2º Simpósio de Neuromodulação.

No congresso e simpósio serão apresentadas as novidades da neurocirurgia e neurologia funcional, as tecnologias disponíveis e suas aplicações na clínica, e as possíveis transformações para o futuro na Neuromodulação .

Convidado pela Sociedade Brasileira de Neurologia, o neurocirurgião paranaense Dr. Carlos Alberto Mattozo, especialista em estereotaxia e neuronavegação, apresentará um dos painéis do evento, que terá como tema a Resolução de Problemas Neurocirúrgicos com Neuronavegação. 

Especialista em neurocirurgia, o Dr. Carlos Alberto Mattozo fez pós-graduação na Universidade da Califórnia, em Los Angeles , EUA , com ênfase em radiocirurgia estereotáxica, cirurgia minimamente invasiva dos tumores cerebrais e neuronavegação.

Pesquisador premiado pelo CNPq e pela Sociedade Americana de Neurocirurgia, Dr. Carlos Alberto Mattozo, atualmente, atua como médico neurocirurgião do Hospital Universitário Cajuru, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando também nos hospitais VITA e Santa Cruz.  É professor nas matérias de neuroanatomia e neurociências nos cursos de graduação em medicina e fisioterapia na Universidade Positivo.

A participação efetiva e cada vez maior de médicos paranaenses em eventos do porte do 8º Congresso Latino-americano de Neurocirurgia vem demonstrar a alta qualidade da medicina exercida em nosso estado, o compromisso e a responsabilidade de nossos profissionais na disseminação de conhecimentos.

Londrina: Prefeitura pedirá na Justiça reabertura de prontos-socorros e descredenciamento de hospitais

A Prefeitura de Londrina vai tentar reabrir os prontos-socorros dos hospitais filantrópicos na Justiça. A ideia é pedir um mandado de segurança que obrigue as instituições a voltar a atender a população. Também será solicitado o descredenciamento dos hospitais parados no Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento está suspenso desde a manhã de sexta-feira (13) na Santa Casa, Evangélico e Infantil, quando os médicos pedirem demissão das escalas de plantão.

“Os hospitais chegaram ao extremo de colocar tapume em um hospital filantrópico. Isso é um absurdo”, declarou o secretário de Gestão Pública, Marco Cito. O secretário apresentou ainda um balanço parcial de uma auditoria que está sendo realizada no contrato dos incentivos. “Encontramos 84 médicos com escala dupla, ao mesmo tempo na Santa Casa e no Evangélico”, afirmou. Além disso, Cito apontou valor de pagamentos acima do praticado no mercado e atendimento de média e alta complexidade para pacientes de fora de Londrina.

Matéria completa no SIte da RPC.

Curitiba realiza o Dia D contra a dengue

A gripe A (H1N1) fez com que a preocupação com a dengue ficasse um pouco de lado nos últimos meses. Porém, às vésperas do verão, a doença volta a ser tema de campanhas e iniciativas voltadas à prevenção. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Ontem, em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o "Dia D de Mobilização", com ações em ruas, parques e praças. Com caminhadas, jogos e brincadeiras, a população foi lembrada da importância de evitar o acúmulo de água parada no interior de residências e empresas, assim como em quintais, jardins, estacionamentos e depósitos domésticos.

Matéria completa no Site Paraná On Line.

Anvisa assume compromisso público com a sociedade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou, nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF), a Carta de Serviços ao Cidadão. (PDF) O documento apresenta 99 compromissos que a Agência assume com a sociedade brasileira, incluindo os cidadãos, profissionais da área de saúde, empresas do setor regulado e o próprio governo.

São informações sobre cada um dos serviços prestados pela Anvisa, requisitos, documentos e dados necessários para acessar o serviço. O documento traz um passo a passo para o processamento do serviço, prazo máximo, forma de prestação do serviço e comunicação com o solicitante. Para o Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento (MPOG), Marcelo Viana, a Carta de Serviços da Anvisa é uma ação concreta para melhoria da gestão pública e desburocratização. “A Anvisa dá um passo que julgo decisivo e importante na sua gestão, vai se tornar efetiva com a materialização na cultura da instituição”, explicou Viana.

Matéria completa no Site da Anvisa.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Paraná realiza primeiro simpósio internacional sobre a Nova Gripe

Governo do Paraná promoverá entre os dias 6 e 7 o I Simpósio Paranaense de Influenza A (H1N1). A expectativa é que 250 profissionais de saúde participem e troquem experiências, buscando aprofundar os conhecimentos sobre o novo vírus e suas consequências. Entre os assuntos em pauta, estão os diagnósticos diferenciais - criança e adulto, a vacina, os medicamentos recomendados e as formas graves da doença. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://sesaeventos.saude.ws/curso/.

O simpósio terá também a participação de representantes da Argentina e do Chile e dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em setembro, pactuamos entre os secretários a realização de uma oficina entre os profissionais de saúde visando à unificação das ações para o manejo clínico dos pacientes e realização de exames nos três estados do sul. Agora conseguimos expandir nosso debate, trazendo a vivência de países vizinhos”, explicou o secretário da Saúde Gilberto Martin.

Mais detalhes na Agência Estadual de Notícias. 

Ministério da Saúde destina mais R$ 98,3 milhões para tratamento de usuários de álcool e drogas

O Ministério da Saúde aumentou em 31,85% o valor das diárias pagas por paciente internado em hospitais psiquiátricos e gerais. Também destinou R$ 98,3 milhões para internações curtas (até 20 dias) de pacientes com transtornos mentais ou para tratamento de usuários de álcool e drogas, de acordo com portarias publicadas hoje (3), no Diário Oficial da União.

Em junho deste ano, o ministro já havia anunciado R$ 117 milhões para o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso para Tratamento de Álcool e Drogas (PEAD 2009-2010). Com o reforço financeiro dado agora, os investimentos para o setor chegam a R$ 215,3 milhões, o que permite a criação de mais 73 centros de atendimento psiquiátrico país afora.

Com isso, o país passa a ter 1.467 desses centros, com aumento de 246% em relação a 2002, segundo o coordenador-geral da área técnica de Saúde Mental do ministério, Pedro Gabriel Delgado. “Passamos, em sete anos, de uma cobertura de atendimento em saúde mental de 21% da população para 60%”, com parâmetro em um centro para cada grupo de 100 mil habitantes”, disse ele.

O valor das diárias de internação nos hospitais gerais sobe de R$ 42,47 para R$ 56,00, e nos hospitais psiquiátricos as diárias que hoje variam de R$ 29,90 a R$ 45,21 passam a vigorar com preços entre R$ 35,58 e R$ 49,70.  A expectativa é de que, com o a reajuste, os hospitais ampliem os atuais 2.573 leitos para tratamento de saúde mental em mais cerca de 2.300 novos leitos.

Fonte: Agência Saúde