sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SIMEPAR participa de reunião do Núcleo Executivo Ampliado da FENAM em São Paulo


O presidente do SIMEPAR, Mario Ferrari, juntamente com os diretores Darley Rugeri Wollmann Junior, Claudia Paola Carrasco Aguilar e José Ferreira Lopes, e presidentes dos sindicatos médicos de vários estados do país, participaram de reunião do Núcleo Executivo Ampliado da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), na última quinta-feira (30). O evento aconteceu no hotel Novotel Jaraguá, na capital de São Paulo, e durou mais de seis horas.
No encontro definiu-se uma paralisação nacional, marcada para o mês de abril, em conjunto com as entidades médicas.  A equipe também definiu o reforço da luta por financiamento adequado do Sistema Único de Saúde (SUS) e a luta pela desprecarização do trabalho. Além disso, a FENAM também desenvolverá ações para proteger o médico brasileiro que está sendo demitido para substituição por outro do programa Mais Médicos, do governo federal.
O grupo formado por representantes e presidentes de sindicatos, além dos membros da FENAM, deliberaram pela criação de comissões de atuação própria, a exemplo da recém-criada Comissão de Assuntos Políticos da FENAM (CAPFENAM). Desta forma, foi estabelecida a criação de comissões semelhantes às atuantes no Conselho Federal de Medicina (CFM), como a Comissão de Saúde Suplementar da FENAM (Comsu) e Comissão Pró-SUS - Remuneração e Mercado de Trabalho do Médico da FENAM.
Ficou acertado também o aumento da fiscalização dos locais de trabalho dos médicos, com a publicação de denúncias no Observatório da Saúde na página da FENAM sobre a falta de resolutividade dos hospitais, além do encaminhado de denúncias aos órgãos competentes sobre os desastres nas urgências e emergências, falta de leitos, espera por procedimentos e cirurgias, entre outros. 
Durante a reunião, foi aprovada a compra de programa de informática pela FENAM para disponibilização gratuita aos sindicatos. O software facilita o controle financeiro do sindicato a partir do próprio banco de dados (cadastro) dos médicos do Estado. Com o novo programa, por exemplo, é possível emitir boletos de cobrança da contribuição sindical e social, além de outras funções. Os sindicatos do Paraná, Espírito Santo e Piauí já manifestaram interesse e usarão o software em suas áreas contábeis.

Fonte: SIMEPAR/FENAM

IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia acontece em fevereiro

O tradicional evento do Instituto Oncoguia será realizado no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e reunirá os mais importantes agentes da oncologia brasileira. Inscrições são gratuitas. 
O Instituto Oncoguia, entidade sem fins lucrativos que tem por missão ajudar o paciente com câncer a viver melhor, realiza em São Paulo, no mês de fevereiro, o IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia.  
O Fórum, reconhecido por ser único do país a reunir os mais diversos agentes no universo do câncer para a discussão dos principais problemas enfrentados pelo paciente brasileiro, pela primeira vez tem a programação estendida em dois dias de evento. 
Nos dias 5 e 6/2, governo, prestadores, legisladores, entidades médicas, indústria, planos de saúde e pesquisadores, entre outros, terão um espaço aberto para debates e para construção conjunta de soluções para os principais problemas da oncologia brasileira.  
A presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz, aponta que o Fórum representa uma importante oportunidade para se traçar estratégias conjuntas para um avanço real nas políticas brasileiras de atenção oncológica.  
“O Brasil tem progredido no atendimento ao paciente oncológico. Mas ainda enfrentamos imensos problemas, como o ineficiente acesso a diagnóstico precoce e tratamento rápido e de qualidade, morosidade na aprovação de novos medicamentos no SUS, ineficiência e carência de centros e unidades de atendimento oncológico em diversas regiões do país etc. O Fórum Oncoguia abre oportunidade para se ouvir as boas experiências e angariar o apoio de indivíduos e instituições comprometidas com a melhoria da oncologia no país”.
Discussões 
A formatação dos debates e palestras do Fórum vai de encontro aos principais problemas enfrentados pelos brasileiros que vivem com câncer, a partir de um diagnóstico feito pela entidade em seus programas de atendimento e suporte e de seu contínuo acompanhamento e monitoramento às políticas brasileiras de atenção oncológica. 
Temas como os desafios para promoção da saúde e prevenção do câncer, acesso ao diagnóstico precoce, regulação do sistema de saúde, papel da Anvisa na garantia de acesso a tratamento do câncer, acesso rápido e de qualidade a tratamentos no SUS e garantia dos direitos dos pacientes estão no programação da IV Fórum Nacional de Discussão de Políticas de Saúde em Oncologia.  
Entre os convidados para as discussões estão representantes Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), da Associação Médica Brasileira (AMB), Interfarma e muitos outros prestadores em saúde e tomadores de decisão no ‘universo’ do câncer. 
O Fórum Oncoguia 
Realizado há 4 anos, o Fórum Oncoguia é o principal evento brasileiro de políticas públicas em oncologia. A sua IV edição nacional acontece após uma série de rodadas regionais de discussões, realizadas no ano passado. Em 2013, o Instituto Oncoguia aportou nas cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Goiânia, onde dialogou com autoridades locais em saúde, para compreender melhor as realidades locais e ter uma percepção mais ampla do espectro da oncologia brasileira. Em 2014, a entidade continua a realizar os Fóruns Regionais.  

PROGRAMAÇÃO

05 de fevereiro de 2014

07h30 - 08h30 - credenciamento 
08h30 – 09h00 - Apresentação do Instituto Oncoguia e objetivos do Fórum
09h00 – 09h30 – Câncer um problema global de Saúde Pública
9h35 – 11h00 – Como podemos ser mais efetivos na promoção da saúde e prevenção do câncer?
- Apresentação da pesquisa Datafolha encomendada pelo Instituto Oncoguia/American Cancer Society 
- Impacto da prevenção primária na incidência do câncer
- Dificuldades de adesão à mamografia, papalicolau e exame de sangue oculto nas fezes.
- Debates
11h00 – 13h00 – Acesso ao diagnóstico precoce e o desafio da regulação da assistência
Case – Implementação da Rede Hebe Camargo no Estado de São Paulo;
Case – Implementação do Plano Estadual de Controle, Prevenção e Atenção ao Câncer no Rio de Janeiro;
Sistema Nacional de Regulação do SUS
 Debates
13h00 – 14h30 – Almoço
14h30 – 15h30 – O papel da ANVISA na garantia de acesso a tratamento do câncer
ANVISA como responsável pelo registro de novas drogas;
Análise das negativas de registro de drogas oncológicas em 2013;
Debates
15h30 – 17h30 – Os desafios para se garantir o acesso rápido e de qualidade aos tratamentos contra o câncer no SUS
Contextualização da problemática pelo Instituto Oncoguia;
Debates

06 de fevereiro de 2014

08h30 – 10h30 – Pesquisa Clínica no Brasil: desafios e prioridades
Contextualização da problemática 
Debates
10h30 – 12h30 –O novo Rol da ANS
Contextualização da problemática 
Debates
12h30 – 13h30 – Almoço
13h30 – 14h00 – Palestra - O que podemos fazer para melhorar a infraestrutura para diagnosticar e tratar o câncer no Brasil?
14h15 – 16h00 – Acesso a suporte multidiscipliar – teoria e prática
Contextualização
Debates
16h00 – 17h30 – Garantindo os direitos dos pacientes: bate papo com quem pode fazer a diferença.
Bate papo com autoridades e formadores de opinião que podem promover aprimoramentos nas políticas de saúde
17h30 – Encerramento

SERVIÇO 
IV FÓRUM NACIONAL DE DISCUSSÃO DE POLÍTICAS DE SAÚDE EM ONCOLOGIA

Data – Dias 5 e 6 de fevereiro
Horário – Entre às 9h30 e 17h30
Local – CIEE (Centro de Integração Empresa Escola)
Endereço – Rua tabapuã, 455, Itaim Bibi, São Paulo (SP)
Inscrições gratuitas no Portal Oncoguia - http://www.oncoguia.org.br/eventos/forum_saopaulo/ 

Dia do Aposentado: organizar a luta para ampliar direitos

Na sexta-feira (24), os aposentados e pensionistas brasileiros protestaram em seus estados e numa manifestação nacional em Aparecida, interior de São Paulo, contra as perdas acumuladas dos beneficiários da Previdência. Os atos aconteceram porque 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado. “Não temos muito que comemorar, apesar da data, porque neste ano ficou tudo na promessa, até o reajuste anual ficou abaixo da inflação”, reclama Pascoal Carneiro, secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB.
O Dia do Aposentado foi criado em 1981, pela lei 6.926, em homenagem à Lei Eloy Chaves, aprovada em 24 de janeiro de 1923, que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os trabalhadores das empresas privadas das estradas de ferro, sendo a precursora da Previdência Social no Brasil como existe atualmente. “Na sexta-feira realizaremos ato público Sindicato dos Consertadores em Santos (SP) onde lançaremos a Carta de Luta do Aposentado, propondo às centrais sindicais organizarem unificadamente uma Campanha Salarial Nacional dos Aposentados”, explica Uriel Villas Boas, Secretário de Previdência Social da Fitmetal/CTB.
Já Carneiro assegura que os aposentados da CTB “reivindicam a criação de uma Secretaria Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que até o momento está somente na promessa”, garante Pascoal. Ele explica que a presidenta Dilma aceitou a criação do Conselho Nacional de Assistência para os aposentados, mas com teor meramente consultivo, “o que não corresponde às reivindicações dos aposentados e pensionistas”, defende.

A Carta mencionada por Villas Boas pretende que as centrais liderem uma campanha para que os aposentados lutem por um reajuste que possa recuperar as perdas dos últimos anos melhor do que é sempre oferecido pelo governo para começar a vigorar em janeiro de 2015. Além disso, propõe ainda um indicativo de luta pela extinção do Fator Previdenciário. Também defendem a realização de seminário para elaborar uma Proposta de Previdência Social a ser negociada com o governo federal.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Novo piso salarial dos médicos

A FENAM – Federação Nacional dos Médicos comunica, em ofício enviado ao SIMEPAR, que o valor do novo piso salarial dos médicos, para a duração semanal de 20 horas, a partir de janeiro deste ano, passa a ser de R$ 10.991,19. O referencial deve orientar e servir de base para as negociações e ações coletivas de trabalho. O valor é resultante da atuação monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, acumulado no ano de 2013, que foi de 5,5627%. 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Edital - Recolhimento - Contribuição Sindical



EDITAL
 AVISO DE RECOLHIMENTO
CONTRIBUIÇÃO SINDICAL URBANA - 2014
O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR, com base no que dispõe o artigo 605, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, vem, pelo presente edital, NOTIFICAR E CONVOCAR a categoria médica no Estado do Paraná para o recolhimento da Contribuição Sindical do exercício de 2014, na forma do estabelecido pelos artigos 578 e seguintes da CLT, e em especial os artigos 599 e 608, parágrafo único desse diploma legal. A quitação, para os médicos que atuam como autônomos, (prestadores de serviço) deverá ser feita impreterivelmente até o dia 28 de fevereiro de 2014 em qualquer estabelecimento do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento da Contribuição Sindical, até a data de vencimento acima indicada, constituirá o profissional em mora e o sujeitará, além das demais sanções legais, ao pagamento de juros, multa e atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As GRCSU foram emitidas com base nas informações fornecidas pelo Conselho Regional de Medicina e estão sendo remetidas via e-mail e postal para os endereços indicados nesses dados. Em caso de não recolhimento das Guias recebidas pelo correio, de perda ou extravio, os contribuintes deverão solicitar, até cinco dias antes da data de vencimento, a emissão da segunda via diretamente ao SIMEPAR, na Rua Coronel Joaquim Sarmento n° 177, no Bairro Bom Retiro, Curitiba - Paraná, CEP 80.520-230, ou pelo telefone (41) 3338-8713, ou ainda pelo e-mail tesouraria@simepar.com.br. A opção pelo recolhimento único é possível para os médicos que também possuem vínculos com órgãos públicos e empregadores privados, devendo para isso apresentar, durante o mês de março e antes do fechamento da folha de pagamento, a prova de quitação realizada. A Contribuição Sindical para o exercício de 2014 acha-se lançada, operando-se sua plena publicidade através deste edital. Mais informações na home Page www.simepar.org.br.
Curitiba, 10 de janeiro de 2014.
  Mario Antonio Ferrari                                          Marlus Volney de Morais
     Diretor Presidente                                                   Diretor Tesoureiro

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A contribuição sindical garante a luta médica!

Quite o boleto! Não espere o desconto em folha!


Colega: você está recebendo o boleto referente à cobrança da contribuição sindical dos médicos. Efetue o pagamento e informe ao setor de recursos humanos do seu local de trabalho para não correr o risco do recolhimento do tributo em duplicidade. Importante: ao quitar o boleto, você garante que o valor seja repassado ao Sindicato dos Médicos do Paraná -  SIMEPAR, entidade que tem o compromisso com a categoria e com a luta médica!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Edital de Convocação

SINDICATO DOS MÉDICOS NO ESTADO DO PARANÁ 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO



Faço saber aos interessados que, a partir da data da publicação deste Edital, fica aberto o prazo de quinze dias para o registro de chapas, com vistas às eleições para a composição da Diretoria Geral, do Conselho Fiscal, de Delegados Representantes e de Diretores Regionais. A secretaria do Sindicato funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. A votação será realizada no dia 06 de março de 2014, iniciando-se às 9 horas e encerrando-se às 18 horas, na sede do Sindicato dos Médicos situada na Rua Coronel Joaquim Sarmento, nº 177, Bairro do Bom Retiro, em Curitiba e, de acordo com as demais previsões estatutárias. Quando da inscrição de mais que uma chapa em não sendo obtido quorum na primeira votação, será realizada a segunda votação, no dia 17 de março de 2014. Se novamente não obtido quorum, acontecerá a terceira votação no dia 31 de março de 2014, ficando desde logo, todos convocados. As votações posteriores acontecerão no mesmo local e horário da primeira, excepcionando-se as eleições para as delegacias regionais e por local de trabalho. O edital encontra-se afixado na home page e na sede do sindicato.

Curitiba, 08 de janeiro de 2014.


Mario Antonio Ferrari

Diretor Presidente.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SIMEPAR defende a permanência do DANC no Prédio da Ébano Pereira

O SIMEPAR defende que o DANC retome o prédio para a devida reforma e revitalização que garantam a segurança dos acadêmicos. De acordo com o vice-presidente do diretório, Carlos Eduardo Santos, as negociações com a UFPR sobre a reforma do local estavam se processando bem. “Só que no final do ano, a reitoria arrombou o prédio para que os bombeiros fizessem a vistoria. Trocou as fechaduras e assim ficamos proibidos de entrar na sede do DANC, que está instalada no edifício desde os anos 60”. 

O estudante classificou a atitude da UFPR como arbitrária. “Tudo que pertence ao DANC está no prédio. Não temos autorização nem para ir pegar os documentos e outros materiais”.

A diretora do SIMEPAR, Claudia Paola, informou que os serviços da assessoria jurídica do Sindicato estão à disposição do DANC – Diretório Acadêmico Nilo Cairo para a solução do impasse gerado com a interdição do prédio utilizado pela administração do diretório feita pelo Corpo de Bombeiros após vistoria solicitada pela Universidade Federal do Paraná. Os membros da diretoria do DANC não têm mais acesso ao edifício e estão sem local para realizar as atividades e ações do diretório, que representa os mais de mil estudantes de medicina da UFPR.

A informação foi dada durante a primeira reunião do Comitê do Prédio, realizada nesta quinta-feira (17 de janeiro), no 2º andar do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná. No encontro, Claudia Paola, que representou a entidade sindical, reafirmou o apoio do SIMEPAR às reivindicações do movimento estudantil e da retomada do prédio pelo DANC. “Sei como é difícil lutar pelos direitos dos estudantes. Quando era acadêmica de medicina fiz parte da diretoria do DANC e conheço as dificuldades de todo esse processo”.

O Sindicato ainda aprova a reivindicação do DANC que, após a reforma – avaliada inicialmente em R$ 8 milhões -, o prédio tenha uma utilização compartilhada com a UFPR. O edifício possui cinco andares e fica na Rua Ébano Pereira, centro de Curitiba. Os estudantes sugeriram que em dois andares a Federal instale uma clínica médica para fins acadêmicos, outros dois andares seriam ocupados pelo DANC e o primeiro andar abrigaria um auditório.


Os estudantes presentes à reunião do Comitê do Prédio afirmaram que a participação do SIMEPAR nessa luta do DANC é muito importante para o fortalecimento da autonomia política do diretório e do movimento estudantil, bem como para a ampliação de ações e projetos desenvolvidos em defesa dos acadêmicos de medicina.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SIMEPAR defende posição e apoia DANC

O SIMEPAR participa hoje (quinta-feira, 16), a partir das 19 horas, no 2º andar do Setor de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Paraná, da primeira reunião do Comitê do Prédio. Trata-se de um encontro dos estudantes de medicina da UFPR visando a defender a retomada da sede do DANC - Diretório Acadêmico Nilo Cairo. O prédio foi  interditado pelo Corpo de Bombeiros após uma inspeção.

A diretora do SIMEPAR, Claudia Paola, representa a entidade sindical no encontro e afirma que o Sindicato apoia todas as manifestações realizadas e as reivindicações dos estudantes de medicina, além de defender que o DANC retome o prédio para a devida reforma e revitalização que garanta a segurança dos acadêmicos.


O presidente do sindicato, Mario Ferrari, destaca que, em outra oportunidade, a entidade atuou com o Corpo de Bombeiros do Paraná no diagnóstico das condições de segurança  de hospitais e clínicas no estado. Há quase um ano do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), medidas preventivas de proteção a estudantes  precisam ser tomadas. "O espaço histórico dos acadêmicos de medicina da UFPR deve ser devolvido ao DANC", conclui o dirigente.

Reunião apresenta mudanças no SIMEPREV

Na próxima terça-feira (21), a diretoria do SIMEPAR recebe representantes do Plano de Previdência Complementar do SIMEPAR – SIMEPREV, administrado pela PETROS – Fundação Petrobras de Seguridade Social. O plano sofreu mudanças em virtude de novas normativas da ANS – Agência Nacional de Saúde, mas manteve todos os benefícios já acordados. Em breve, as informações estarão disponíveis nos canais de comunicação que o SIMEPAR mantém com os associados.