segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Câmara - Seguridade discute perspectivas de tratamento para a esclerose lateral amiotrófica

A Comissão de Seguridade Social e Família discute em audiência pública, na terça-feira (1), as novas perspectivas de tratamento da esclerose lateral amiotrófica (ELA). A audiência foi solicitada pelos deputados João Campos (PSDB-GO) e Mara Gabrilli (PSDB-SP).

Convidados
- um representante do Ministério da Saúde;
- o professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Gerson Chadi;
- a coordenadora do Centro de Referência de Doenças Neuromusculares da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Mirian Moura;
- o presidente da Associação Lutando contra ELA, Sthanley Abdão; e
- um representante do Ministério Público Federal.
A audiência ocorrerá no plenário 7, a partir das 14h30.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Câmara - Comissão debate regras de atendimento a autistas no SUS

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência discute na quarta-feira (2), às 15 horas, o conteúdo de uma portaria do Ministério da Saúde que organiza o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo no SUS.
A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que propôs o debate, afirma que a portaria (nº 1.635, de 2002) procura garantir a essas pessoas atendimento de “equipe multiprofissional e multidisciplinar, utilizando-se de métodos e técnicas terapêuticas”.
“A falta de acesso às informações e a necessidade de capacitação para o exercício da participação na política de saúde mental e na construção de estratégias de cuidado são fatores essenciais que ainda afastam os usuários e familiares do processo de construção das políticas sociais e de saúde”, acrescentou a parlamentar.
Foram convidados:
- a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Ferreira Mendes;
- a presidente da Federação das Apaes, Aracy Maria Silva Ledo; e
- a diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS de Santa Catarina, Karin Cristine Geller Leopoldo.
A audiência será realizada no plenário 7.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Senado - Situação das Santas Casas será debatida em sessão temática no Senado

O financiamento das Santas Casas de Misericórdia será debatido em sessão temática na próxima quarta-feira (2), às 10h. O debate foi convocado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que anunciou a realização da sessão depois de encontro no início de agosto com representantes da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).
Acompanhados dos senadores Ana Amélia (PP-RS), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Waldemir Moka (PMDB-MS), os representantes das Santas Casas pediram o apoio de Renan Calheiros para a aprovação de leis que viabilizem o saneamento econômico das entidades e garantam a manutenção do atendimento aos usuários.
Uma das reivindicações das entidades é o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos mesmos moldes dos empréstimos para a recuperação econômica de outros setores. A dívida das Santas Casas é estimada em mais de R$ 15 bilhões. Um dos convidados para o debate é Henrique Rogério Lopes Ferreira da Silva, Chefe do Departamento de Operações Sociais do BNDES.
Atualmente no Brasil existem mais de 2.500 hospitais da Santa Casa. Outro convidado para a sessão temática é Júlio Flávio Dornelles de Matos, diretor do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS), um conjunto de sete hospitais que atende todas as especialidades médicas para pacientes particulares e convênios.
Foto: Agência Senado

sábado, 29 de agosto de 2015

Câmara - Comissão aprova alteração do prazo para o repasse da contribuição sindical

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera o prazo para o repasse da contribuição sindical, valor que é recolhido compulsoriamente do salário dos trabalhadores e que também é chamado de imposto sindical.
Dep. Augusto Coutinho (DEM-PE)
Augusto Coutinho: muitos sindicatos já têm dats acertadas em suas convenções, e uma lei poderia confundir esses acertos
Segundo o texto aprovado, o recolhimento dos valores referentes aos empregados e trabalhadores avulsos será efetuado em data previamente estabelecida em convenção sindical, por categoria laboral; e o relativo aos agentes ou trabalhadores autônomos e profissionais liberais realizar-se-á no mês de fevereiro de cada ano.
Já na hipótese de não existência de convenção coletiva regulando a data de repasse aos empregados e trabalhadores avulsos, o recolhimento da contribuição sindical deverá ocorrer até o último dia útil do mês de abril de cada ano
A proposta original (Projeto de Lei 6688/09, do Senado) previa que os empregadores repassassem o valor recolhido compulsoriamente dos trabalhadores aos sindicatos até o dia 5 de abril de cada ano. Porém, o relator da proposta, deputado Augusto Coutinho (SD-PE), acredita que muitos sindicatos já têm datas acertadas em suas convenções, e uma lei poderia confundir esses acertos.
AdequaçãoAtualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) prevê que a transação seja feita até o final de abril, e para os sindicatos que não tenham acertado uma data, esse limite deve continuar valendo.
“Vislumbramos a possibilidade de adequação da nova rotina de repasse ora sugerida, sem maiores atropelos ou contratempos de adaptação aos empregadores”, afirmou o relator.
De acordo com a CLT, as empresas devem descontar o imposto sindical de seus empregados na folha de pagamento de março. Para o autor da proposta, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), é viável que o valor seja repassado às entidades de classe já no início do mês subsequente.
Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade e tem caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte: Agência Câmara

Câmara - Comissão aprova conceito legal de droga independente de definição em listas

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que torna o combate às drogas independente da identificação e listagem de novas substâncias proibidas.
Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a PEC 309/13, que altera o art. 195 da Constituição Federal, para dispor sobre a contribuição para a seguridade social do catador de material reciclável que exerça suas atividades em regime de economia familiar. Dep. Erika Kokay (PT-DF)
Erika Kokay: é melhor tornar a lei mais genérica, e a fiscalização, independente de listas feitas pelo poder público
A Lei 11.343/06 define que as substâncias proibidas precisam constar de listas atualizadas periodicamente pela autoridade sanitária federal, e a proposta torna a lei antidrogas independente dessas listas, fazendo referência apenas a substâncias que causem dependência.
A proposta original (PL 4852/12), do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), introduz nesta lista as drogas sintéticas capazes de simular os efeitos da cocaína, da heroína, ou da maconha.
Mas a relatora da proposta, deputada Erika Kokay (PT-DF), entendeu que o melhor seria tornar a lei mais genérica, e a fiscalização, independente de listas feitas pelo poder público.
“A adoção de legislação que possa englobar novas drogas com capacidade de gerar dependência nos seus usuários, e que ainda não constam das listagens de produtos proibidos ou controlados, pode ser a solução para esse problema”, disse.
TramitaçãoO projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte:  Agência Câmara de Notícias

Senado - CDH fará discussão sobre fibrose cística


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza na terça-feira (1º), às 9h, audiência pública interativa sobre a fibrose cística, doença genética, grave e sem cura, que afeta cerca de 1,5 mil pessoas no país.
A audiência, de iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), ocorre na semana em que é celebrado - em 5 de setembro - o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. A doença se caracteriza pela produção de um muco espesso, principalmente nos pulmões e no pâncreas, que ocasiona vários problemas no organismo. O tratamento, que deve ter início o mais cedo possível, é multidisciplinar.
Para participar do debate foram convidados o presidente da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose, Fernando Gomide, e a professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), Gilvânia Feijó, além de representantes do Ministério da Saúde e da Procuradoria da República.
A audiência pública será interativa com a possibilidade de participação popular. Para isso, basta que os interessados em enviar comentários ou perguntas o façam pelo Portal e-Cidadania (no link: bit.ly/audienciainterativa) ou pelo Alô Senado, através do número-0800612211.
A reunião será realizada no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe: 
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211) 
Agência Senad
o

Senado - Sociedade de Anestesiologia pede a Renan apoio para aumentar a segurança do paciente


A mortalidade de pacientes cirúrgicos no Brasil alcança níveis “alarmantes”, disse o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), Enis Donizetti Silva, que se encontrou, nesta quinta-feira (27), com o presidente do Senado, Renan Calheiros.
Donizetti pediu ajuda para incluir a segurança do paciente entre as preocupações nacionais e declarou que “esse tema não tá sendo colocado, consequentemente, ele não é importante. E, se ele não é importante, nós não vamos olhar isso com o olhar que isso efetivamente merece", afirmou.
Segundo o médico, no Brasil, a morte de pessoas devido a complicações decorrentes de eventos adversos chega a ser entre três a seis vezes maior do que em países de estrutura semelhante, como China, África do Sul e Índia. Se comparada aos Estados Unidos e países escandinavos, essa diferença “é quase que abissal”. Nessas nações a mortalidade é de menos de 1%.

Confira a última edição do Jornal do Hospital de Clínicas

As datas marcam a história e a história nos dá experiência, nos ensina. O 05 de agosto é uma data ímpar, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, data do aniversário do mestre Oswaldo Cruz e do mais importante hospital do Paraná: o Hospital de Clínicas da UFPR (p.3). Datas que, em 2015, são marcantes: 22 de julho (dia da coletiva que anunciou o serviço de Neurocirurgia como um dos mais modernos do mundo (p.7); 17 de junho (dia em que o médico e pesquisador celebra medicamento inovador para artrite (p.5); 07 de junho (dia do primeiro grande concurso público Ebserh/CHC). Datas em que nossos médicos e residentes foram laureados (p.4) ou participaram de obras de referência na área da saúde (p.5). Datas comemorativas como a homenagem ao mestre Romolo Sandrini (p.8). Várias outras datas são muito importantes, pois todos os dias são de suma importância para a vida dos pacientes, como aqueles que serão beneficiados com doações de equipamentos da prefeitura, da comunidade e da AAHC (p.8). Essas datas só nos fazem lembrar que o dia-a-dia do Hospital é especial, pois todos os colaboradores buscam fazer desse, o melhor hospital de todos em prol de nosso paciente e, por isso, todos os dias devem ser comemorados como o Dia da Vida, afinal, SOMOS TODOS HC!
Edição completa em pdf, aqui!!!
Fonte: Portal HC - Assessoria de Marketing

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FEAES - Pacientes do Hospital do Idoso recebem visita dos Tutores do Riso


tutores do riso

Todos os meses, o grupo voluntário ‘Tutores do Riso’ visita os internos do Hospital do Idoso Zilda Arns. Vestidos de palhaço e com muita música, o grupo passa pelos leitos do hospital, levando conforto a todos os pacientes, inclusive aos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Formado por acadêmicos do curso de enfermagem, profissionais da área da saúde, músicos e outros voluntários, o grupo fez um estudo prévio sobre o trajeto a percorrer no Hospital e as condutas necessárias para evitar a contaminação com os pacientes. 

“Estudamos um repertório musical e investimos em muito improviso nos textos e nas brincadeiras. Hoje é um vício roubar sorrisos. Sempre que possível dou lugar ao Tutor Hilário Delírio para que ele leve do seu jeito diferente, uma nova alegria e esperança a quem precisa”, conta o enfermeiro Irajá Poli, idealizador e diretor executivo do projeto.

No início os pacientes ficam desconfiados com o barulho nos corredores, mas logo a desconfiança dá lugar ao sorriso. “É reconfortante e até mesmo emocionante ouvir que eles vieram para dizer que tem muita gente torcendo pela melhora dos pacientes. Dá um novo ânimo”, diz Luiz Carlos que acompanhava o pai internado no Hospital. “Não é fácil ficar aqui. 
Por mais que os enfermeiros e médicos tenham um cuidado todo especial, ficar em um hospital sempre é difícil. Essa alegria que eles trazem nos dá mais ânimo para enfrentar este período”, ressaltou Ana Rosa, que estava em um dos quartos visitados pelo grupo.

Para a psicóloga que coordena o Grupo de Humanização do hospital, Denise Jamus, essa presença transforma todo o ambiente. “Os voluntários realizam ações lúdicas que transformam a rotina de dor e preocupação. Isso é benéfico tanto para o paciente como para os acompanhantes e funcionários”.

Atualmente, 26 pessoas participam do “Tutores do Riso”, cujo objetivo é implementar ações efetivas na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O grupo está vinculado ao Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Fonte: Assessoria de Imprensa - FEAES

Campanha nas redes sociais alerta para os efeitos nocivos do cigarro


Campanha nas redes sociais alerta para os efeitos nocivos do cigarroPara marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), o Governo do Paraná lançou nesta quinta-feira (27) a campanha Quando Fumar Não Mata. O vídeo, divulgado nas redes sociais, conta a história do curitibano João Cândido, que teve as cordas vocais retiradas em decorrência de um câncer na laringe descoberto 14 anos após largar o cigarro.

“O efeito nocivo do cigarro é de conhecimento de todos. No entanto, ainda convivemos com um grande número de pessoas que têm dificuldade em deixar de fumar, apesar de saber dos riscos à saúde que o hábito traz”, diz o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Para ele, a campanha é um alerta para aqueles que ainda relutam em abandonar a dependência do cigarro.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo – mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso do tabaco. Atualmente, são conhecidas 56 doenças relacionadas ao tabagismo. O Paraná foi pioneiro na luta contra o cigarro e há mais de 35 anos trabalha na criação de leis para proteger cidadãos que não fumam e em campanhas de conscientização sobre a dependência.

Campanha nas redes sociais alerta para os efeitos nocivos do cigarroPERSONAGEM – João Cândido fumou por mais de 20 anos e parou quando a primeira filha nasceu. Pai, marido e avô, hoje em dia, só consegue falar através de uma laringe eletrônica. Era esse o personagem que o criador da campanha, Tiago Stachon da agência OpusMúltipla, passou mais de dois meses buscando.

“A ideia era criativa, mas precisávamos de um protagonista real, pois a aderência não seria a mesma se utilizássemos um ator. A gente entende que a comunicação também deve ser um serviço para a população. Por isso, nos empenhamos na realização deste vídeo”, comenta Stachon. A produção do filme ficou por conta da The Youth.

O protagonista disponibilizou seu tempo e imagem para a campanha com a intenção de causar reflexão nas pessoas. “Sei que o cigarro traz algum tipo de recompensa emocional, mas gostaria que os fumantes parassem e refletissem se esse benefício efetivamente vale a pena”, explica Cândido.

Ele complementa que não tem a intenção de catequizar as pessoas. “Respeito a luta dos que buscam parar de fumar, pois sei o quanto é difícil, mas acho importante dizer que é muito possível”.

Assista ao vídeo pelo link: 
https://www.facebook.com/governopr/videos/vb.130458937054870/671783679589057/?type=2&theater

POLÍTICAS PÚBLICAS – Até 2011, o custo do SUS atribuído ao tabagismo foi de R$ 21 bilhões, enquanto a indústria do tabaco arrecadou R$ 6,3 bilhões em impostos federais. Ou seja, se gasta 3,5 vezes mais em tratamentos de saúde do que é arrecadado com a venda de cigarros e outros produtos do tabaco no País.

“Números como esse justificam a importância de investimentos em políticas públicas voltadas ao combate ao fumo. Esse trabalho vem sendo desenvolvido pelo Paraná há quase quatro décadas”, comenta Caputo Neto.

O Programa Estadual Contra o Fumo da Secretaria de Estado de Saúde foi instituído oficialmente em 1979 e até hoje oferece serviços em busca da redução do cigarro no Estado. O cidadão que deseja parar de fumar pode buscar ajuda em Unidades Básicas de Saúde e receber tratamento gratuito pelo SUS, que inclui reuniões de grupo de apoio, consultas individuais e, quando necessário, medicamentos. Atualmente, 529 unidades de saúde oferecem o tratamento no Estado.

LIVRO – A Secretaria da Saúde programou o lançamento do livro “35 anos de história de luta contra o tabagismo no Paraná” para o próximo mês. A publicação, de autoria do pneumologista da Secretaria Jonatas Reichert resgata toda a história do combate à dependência no Estado.

“Quem fuma atualmente já conhece os malefícios dessa escolha. Há 40 anos havia uma ignorância por parte do consumidor, que só tinha acesso a publicidades que tratavam o cigarro como um produto de status”, diz Reichert. O destaque do Paraná nesse movimento contra o fumo é apresentado na obra com documentos e registros que influenciaram o desenvolvimento nacional dessa luta.

O pneumologista conta que a ideia hoje é trabalhar com as novas gerações para que uma ensine a outra. Em 1989, 34,8% dos adultos nas capitais brasileiras eram fumantes. Esse número caiu para 11,3% em 2013. “Podemos atribuir essa redução à educação e às campanhas voltadas ao tema. Se as políticas públicas forem mantidas, ou até mesmo ampliadas, a tendência é que esse número reduza ainda mais”, explica Reichert.


Fonte: SESA/PR

Senado - A situação do serviço de saúde pública no DF volta a ser debatida na CDH

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) fez nesta sexta-feira (28) a segunda audiência pública sobre a crise no setor de saúde do Distrito Federal. Para o senador Hélio José (PSD-DF), que propôs o debate, muitos problemas decorrem do fato de a rede local ser sobrecarregada pelo atendimento a moradores de cidades vizinhas de Goiás e Minas. Participantes da audiência disseram ver, por trás das dificuldades atuais, o plano de terceirizar e privatizar a saúde no Distrito Federal.

Fonte: TV Senado

“É inadmissível colocar o médico como responsável pelo caos na saúde”, afirma o presidente da FENAM

A afirmação foi feita durante o XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, em São Paulo. 


Foto: Valéria Amaral 

“É inadmissível colocar o médico como responsável pelo caos na saúde. Nós somos os verdadeiros heróis e fazemos milagres no atendimento às gestantes”, declarou o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Otto Baptista, durante a mesa de debate sobre a crise obstétrica e os diretos do nascituro, no XX Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, em São Paulo.

Otto Baptista explicou que a discussão sobre a segurança e a qualidade no atendimento às parturientes e aos recém-nascidos é urgente. De acordo com ele, os centros de saúde não tem estrutura para acompanhamento e monitoramento do parto normal. ”Não é colocar a faca no peito do profissional e dizer que é para diminuir as taxas de cesárias. Ninguém procura ouvir o especialista. As medidas são impostas de cima para baixo”, desabafou o presidente da FENAM.

Fonte:FENAM - Valéria Amaral - 28/08/2015

CFM - Discussões sobre financiamento para as faculdades de medicina encerram VI Fórum de Ensino Médico

Mesa redonda debateu os Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES)
Os caminhos para a infraestrutura, os recursos humanos e o suporte financeiro que garantirá às faculdades de medicina ofereçam estágios adequados aos alunos foi o tema de encerramento do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, evento promovido nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília.

A mesa redonda debateu sobre os Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) que representam o compromisso das instituições de ensino e dos gestores municipais e estaduais em garantir que os estudantes tenham, na rede de serviços do Sistema único de Saúde (SUS), o campo de aprendizagem fundamental para sua formação.

Uma dificuldade apontada pelos palestrantes é a troca constante de secretários estaduais e municipais de saúde, o que dá uma descontinuidade nos contratos de estágios. “O ambiente já não é o ideal e a rotatividade de secretários agrava o problema”, destacou o presidente da mesa, professor Nelson Grisard.

Valorização - O diretor-regional do Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Antônio Amorin, destacou a discrepância de salário entre o médico e o professor. “Estamos frente a vários paradoxos, médicos de carreira acadêmica exclusiva trabalham 40 horas e recebem menos do que os contratados da prefeitura para 20 horas?”, questionou.

Amorin defendeu que o Governo garanta recursos para que os municípios possam dar benefícios aos preceptores, assim como fez com supervisores dos Mais Médicos. “É uma decisão politica. O médico não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo: atender e ensinar. O aluno exige conhecimento, atualização, atenção. Para isso o profissional deve ter benefícios que o incentive
”.


Emmanuel Fortes falou sobre os parâmetros das fiscalizações O 2º vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Pereira, ainda defendeu o financiamento adequado para o setor: “o cenário já é caótico. Se não tiver financiamento adequado também não haverá a formação adequada de um novo profissional que trabalhará com vidas”.

Ainda participaram da mesa redonda sobre os Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde a representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Maria Cristina de Lima, a diretora-secretária da Abem, Márcia Sakai.

Formação – Antecedendo a mesa redonda, o 3 º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes, defendeu a formação adequada para os estudante segundo as orientações do Código de Ética Médica e da Resolução CFM nº 2.056/2013, que define os parâmetros das fiscalizações.

Para Fortes, as faculdades precisam incluir no currículo escolar as diretrizes dos Conselhos. “O estudante precisa saber o básico da medicina para cumpri o que exige a prática da sua profissão. A escola precisa ensinar o mínimo indispensável para o ato seguro”.

Segundo ele, se o órgão formador não pode deixar de abordar os aspectos das normas da rede conselhal “com certeza teremos problema com esse profissional depois. A universidade deve formar, qualificar e também capacitar”.

Fonte: Portal CFM

Hospital Albert Einstein promove palestra gratuita sobre câncer

Palestra sobre prevenção do câncer será no dia 8O Hospital Israelita Albert Einstein disponibiliza na terça-feira (8) palestra gratuita com o tema “Câncer: prevenção é o melhor caminho”, no auditório Kleinberger. Os especialistas da área irão discutir questões relacionadas à Bioética e os direitos dos pacientes oncológicos”.

O presidente da Comissão de Bioética do HIAE, Henrique Grunspun, e a equipe multiprofissional do Centro de Oncologia Einstein apresentarão a palestra, que terá como convidado especial Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).


Palestra Câncer: prevenção é o melhor caminho
Data: 8 de setembro
Horário: 18h00 às 19h00
Local: Auditório Kleinberger, 3° andar, bloco D – Av. Albert Einstein, 627-701 – Morumbi
Informações: 11 99749-8603


Fonte: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

CFM - Participantes do VI Fórum de Ensino Médico mostraram preocupação com o futuro das Residências Médicas

 
Mauro Ribeiro defendeu a manutenção da excelência da Residência Médica

O VI Fórum Nacional de Ensino Médico continuou na tarde desta quinta-feira (27) com uma mesa redonda que debateu as repercussões da lei nº 12.871/1 3 para a Residência Médica. Todos os palestrantes mostraram preocupação com a imposição da titulação de Medicina Geral de Família e Comunidade como pré-requisito para a participação da maioria das residências. “O que o governo deve fazer é oferecer atrativos para que os médicos escolham e permaneçam na Medicina Geral de Família e da Comunidade e não impor essa obrigatoriedade”, afirmou o 1º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro, que foi um dos debatedores.

A mesa redonda foi presidida por José Roberto Baratella, membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, e contou com a apresentação da professora da Universidade de São Paulo Maria do Patrocínio Tenório Nunes, que apresentou as propostas consolidadas nos pré-fórum, as quais foram divididas em regulação, preceptoria, ampliação de vagas e o processo seletivo. Entre os pontos destacados por Maria do Patrocínio estão a independência funcional e financeira da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), uma carreira de preceptoria em saúde e a manutenção da autonomia do processo de seleção nos programas de Residência Médica.

CFM - Novas diretrizes curriculares fogem à realidade e às necessidades da formação, avaliam médicos

Sigisfredo Brenelli participou da conferência sobre as novas diretrizes curriculares
Docentes, discentes, médicos e sociedade foram excluídos do debate que levou à reformulação das diretrizes curriculares nacionais para a graduação em medicina. Esta foi uma das críticas unânimes durante a mesa redonda “Adequação das Escolas Médicas às Diretrizes Curriculares Impostas pela Lei nº 12.871/13”, realizada no segundo dia do VI Fórum Nacional de Ensino Medico. Para os debatedores, além de ter sido feita às pressas e sem debate em profundidade, as novas regras não avançaram em atender a realidade e as necessidades do sistema formador do País.
“Na elaboração das diretrizes curriculares de 2001 tivemos autonomia, discutimos por três ou quatro anos como deveria ser o modelo da educação médica”, pontuou o presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Sigisfredo Brenelli, durante a conferência de abertura sobre o tema. “A Abem sempre acompanhou e se esforçou para que as escolas se adaptassem e cumprissem as regras. Houve naquele momento um processo democrático de discussão. Já a Lei do Mais Médicos normatiza situações que não são de claro entendimento e têm caráter mandatório”.

Capital da Louça realiza a 25ª Feira da Louça de 03 a 13 de setembro

Porcelana Schmidt
Linha Saint Germain, lançamento da Porcelanas Schmidt
De 03 a 13 de setembro, a “Capital da Louça”, Campo Largo,  realiza no Centro de Exposições da Rondinha, a 25ª Edição da Feira da Louça, comemorativa às Bodas de Prata, e a 16ª Feira de Decoração, Artesanato e Produtos para o Lar. A mostra tem por objetivo apresentar ao público a produção do maior polo cerâmico paranaense e é organizada pelo Sindilouça/PR. A Feira da Louça é um dos principais eventos do gênero e está inserida na agenda de eventos e turismo nacional. Especialmente para a 25ª edição da Feira muitas novidades estão reservadas para melhor receber os visitantes. O evento conta com o patrocínio e apoio da Prefeitura de Campo Largo, Caixa Econômica Federal, FIEP, Fecomércio, Cocel, Compagas, Incepa, Caterpillar, Eletro Bala e Meu Lar Imóveis.
“Nesta edição especial, reafirmamos o compromisso de oportunizar o contato com o consumidor e gerar negócios para o setor cerâmico”, frisa o presidente em exercício do Sindilouça/PR, Dr. Egon Berg. “Reconhecemos o apoio dos visitantes, expositores, empresários e autoridades, que ao longo desses 25 anos de história acreditaram no evento. Eles, sem dúvida, também são responsáveis pelo sucesso cada vez maior de nossa Feira da Louça”, comenta.
Como acontece desde a sua origem, a Feira da Louça faz o visitante passear entre o tradicional, o contemporâneo e o exótico, é a produção das principais indústrias de porcelana e cerâmica de Campo Largo, que mostra a beleza e o requinte de suas peças, reconhecidas internacionalmente
As 33 indústrias instaladas no polo-cerâmico de Campo Largo são líderes em produção, fabricam em torno de 100 milhões de peças, o que equivale a 90% das porcelanas brancas de mesa nacional, 83% das porcelanas da América Latina, 40% das cerâmicas de mesa nacional, 40% das cerâmicas para eletromecânica e ainda 14 milhões de metros quadrados de pisos e revestimentos ao ano. O setor exporta entre 20% a 35% de sua produção e atende os mercados europeu, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Caribe, México e países do Mercosul.
A Feira da Louça deste ano contará com a participação de 50 expositores, entre indústrias cerâmicas, porcelanas, lojas de decoração e artesanato. As fábricas apresentarão seus últimos lançamentos que poderão ser adquiridos com exclusividade,também praticarão preços promocionais de seus produtos e como destaque da Feira, oferecerão as famosas pontas de estoques, que sempre são disputadíssimas pelos visitantes. Além das louças de mesa e cozinha, estarão expostas as linhas: bar, restaurante, gourmet, hospitalar, todas com design arrojado e de bom gosto.
Shows & Animação
Durante todos os dias do evento, os visitantes poderão contar com a animação da Rádio Àgape AM 1400 de Campo Largo, que fará cobertura ao vivo, com entrevistas e a apresentação especial de uma grade de shows ao vivo na praça de alimentação. A parceria Feira da Louça e Rádio Àgape agrega mais sucesso ao evento, e para este ano a rádio promete mais novidades.
Acesse a Programação da Rádio Àgape para 25ª Feira da Louça
Festival Food Trucks & Gastronomia
Como atração gastronômica da 25ª Feira da Louça, os organizadores do evento preparam como novidade o Festival de Food Trucks, serão 10 trucks com toda estrutura para oferecer inúmeras opções de cardápio que devem atrair a atenção dos visitantes.
Serviço:
25ª Feira da Louça de Campo Largo
Data: 03 a 13 de setembro
Local: Ginásio da Rondinha – BR 277 – KM 20 (ao lado da Igreja São Sebastião).
Valor da entrada: 5,00 Reais
Entrada livre: Idosos (acima de 60) e crianças até 12 anos.
Horário nos Sábados/Domingos e Feriados: das 10 às 22 horas
Horário nos dias úteis: das 14 às 22 horas
*A abertura oficial do evento está marcada para quinta-feira (dia 03/Setembro), às 16 horas, com a presença de autoridades.
Assessoria de Comunicação
Antonio Moroz
Jornalista responsável MTB/1046
Fone:41-9625-4294

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

ALEP - Projeto do "Teste da Mãezinha" para saúde das gestantes é protocolado


O deputado Ney Leprevost, líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, protocolou projeto de lei propondo que o Estado do Paraná ofereça gratuitamente para as gestantes, nas unidades públicas de saúde, o exame laboratorial de sangue (CTN), conhecido como Teste da Mãezinha, para o diagnóstico precoce de hemoglobinopatias como a Doença Falciforme e a Talassemia Major.

De acordo com o texto, todas maternidades e casas hospitalares subvencionadas pelo Estado, ou conveniadas com o Paraná Previdência, deverão realizar de forma gratuita o exame do Teste da Mãezinha. Em caso positivo, a gestante será encaminhada para orientação e acompanhamento médico na rede pública de saúde.

Gestantes com falciforme apresentam maior risco de complicações que podem afetar tanto a mãe quanto o bebê. Como por exemplos, crises de dor com maior frequência ou intensidade, surgimento de doenças do coração ou rins, risco de parto prematuro ou do bebê nascer com baixo peso.

Segundo o deputado Ney Leprevost “o objetivo do projeto é atender as mulheres com falciforme durante a gestação. Vale lembrar que o acompanhamento deve ser realizado pela equipe de saúde, sem interrupção. Por isso, a gestante deve ser avaliada frequentemente pelo médico obstetra durante o pré-natal, além do hematologista e outros profissionais de saúde”, disse.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Rodrigo França

FENAM defende a Formação Profissional e Residência Médica de qualidade


Foto: Fenam

O diretor de Formação Profissional e Residência Médica da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), José Antônio Romano, participou de reunião, no último dia 26, em Brasília, com o secretário Executivo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Jesualdo Pereira, para apresentar pauta de reivindicações e m defesa da Residência Médica.

O diretor informou que o secretário recebeu as reivindicações. “Nós comunicamos que no dia 24 de setembro vamos parar com o objetivo de defender a Residência Médica, que está sendo estilhaçada”, disse Romano.

Romano participou também do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, onde defendeu a necessidade de que escolas que não cumprem os requisitos sejam fechadas, para que médicos recebam a formação adequada. “A questão é mais substantiva do que aparenta”.

Fonte: André Gobo - 27/08/2015

CFM - Entidades médicas apresentam a parlamentares nova redação de decreto que cria Cadastro de Especialistas

Representantes das entidades médicas reuniram-se com o presidente da Câmara dos Deputados - Eduardo Cunha (PMDB/RJ), na manhã de quarta-feira (26), em Brasília, para apresentar o novo texto do Decreto que cria o Cadastro Nacional de Médicos Especialistas. A proposta substituirá o Decreto nº 8497/2015, publicado pela Presidência da República no início de agosto e que também interferia na formação deste tipo de profissionais.
 
A redação do novo Decreto foi definida após três reuniões de Grupo de Trabalho criado pela Câmara dos Deputados para discutir o assunto. Participaram dos encontros representantes das entidades médicas (Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos), do Governo (Ministérios da Educação e da Saúde) e seis deputados federais.
 
Ao receber a comitiva dos médicos e parlamentares que ajudou a definir a nova redação, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), exaltou o resultado obtido. Segundo ele, “a mudança desse Decreto Presidencial, que regulamenta a importante área do setor de saúde do nosso País, foi obtida através de um consenso em que todos atuaram. Temos que agradecer a participação de todos. Isso foi muito importante, pois sem essa mobilização certamente a mudança não teria vindo sem traumas”.
 
O presidente do CFM, Carlos Vital, ressaltou o apoio dos parlamentares neste processo. “A Câmara dos Deputados, que faz a sua pauta, estimulou o diálogo entre as entidades médicas e os Ministérios da Saúde e da Educação. O fruto é o consenso, que vem ao encontro do bem social e da preservação da formação dos especialistas brasileiros. Devemos esse resultado ao presidente Eduardo Cunha e ao trabalho de parlamentares, que colaboraram com um processo que teve como foco os interesses da sociedade, sem prejuízos para os planejamentos de Governo”,  ressaltou.
 
Para ele, a nova redação aperfeiçoou o texto original divulgado pelo Governo. Contudo, ressaltou que as entidades médicas e a sociedade permanecem atentas aos próximos desdobramentos. A minuta do novo Decreto já seguiu para análise da Casa Civil e de lá deve sair para publicação no Diário Oficial da União nos próximos dias. 
 
Fonte: Portal CFM

CFM - Expansão de cursos de Medicina é desnecessária, diz especialista

Foto: CFM
“Não é preciso expandir o número de novos cursos de medicina no Brasil e isso já era desnecessário em 2012. O que precisamos é garantir a qualidade das escolas que estão em funcionamento”. A declaração é do professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Milton de Arruda Martins, que, durante o primeiro dia do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, apresentou o Sistema de Acreditação dos Cursos de Medicina no Brasil (Saeme).

Lançado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) em junho deste ano, o Sistema ajudará a identificar os cursos de Medicina que atendem às exigências mínimas para a formação dos futuros profissionais. Dentro da proposta, a acreditação é o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição.

CFM - VI Fórum Nacional de Ensino Médico: Presidente do CFM cobra atitudes responsáveis para a formação

vital grandeO presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, pediu “atitudes mais responsáveis na condução do ensino da Medicina no País” durante a conferência que inaugurou os trabalhos do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, evento  conduzido pelo CFM e a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), em Brasília (DF).
 Ao apresentar ao público a Radiografia das Escolas Médicas do Brasil, anunciada esta semana pelo CFM, ele relembrou os números alarmantes de instituições que continuam a ser inauguradas sem atendimento às exigências mínimas estabelecidas em portarias dos ministérios da Educação e da Saúde (Portarias 2/13 e 13/13). “Constata-se que muitos municípios e instituições mantêm-se indiferentes a essas exigências. Apostam na conivência ou incapacidade de fiscalização que joga o sonho dos estudantes e a saúde da população na vala comum das temeridades e frustrações”, denuncia, criticando ainda as novas diretrizes publicadas este ano (Portaria 5/2015), que, para o CFM “deu um caráter subjetivo às exigências contidas nas normas anteriores”.
O presidente do CFM defendeu ainda em sua conferência – presidida pelo conselheiro federal Dalvélio Madruga –, o ético desempenho da Medicina por meio do engajamento em defesa das causas públicas, ou seja, lutando pela “erradicação do modo corrupto de fazer alianças político-partidárias, a extinção da cultura da impunidade e a promoção e manutenção da dignidade humana do nosso povo”.

CFM lança site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil durante VI Fórum de Ensino

raiox escolas site
O Conselho Federal de Medicina (CFM) lançou na manhã desta quinta-feira (27) o site Radiografia das Escolas Médicas do Brasil (www.portal.cfm.org.br/escolasmedicas), uma plataforma com formato dinâmico que permitirá à sociedade e às autoridades conhecerem a estrutura e os diferentes aspectos que compõem o perfil dos cursos de medicina do País. O anúncio foi feito pelo presidente do CFM, Carlos Vital, durante a abertura do VI Fórum Nacional de Ensino Médico, evento que acontece em Brasília para avaliar e discutir a formação médica no Brasil.
“Estamos num momento de importantes decisões em prol da cidadania e da Nação brasileira. Esse status de caos no ensino não pode continuar. Neste sentido, esta radiografia constitui-se como uma ferramenta que trará mais transparência ao sistema formador de novos profissionais, corrigindo as distorções deste sistema”, afirmou Vital.




Na página, os internautas encontram dados sobre cada escola em funcionamento ou autorizada pelo MEC, além de indicadores sobre a rede de saúde nos municípios ou regiões de saúde onde elas estão inseridas. Com interface amigável e de formato interativo, é possível cruzar dados, permitindo uma visão ampla e geográfica do ensino médico na graduação. Para Carlos Vital, ao organizar esta plataforma online, o CFM mais uma vez cumpre seu papel em defesa do ético exercício profissional.


Senado -Senador Fernando Bezerra apresenta proposta que cria carreira nacional de médicos e dentistas


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) informou, na quarta-feira (26), em Plenário, a apresentação de proposta de emenda à Constituição de sua autoria que cria a carreira nacional de médico e dentista de saúde da família no sistema público de saúde. O objetivo é que a União faça a seleção e a contração desses profissionais, possibilitando ainda a capacitação das duas categorias para atender a demanda por atenção básica de saúde.
Para Fernando Bezerra, a centralização da carreira de médicos e dentistas na União oferece diversas vantagens, como a previsão da seleção desses profissionais ser feita por meio de regras unificadas e baseadas no mérito profissional e um maior estímulo ao exercício das atividades de saúde ao tornar mais atrativa a carreira, com melhores salários e mais benefícios oferecidos pela União.

Senado - Senador Cristovam Buarque defende regulamentação do uso medicinal da maconha

A sugestão (Sugestão nº 8/2014) apresentada por um usuário de internet que propõe a regulamentação do uso medicinal, recreativo e industrial da maconha já tem relatório na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). A comissão promoveu várias audiências públicas para debater o assunto. O relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT–DF), é favorável à regulamentação do uso medicinal e de aprofundar os estudos do uso industrial.  Quanto à regulamentação do uso recreativo, Cristovam concluiu que ainda não há informação suficiente para elaborar um bom projeto de lei. O senador propõe a continuidade do debate sobre o assunto buscando, inclusive, os resultados dos países que já regulamentaram o uso recreativo da maconha.  Cristovam Buarque conversou com o jornalista Adriano Faria, no programa Conexão Senado, da Rádio Senado.


00:0007:24

Opções: Download
Fonte: Rádio Senado