quarta-feira, 4 de julho de 2012

FENAM apoia propostas da ABP contra a psicofobia

Nesta terça-feira (03), a Federação Nacional dos Médicos participou de audiência com o senador Paulo Davim (PV/RN), para receber propostas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O presidente da instituição, Antônio Geraldo da Silva, apresentou a iniciativa de uma campanha "Craque que é que craque não usa craque" e também uma proposta de emenda ao novo Código Penal, no que diz respeito aos doentes mentais. A ideia é sensibilizar e tornar a psicofobia, caracterizada pelo preconceito ou discriminação contra doentes mentais, crime perante a Constituição.

Segundo o diretor de formação profissional e residência médica da FENAM, Antônio José F. P. dos Santos, a entidade apoiará todo o processo. "A FENAM é totalmente favorável às iniciativas propostas. É importante não só ter local para internar o doente, mas condições decentes e humanitárias, dando o suporte necessário para o desempenho de funções comuns do dia-a-dia. Nós temos pessoas inteligentíssimas e extremamente capazes, portadores de transtornos mentais, e que jamais devem ser marginalizadas".

O senador atendeu ao pedido da ABP e marcará uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado para debater a psicofobia. Ele se comprometeu a rever o Código Penal e apresentar emenda contra o preconceito aos doentes mentais. Ainda segundo Davim, aprovar a matéria vai abrir um leque de novas lutas na sociedade.

Fonte: FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário