sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Médicos podem receitar Tamiflu

Em Curitiba, a prefeitura aceita receita de médico mesmo fora de grupos de risco. Para secretário, prescrição tem de ser responsável.

A partir de agora, os médicos de Curitiba passam a ter autonomia para prescrever o medicamento Tamiflu, indicado no tratamento da gripe A (H1N1). A decisão foi anunciada ontem pela prefeitura, depois da reunião do Comitê de Controle e Prevenção da Influenza A. Antes os médicos só podiam receitar o remédio para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou do grupo de risco (crianças menores de dois anos, idosos acima de 60 anos ou portadores de doença prévia).

A medida foi tomada depois que o Ministério da Saúde resolveu atualizar o protocolo para a administração do medicamento, por pressão de entidades médicas que estavam preocupadas com os óbitos de jovens sem doenças preexistentes e com quadro inicial estável. Pelo novo protocolo nacional, em casos não previstos nas regras, o médico, em conjunto com a autoridade de saúde local, passou a ter possibilidade de receitar o medicamento para casos especiais.

Matéria completa no Site da RPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário