sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OMS: países devem se preparar para 2ª onda de gripe A

A epidemia parece enfraquecer no hemisfério sul, mas a atenção se volta para o hemisfério norte, na medida em que a temporada de gripe sazonal se aproxima.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu que os governos se preparem para uma provável segunda onda de casos de gripe A H1N1, advertindo que eles terão de enfrentar decisões difíceis sobre como distribuir vacinas. "Precisamos nos preparar para uma segunda ou terceira onda de contágio, como foi visto em pandemias anteriores." O comunicado de Chan foi divulgado no momento em que mais de duas dezenas de companhias farmacêuticas ao redor do mundo se esforçam para produzir uma vacina segura e efetiva contra o vírus Influenza A (H1N1) enquanto se aproxima o inverno do Hemisfério Norte.

"Não podemos dizer com certeza se o pior já passou ou se ainda está por vir", disse Chan, num discurso gravado, transmitido durante a abertura de um simpósio de três dias sobre gripe na região da Ásia-Pacífico. "Precisamos estar preparados para quaisquer surpresas que este novo e caprichoso vírus trouxer", afirmou. "A constante mutação aleatória é o mecanismo de sobrevivência do mundo microbial", disse.

Matéria completa no Site da RPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário