quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SIMEPAR apóia antecipação do uso do antiviral nos casos de gripe

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná decidiu apoiar o uso do antiviral fosfato de osetalmivir (conhecido comercialmente como tamiflu) em todos os casos suspeitos da Gripe Influenza H1N1. A decisão de não esperar pelo agravamento da doença já foi tomada pela Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu e é recomendada por entidades especializadas como a Sociedade Paranaenses de Pneumologia, de Pediatria e de Infectologia.

Segundo a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, o uso do medicamento em todos os casos de gripe, está evitando que muitos pacientes piorem e venham a óbito. Porém, o protocolo do Ministério da Saúde recomenda que o medicamento seja ministrado somente nos casos graves. Segundo os médicos infectologistas, essa espera pode ser fatal, pois em estágios mais avançados da doença, o medicamento teria pouco efeito.

Para o Dr. Mário Ferrari, presidente do SIMEPAR, os protocolos são recomendações e podem ser alterados de acordo com a evolução da doença. “Independente do protocolo, os médicos têm autonomia para receitar o tratamento que julgarem necessário em cada caso; por isso, é importante que haja medicamentos e estrutura adequados para a realização do tratamento em todos os pacientes”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário