quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SIMEPAR participa do 2º Congresso da CTB


Na foto, os dirigentes do SIMEPAR com dirigentes do SINDIMED-BA e o Dep. Federal Ciro Gomes

O presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, Mario Ferrari e os diretores, José Ferreira Lopes e Darley Rugeri Wolmann Junior participaram como delegados do 2º Congresso da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. O evento realizado em São Paulo, de 24 a 26 de setembro, reuniu mais de 1.500 dirigentes sindicais de todo o País.

Fundada em novembro de 2007, a CTB foi a central que mais cresceu no Brasil. Hoje, a Central ocupa o quarto lugar no ranking das centrais que mais têm sindicatos filiados. A CTB conta com 600 entidades filiadas. Entre elas, seis federações rurais, incluindo as mais representativas (de Minas, Bahia e Rio Grande do Sul). Em conjunto, as entidades somam sete milhões de trabalhadores e trabalhadoras em suas bases. “A CTB é a central que representa o maior número de trabalhadores no ramo marítimo e na agricultura”, segundo o secretário adjunto de relações internacionais.

O lema do Congresso da CTB foi “Unidade Para Enfrentar a Crise” pois a Central entende que somente a unidade dos trabalhadores, unidos através de todas as centrais sindicais, encontrará forças para se contrapor à crise e à força do capital.

Para coroar o processo de unidade que já está em curso a CTB propõe a realização de uma nova Conclat - Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, reunindo milhares de sindicalistas de todas as centrais e entidades sindicais, independentemente das posições políticas e ideológicas, sem discriminações. A Conclat vai elevar a um novo patamar o nível de intervenção e influência do sindicalismo e da classe trabalhadora na vida nacional.

Os dirigentes do SIMEPAR que participaram do congresso, avaliaram como extremamente positiva a evolução da CTB. Para José Ferreira Lopes, o congresso da CTB foi um momento de fortalecimento da classe trabalhadora do Brasil. “Trata-se de uma central ampla, democrática e de luta, que aponta o socialismo como um caminho para o fim das injustiças, por isso estamos com a CTB”, concluiu Dr. Zequinha.

Para ler a Declaração Política do 2º Congresso Nacional da CTB clique aqui.

Fonte: Assessoria SIMEPAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário