quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Marcha pela redução da jornada de trabalho




O dia 11 de novembro foi uma data importante no processo de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras brasileiras. Realizou-se a 6ª Marcha da classe trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT, em Brasília.

A marcha teve como bandeiras de lutas principais a  Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas sem redução de salários, Valorização do Salário Mínimo, Ratificação da Convenção 151 da OIT (que dá direito à negociação no serviço público), Ratificação da Convenção 158 da OIT ( que impede demissão imotivada), Não à precarização do trabalho e Aprovação da PEC que se refere à condenação do trabalho escravo.

A Marcha teve um número muito significativo de trabalhadores e trabalhadoras e, por outro, temas como pré-sal e eleições de 2010 tiveram um significado especial nas palavras dos oradores. Vários representantes das entidades enfatizaram a importância da garantia da destinação dos recursos do pré-sal em investimentos para o desenvolvimento nacional, bandeira estratégica para que o país dê um salto qualitativo, rumo à justa distribuição de renda, à valorização do trabalho, à soberania nacional.

Leia mais no Site do SIMEPAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário