quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Começam as aulas do Doutorado em Bioética do CFM

Começaram nesta terça-feira (2) as aulas do Doutorado em Bioética, promovido pela Universidade do Porto e organizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os encontros do primeiro módulo acontecem simultaneamente em Brasília (DF) e em Recife (PE). Na capital federal, as aulas acontecem até a sexta-feira (5), na sede do CFM. Na capital pernambucana, os alunos baseados nos estados das regiões Norte e Nordeste tem aulas na sede do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) até sábado (6).

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, ressalta a importância do doutorado para democratizar o conhecimento na área: “A iniciativa também é fundamental para criar uma Bioética luso-brasileira e, futuramente, uma Bioética dos países de língua lusófona. O interesse do CFM é não só por esses motivos, mas porque a Bioética é ferramenta indispensável às atividades da medicina”.

Os doutorandos estão tendo aulas com professores portugueses e brasileiros, que viajaram ao Brasil especialmente para ministrar as disciplinas e acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Nesta terça-feira (2), o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e ex-presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, ministra a disciplina Metodologia Científica.

O primeiro módulo será todo dedicado ao assunto, nas duas capitais. Em Recife, após a abertura, com participação do superintendente do Imip, Antonio Carlos dos Santos Figueira, do conselheiro federal Dalvélio de Paiva Madruga (PB) e do presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Longo, os alunos tiveram aula com o professor Valdiney Gouveia.

O curso aborda as principais correntes éticas da atualidade, fazendo uma ponte entre a bioética plural e secular e a ética e deontologia médicas convencionais. O conteúdo abrange temas como gênese dos direitos humanos, direito à privacidade, limites do segredo médico e procriação medicamente assistida, entre outros.

Fonte: CFM

Nenhum comentário:

Postar um comentário