sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Rede de laboratórios para diagnóstico da gripe suína passa a ter o dobro de unidades

A rede de laboratórios autorizados para diagnosticar casos de influenza A (H1N1) – gripe suína – foi ampliada de sete unidades para 14 unidades. O anúncio foi feito hoje (25) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

“É uma rede mais capilarizada e mais ampla, que vai dar maior suporte [ao processo de imunização], 2010 vai ser um ano importante para nós”, disse. “Vamos cumprir com muito brilho esse desafio que está sendo colocado para nós”, acrescentou.

Temporão anunciou ainda a ampliação de medicamentos disponíveis para o combate à doença. Segundo ele, 20 milhões de doses vão ser fornecidas por meio de receita médica com retenção.

Quase 600 unidades que integram o programa Farmácia Popular no país vão fazer a distribuição. Segundo o ministro, se o fabricante tiver condições de produzir o medicamento em quantidades maiores, haverá oferta também em drogarias privadas.

“O que aconteceu no ano passado foi que o laboratório colocou toda a sua capacidade produtiva para o governo e, por isso, o medicamento não foi comercializado”, explicou.

O ministério também anunciou a compra de monitores e respiradores, para ampliar leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI). A medida visa a atender casos de síndrome respiratória que evoluam com maior gravidade.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário