terça-feira, 2 de março de 2010

Chile: ONU vai enviar especialistas em desastres e estruturas para hospitais de campanha

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai enviar um especialista em gestão de desastres ao Chile para cooperar com os trabalhos de reconstrução do país, arrasado pelo terremoto do último sábado (27). Uma equipe com 80 profissionais de saúde foi colocada em alerta à espera apenas de uma solicitação oficial do governo para seguir até o país. Serão encaminhadas ainda estruturas para a montagem de hospitais de campanha.

O terremoto de 8,8 graus na escala Richter ocorreu durante a madrugada de sábado, em seguida houve outros 140 abalos de menor escala. Pelo menos 711 pessoas morreram, há ainda desaparecidos e feridos. Muitos estão desabrigados. Estradas, prédios públicos e privados foram destruídos.

De acordo com a OMS, a rede de saúde no Norte do Chile funciona normalmente - com os hospitais na área metropolitana de Santiago (capital). Porém, as áreas mais afetadas estão no Sul do país – em cerca de 30 regiões especificamente, onde o acesso aos serviços de saúde está bastante difícil, segundo a organização.

A Força Aérea do Chile organizou quatro hospitais de campanha, cada um com capacidade para atender 60 pacientes. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou que há uma escassez de profissionais no setor.
Matéria completa na Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário