sexta-feira, 5 de março de 2010

Reunião em Florianópolis marca entrada dos trabalhadores na luta pela Ferrosul

O encontro do presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, com Dirigentes da Força Sindical do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (4), em Florianópolis, para discutir o projeto de criação da Ferrosul, no encontro interestadual da entidade, marca a entrada do movimento dos trabalhadores na luta pela ferrovia pública. Reuniões com outros sindicatos e centrais estão marcadas. ¨O movimento pela Ferrosul necessita da participação organizada dos trabalhadores. Esta reunião com a Força Sindical é o início da aproximação entre o movimento pela ferrovia pública e o movimento sindical¨, diz Samuel Gomes.

Para o diretor de Saúde da Força Sindical, Núncio Mannala, a entidade ¨é a primeira central a estar debatendo e fazendo parte desse projeto histórico. Entendemos que a ferrovia é de suma importância para a região Sul e para o país¨, afirmou. Segundo ele, a Ferrosul contribuirá ¨para o enriquecimento econômico da região, barateando custos de transporte e aumentando as importações para o Porto de Paranaguá¨.

De acordo com o diretor da Força Sindical e também coordenador de relações no trabalho da Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social do Paraná, a concretização do projeto deve refletir diretamente na geração de empregos no setor de transportes ¨podendo gerar na até 15 mil novos empregos na cadeia produtiva¨.

Para o diretor da central sindical, o projeto também é importante para a América do Sul, ¨especialmente o Paraguai¨. Segundo ele, a ferrovia vai refletir na melhoria da qualidade de vida de populações de países vizinhos e ¨contribuir para a integração sem precedentes com nossos irmãos da América Latina¨.

Também Mário Antonio Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos e secretário da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, considera importante um projeto que prevê a ¨ampliação ou retomada do papel do Estado na área do transporte ferroviário¨. A ferrovia pública, disse ele, ¨é bem-vinda e necessária¨ para pôr um fim aos gargalos logísticos do transporte. ¨A Ferrosul vem preencher essa lacuna¨, completou.

A Ferroeste, segundo decisão dos governadores, passará a ser uma empresa de propriedade dos quatro Estados da Codesul (PR, SC, RS e MS), mudando sua denominação para Ferrosul. A gestão da empresa será realizada conjuntamente pelos quatro estados e terá como objetivo planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos no território dos quatro estados. Para isso, o governo do Paraná alterará a lei de criação da Ferroeste e os demais estados aprovarão leis autorizativas de sua participação na empresa.

As diretrizes de traçado a partir dos projetos da Ferroeste e as de novas estradas de ferro que serão incorporados à Ferrosul permitirão integrar a ferrovia aos modais rodoviários, hidroviários e aeroportuários de vários Estados e também aos portos da região.

Fonte: Imprensa Ferroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário