quarta-feira, 7 de abril de 2010

ANMR lança Campanha de Mobilização pelo Reajuste da Bolsa dos Residentes

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) lança oficialmente a Campanha de Mobilização pelo Reajuste da Bolsa. O dia 13 de abril é o marco inicial para a realização de sucessivos protestos públicos em cada Estado. A iniciativa surgiu durante os debates da Reunião dos Órgãos de Direção da entidade, realizada no dia 30 de março, na sede do Sindicato Médico do RS.

Há quase quatro anos a categoria recebe o mesmo valor pelo treinamento em serviço, R$ 1.916,45. Em 2007, um novo reajuste de 23,7% havia sido acordado com o governo, mas ficou só na promessa. A defasagem hoje chega a 38,7%, correção que elevaria os rendimentos dos médicos pós-graduandos a R$ 2.658,11, remuneração-base pleiteada pela ANMR.

A forma como ocorrerão as mobilizações fica a cargo de cada Estado definir, preferencialmente de forma sequencial. No dia 13 de abril, haverá paralisação das atividades por 24 horas no Rio Grande do Sul, com protestos em frente aos hospitais. Assim já definiram os residentes do Grupo Hospitalar Conceição, Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Santa Casa de Misericórdia de Rio Grande. No dia 14 de abril, será vez de São Paulo paralisar e promover Ato Público.
Os residentes de Minas Gerais, por sua vez, vão decidir na próxima terça-feira se também interrompem os atendimentos por um dia.

Além do reajuste de 38,7% na bolsa, a pauta de reivindicações dos médicos residentes inclui:
— Garantia de pagamento do auxílio moradia e auxílio alimentação conforme estabelece a Constituição Federal;
— Adicional de insalubridade;
— 13ª bolsa-auxílio;
— Aumento da licença maternidade de quatro para seis meses;
— Cumprimento da jornada de 60 horas semanais, prevista em lei;
— Melhores condições de trabalho.

Ainda durante a Reunião dos Órgãos de Direção da ANMR, foi elaborado o calendário da gestão para 2010, medidas para a reestruturação dos programas e o incentivo à formação de associações estaduais.

Fonte: Assessoria ANMR e AMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário