segunda-feira, 12 de abril de 2010

Mobilização contra gripe A imuniza 39.780 bebês

Mais de 40 mil pessoas foram imunizadas em Curitiba no Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe A, promovido no sábado em todo o Brasil. Receberam a vacina adultos jovens entre 20 e 29 anos; bebês entre seis meses de vida e dois anos; gestantes; e doentes crônicos.

O Dia D contou com estrutura diferenciada para atingir o público-alvo. Havia 60 pontos de vacinação em supermercados, shoppings, parques, praças e unidades de saúde. Segundo dados da prefeitura, em apenas cinco dias o número de pessoas vacinadas na cidade saltou de 252.302 para 354.364.

Com a mobilização, a Secretaria Municipal da Saúde conseguiu ultrapassar em 4% a meta prevista para a vacinação de crianças entre seis meses e dois anos incompletos. Foram imunizados 39.780 bebês.

O Ministério da Saúde havia prorrogado o prazo de imunização, há cerca de dez dias, para esta faixa etária. Até o próximo dia 23, podem ser vacinadas gratuitamente as crianças nestas idades, doentes crônicos e os jovens entre 20 e 29 anos. Depois serão imunizados os idosos e adultos entre 30 e 39 anos.

Cerca de 900 mil pessoas serão imunizadas até o final da campanha de mobilização, no mês que vem. Apesar da vacina, a população deve continuar com os cuidados para evitar a doença, como lavar as mãos com frequência e usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar.

Meningite e pneumonia

Hoje tem início a campanha de vacinação dirigida para crianças com idade entre dois meses e dois anos incompletos. Elas devem tomar a vacina conjugada Pneumocócica 10-Valente.

A dose vai proteger contra meningites, pneumonia, sinusites e otites. A expectativa é vacinar 40 mil crianças desta faixa etária. Os pais ou responsáveis podem procurar qualquer unidade de saúde.

Fonte: Paraná On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário