sexta-feira, 9 de abril de 2010

Neste sábado tem mobilização contra a Gripe A em Curitiba

Haverá 35 locais para vacinação, além das unidades de saúde.

Amanhã será realizada uma grande campanha com o objetivo de intensificar a vacinação contra a gripe A (H1N1) em todo o País: o Dia Nacional da Vacinação Contra a Gripe H1N1, ou “Dia D”.

A ideia do Ministério da Saúde é que os municípios disponibilizem todas as unidades de saúde (básicas ou não) para a campanha, e também outros postos da imunização espalhados pelas cidades, como supermercados, shoppings, ruas mais movimentadas, terminais de ônibus, escolas e até lojas e restaurantes. Em Curitiba, a prefeitura vai disponibilizar 35 pontos estratégicos, fora as unidades de saúde.

Poderão tomar a vacina os grupos que estão inseridos nas datas determinadas pelo Ministério, que são os doentes crônicos com menos de 60 anos, as grávidas, as crianças de seis meses a dois anos de idade, e os jovens na faixa dos 20 aos 29 anos.

Em dias normais de vacinação, a dose só está disponível nas unidades básicas de saúde, mas amanhã, os Centros Municipais de Urgências Médicas (Cemus) de Curitiba também vão oferecer a vacina.

De acordo com a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Karin Luhm, a intensificação não se dá pelo fato de alguns municípios não terem atingido a meta na vacinação de crianças e doentes crônicos.

“Essa ação de amanhã, de fornecer a vacina em um dia alternativo para facilitar o acesso, já estava planejada. O Ministério da Saúde pretende alcançar o maior número de pessoas, é uma estratégia nacional”, informou.

Em todo o País, a vacinação para crianças (de seis meses a dois anos) e doentes crônicos foi estendida, pois terminaria no dia 2 de abril. No Paraná, apenas 38% dos doentes crônicos tinham sido vacinados até essa data. Em relação às crianças, o índice foi de 64,85%.

As grávidas continuam sendo imunizadas até 21 de maio (até o dia 5 de abril, 43,28% das gestantes do Paraná já tinham tomado a vacina). Para tomar a vacina, basta levar um documento de identificação e a carteirinha de vacinação (se tiver).

Locais

Em Curitiba, alguns dos locais que vão disponibilizar a vacina amanhã, além dos postos de saúde, são: Boca Maldita; Muffato (Marechal Floriano e Portão); terminais de ônibus do Hauer, Boqueirão, Santa Cândida, CIC e Caiuá; Big Boa Vista, avenidas Toaldo Túlio e Arthur Bernardes; shoppings Jardim das Américas, Popular, Palladium e Total; Supermercado Agrimar (Pinheirinho); Condor (Winston Churchill); Angeloni (República Argentina). A lista com todos os locais pode ser conferida no site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br).


Fonte: Paraná On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário