quinta-feira, 1 de abril de 2010

Vacinação contra gripe A terá atendimento durante o feriado de Páscoa em Curitiba

Para garantir a imunização de gestantes, bebês de 6 meses a 2 anos e também dos doentes crônicos, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará a vacinação contra a gripe A nos oito Centros de Urgências Médicas de Curitiba até o domingo de Páscoa (4). Inicialmente esta etapa da ação seria encerrada nesta sexta-feira (2). A prorrogação visa facilitar o atendimento ao público nos dois últimos dias da segunda fase da campanha. O atendimento será oferecido entre 8 e 18h. Durante esses dias, as unidades da rede básica de saúde - locais onde as vacinas são aplicadas nos dias de semana – estarão fechadas.

Os atendimentos durante os fins de semana nos Centros de Urgências Médicas serão mantidos até o fim da campanha, que deverá ocorrer em maio. Até lá, o calendário deverá ser respeitado e deve-se estar atento às datas específicas para a vacinação. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde ainda não há definição de prorrogação do fim da campanha, como foi feito com a vacina da pólio ou do idoso. Ainda é cedo para precisar, pois a campanha vai até maio e esta segunda fase é a primeira etapa dirigida ao público externo. A primeira etapa direcionava-se apenas aos indígenas e profissionais de saúde.

De acordo com os dados apurados semanalmente pela Secretaria Municipal, até as 10h de segunda-feira (dia 29) foram aplicadas 104.731 doses da vacina. Deste total, 30.647 em trabalhadores da saúde, 128 em indígenas, 9.382 em gestantes, 46.753 em doentes crônicos e 17.821 em bebês de 6 meses a 2 anos. No caso dos profissionais da saúde, havia a estimativa de vacinar de 38 a 40 mil trabalhadores. Vale lembrar que nos bebês, a vacina não é dada em dose única, mas sim duas meias doses. Trinta dias depois da primeira dose é que a criança deverá tomar a segunda.

Na segunda-feira (5) começa a terceira fase de vacinação, quando serão atendidas as pessoas com idade de 20 aos 29 anos.


Fonte: RPC

Nenhum comentário:

Postar um comentário