segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ações de conscientização marcam o Dia Mundial sem Tabaco no Paraná

No Paraná, onde 15% das mulheres acima de 15 anos são fumantes, o Dia Mundial sem Tabaco será lembrado hoje (31) em várias ações de conscientização promovidas nas 22 regionais de saúde, em parceria com secretarias municipais. Em Curitiba, começou às 6h30 uma blitz educativa em terminais de ônibus. A Secretaria Estadual de Saúde recebeu do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e distribuiu aos municípios 9 mil cartazes e 40 mil folders da campanha "Mulher, Você Merece Algo Melhor que o Cigarro".

A secretaria está mobilizada para alertar sobre o perigo do crescimento no consumo de cigarros entre as mulheres. Elas representam 20% dos fumantes no mundo, o que totaliza mais de 1 bilhão de fumantes do sexo feminino, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados divulgados hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, com base em pesquisas do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que entre os 38,6% dos estudantes de 13 a 15 anos que afirmaram já ter experimentado o fumo, 39% eram meninas. Segundo os números, 11% declararam fazer uso contínuo do produto.

Mas, de acordo com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, o número de fumantes entre as adolescentes do sexo feminino é menor do que em 2003, quando foi feita a pesquisa anterior nas escolas sobre o assunto. À época, a taxa de experimentação era de 43,3%, e a de uso contínuo, de 17%. Entre as meninas, 50,9% já haviam tido contato com o fumo e 17,8% faziam uso contínuo do produto.

Uma das consequências do tabagismo é que, em 2007, o câncer de pulmão foi a segunda causa de morte entre as mulheres e a primeira entre os homens.

Atualmente o Paraná oferece dois tipos de tratamento para quem deseja parar de fumar. No método cognitivo comportamental, o fumante participa de sessões de terapia em grupo. Se o paciente levar esse tratamento adiante, tem direito a acompanhamento complementar com medicação.

A Lei Antifumo, que proíbe o consumo de tabaco em ambientes fechados no Paraná completou seis meses no sábado (29). A Secretaria Estadual de Saúde ainda não tem um levantamento da quantidade das pessoas que deixaram de fumar ou reduziram o consumo diário por causa da nova lei, informa a procura por tratamento nas unidades de saúde de rede pública teve um aumento de 50%.

Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário