terça-feira, 18 de maio de 2010

Na última semana de vacinação contra a gripe A, adesão de adultos é baixa

Secretarias de saúde alertam para a importância da imunização. Empresas podem colaborar liberando os funcionários que precisam receber a dose

A campanha nacional de vacinação contra a gripe A (H1N1) termina desta sexta-feira (21), mas a baixa adesão dos adultos entre 30 e 39 anos está preocupando algumas secretarias municipais de saúde. Em Curitiba, a secretaria de saúde sugere que as empresas liberem os funcionários por tempo suficiente para eles poderem se ausentar do trabalho e procurar uma unidade de saúde. A imunização é fundamental para ajudar a combater a circulação do vírus pelo estado.

A última etapa da campanha é direcionada aos adultos entre 30 e 39 anos, um grupo de 1,6 milhão de pessoas no Paraná. No entanto, apenas 545.871 paranaenses já tomaram a vacina, de acordo com Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Esse número – que inclui profissionais de saúde, indígenas, gestantes e portadores de doenças crônicas – equivale a cerca de 32% do público alvo e reflete uma situação comum a muitas regiões do estado: a baixa cobertura de imunização nessa faixa etária, que está longe de alcançar a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Pouca procura

Em Curitiba, cerca de 37% da população já recebeu a dose do medicamento, o que representa 117.549 pessoas. O que causa preocupação na secretaria municipal de saúde é que a cidade já confirmou o primeiro caso autóctone de gripe A (H1N1). O caso foi divulgado nesta segunda-feira (17). A paciente, uma mulher de 28 anos, não havia se vacinado, mesmo fazendo parte de um grupo prioritário. Ela fez o tratamento e já retomou as atividades normais.

No interior do estado, a situação não é melhor. Na região Oeste, Cascavel e Foz do Iguaçu apresentam dois opostos. Enquanto Cascavel já imunizou 22.507, o que corresponde a 47% do grupo, em Foz do Iguaçu, a vacinação de 10.660 pessoas chega a um índice de 20%. Já em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, foram 46.832 adultos que receberam a vacina, o que representa 33% do total.

Matéria completa no Site da RPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário