segunda-feira, 7 de junho de 2010

Movimentos Sociais se unem pelo fim da corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná

Diversas entidades do movimento social no Paraná estão publicando uma nota conjunta sobre as denúncias de corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná. Na nota, as entidades pedem o afastamento do Presidente da Assembleia, Deputado Nelson Justus; do Primeiro Secretário, Alexandre Curi, e dos demais membros da mesa diretora. Segundo a nota, o afastamento é necessário para a garantia de independência das investigações e da apuração dos fatos denunciados na imprensa.

A nota é assinada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, pela Federação dos Trabalhadores na Indústria (FETIEP) e na Agricultura (FETAEP) do Paraná; pelo Sindicato dos Médicos (SIMEPAR), Engenheiros (SENGE-PR), Enfermeiros (SEEPR), Químicos, Papeleiros e o SINTRAFUCRAB; pela União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES); União da Juventude Socialista (UJS), União Brasileira de Mulheres (UBM); União dos Estudantes de Ponta Grossa, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, e DCEs da UNICENTRO e da Universidade da Fronteira Sul.

Essas entidades já vêm participando do “Movimento Caça Fantasmas da Assembléia Legislativa” desde o seu início. O movimento surgiu da iniciativa dos estudantes logo após as primeiras denúncias do Jornal Gazeta do Povo e da RPC. No dia 24 de março, foi realizada a primeira manifestação em frente a Assembléia. No começo o movimento era pequeno, mas muito aguerrido. Foi crescendo e diversos setores da sociedade foram aderindo. Até agora foram quatro passeatas em Curitiba (24 e 31 de março, 14 de abril e 19 de maio) reunindo milhares de pessoas, e diversas manifestações por todo o Estado.

A nota parabeniza os jornalistas que investigaram e produziram as reportagens com as denúncias e os estudantes pela vanguarda nas manifestações. Saúda também a OAB e a FIEP que aderem ao movimento fazendo-o crescer ainda mais garantido mais força e espaço na mídia. Enfim, conclama os paranaenses a erguerem sua voz e a mostrarem que não estão apáticos e não vão se omitir nesse momento tão importante.

A manifestação deste dia 08 de junho em Curitiba é a próxima atividade que contará com a participação das entidades que assinam essa nota, além dos mais diversos setores da sociedade que desejam mudanças e o fim do roubo do dinheiro do povo.

Segue a íntegra da nota publicada pelas entidades:


Nota conjunta de entidades do movimento social organizado sobre a corrupção na Assembléia Legislativa do Paraná


As entidades que assinam essa nota vêm participando das manifestações do “Movimento Caça-Fantasmas da Assembléia Legislativa” integrado por entidades estudantis (UPE, UPES), centrais sindicais (CTB, CUT e outras), sindicatos, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), partidos e diversas entidades do movimento social organizado.

Estas entidades defendem o imediato afastamento do Presidente da Assembleia, Deputado Nelson Justus; do Primeiro Secretário, Alexandre Curi, e dos demais membros da mesa diretora daquela casa de leis para que sejam devidamente apuradas as denúncias de irregularidades veiculadas na imprensa. A garantia de independência das investigações e da apuração dos fatos, com vistas a medidas judiciais efetivas depende disso.

O afastamento da atual mesa diretora permitirá mais rapidez nas ações da Justiça para a punição dos culpados e recuperação dos valores desviados. A magnitude administrativa, econômica, política e moral do escândalo, claramente sugere que os diretores afastados e presos, agiram sob ordens superiores. A identificação das fontes de onde saíram esses comandos depende também do afastamento dos componentes da mesa diretora onde estão os verdadeiros responsáveis pela Assembléia Legislativa e pelas suas finanças.

As entidades saúdam a coragem e a competência dos jornalistas da RPC/Gazeta do Povo que apuraram os fatos apresentados em grandes e precisas reportagens. Saúda também os cidadãos e cidadãs paranaenses que vêm se manifestando, ocupando as ruas de diversas cidades, para mostrar seu repúdio ao assalto promovido aos cofres públicos. Saúda em especial os estudantes que estão na frente das manifestações e representam sempre o maior contingente a ocupar as ruas.

A iniciativa da OAB em conjunto com a FIEP de elaborar um manifesto convocando entidades, empresas e pessoas físicas a se integrarem no movimento pela moralidade, bem como a manifestação do dia 08 de junho em Curitiba, também devem ser saudados como mais uma parcela da sociedade que se mobiliza para que os crimes cometidos em e contra a nossa Assembléia Legislativa sejam apurados e seus autores sejam devidamente punidos.

A união de forças das entidades de estudantes, dos trabalhadores e do movimento popular, com a OAB, Federação das Indústrias e outros entes públicos faz crescer o movimento e aumentar as chances de que este clamor possibilite que a vontade do povo seja respeitada e os criminosos, punidos.

Curitiba, junho de 2010

Assinam esta nota:
  • Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB PR
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná – FETAEP
  • Federação dos Trabalhadores na Indústria do Paraná – FETIEP 
  • Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR
  • Sindicato dos Trab. na Ind. do Fumo, Cacau, Doces de Curitiba – SINTRAFUCARB
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Paraná
  • Sindicato dos Trabalhadores nas Ind. de Papel, Papelão e Cortiça do Paraná
  • Sindicato dos Engenheiros do Paraná – SENGE-PR
  • Sindicato dos Enfermeiros do Paraná – SEEPR
  • União Brasileira de Mulheres – UBM-PR
  • União da Juventude Socialista – UJS
  • União Paranaense dos Estudantes – UPE 
  • União Paranaense dos Estudantes Secundaristas – UPES 
  • União Geral dos Estudantes Secundaristas de Guarapuava – UGES
  • União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Ponta Grossa – UMESP
  • União dos Estudantes Secundaristas de Laranjeiras do Sul
  • Diretório Central dos Estudantes Renato Manfredini Jr. - UNICENTRO/Guarapuava
  • Comissão pró-DCE da Universidade Federal Fronteira Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário