terça-feira, 24 de agosto de 2010

Debate sobre Saúde do Trabalhador reúne mais de 150 pessoas em Curitiba

Ciclo de debates sobre a saúde do trabalhador reuniu entre 150 e 200 pessoas, nesta sexta-feira (20), em Curitiba. O evento foi organizado pela Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador, do Conselho Estadual de Saúde (CES), com apoio do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (CEST), vinculado à Secretaria da Saúde.

“Temos alcançado índices importantes nos últimos anos como, por exemplo, de redução na mortalidade materna-infantil. Mas na saúde do trabalhador ainda precisamos avançar muito. É necessário conscientizar os empresários e trabalhadores da importância da prevenção de acidentes e não apenas pensar no tratamento”, afirmou o secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior. De acordo com o secretário, o país e os estados poderiam avançar muito mais se os órgãos gestores aplicassem mais verbas na saúde do trabalhador.

Em 2008, o Paraná registrou mais de 57 mil casos de acidentes. No mesmo período, no Brasil, foram mais de 762 mil casos. Esses dados são superiores 11,7 % e 16,6 % respectivamente ao ano de 2007. “O crescente aumento no número desses acidentes ao longo dos anos nos mostra claramente que, embora o Brasil e o Paraná tenham avançado nas discussões e ações de prevenção a saúde, ainda há um longo caminho a percorrer”, enfatiza o diretor do Centro de Saúde do Trabalhador, David Claret Bueno.

HISTÓRIA – De acordo com a conselheira do CES, Irene Rodrigues dos Santos, até 1930 a saúde não era tida como política de estado. Somente a partir da criação do SUS a saúde foi vista como um direito de todos. “Antes tinham acesso à saúde as pessoas que possuíam melhor condição financeira. Hoje, com o acesso ao SUS, vemos que a saúde é um direito de todos. Tão importante como lutar por melhores salários é lutar por melhores condições de trabalho”.

O Cest mantém a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, estimula o fortalecimento do controle social no âmbito da Saúde do Trabalhador e aprimora a rede de informação. “Também implanta e estrutura sistema de comunicação e saúde do trabalhador no SUS do Paraná e Vigilância em saúde do trabalhador, além de políticas de capacitação na área de saúde do trabalhador e ações intersetoriais”, exemplifica o Bueno.

Foram abordados também temas como o Sistema Único de Saúde e o Controle Social na Saúde do Trabalhador, Trabalho Decente – uma estratégia de superação na promoção da Saúde do Trabalhador. Serão realizados outros ciclos de debates que ocorrerão no dia 24 de agosto, em Londrina; no dia 3 de setembro, em Foz do Iguaçu; dia 10, em Guarapuava; dia 17, em Maringá; e o ciclo estadual em Curitiba, em 22 de setembro, no Canal da Música.

Fonte: SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário