terça-feira, 5 de outubro de 2010

Criança italiana recebe coração-robô

Do Portal Jornale

Coração funciona com energia elétrica e sangue é bombeado hidraulicamente

Um garoto italiano de 15 anos tornou-se a primeira criança a receber um coração totalmente artificial no mundo. A cirurgia foi realizada em Roma, no Hospital Infantil Bambino Gesu há uma semana, e o paciente está em boa recuperação.

O jovem sofre de uma doença conhecida como Síndrome de Duchenne, que provoca uma distrofia muscular progressiva, podendo afetar seriamente o coração. Por esta razão, não é permitido que ele faça parte da lista de espera por doações de órgãos.

De acordo com o cardiologista responsável pela operação, Dr. Antonio Amodeo, este implante de coração artificial não é temporário, como todos os demais até então, mas sim permanente, dando uma nova expectativa de vida para o paciente, de 20 a 25 anos.

O garoto, que não teve o nome divulgado, passou por uma cirurgia de 10 horas na semana passada, ficou um período na UTI, mas agora se recupera bem, conta o site Telegraph.

O coração pesa cerca de 90g e funciona com energia elétrica e o bombeamento de sangue é feito hidraulicamente, ficando localizado totalmente dentro do tórax, a fim de que os riscos de infecção sejam os menores possíveis. O coração-robô possui um plug atrás da orelha do garoto, que se conecta a uma bateria que o paciente carrega na cintura. A bateria é carregada durante a noite, assim como um celular, conta o Dr. Amodeo.

O médico termina dizendo que este caso abre um excelente precedente para crianças com problemas cardíacos, já que as filas para doações são enormes. Além do fato de ter sido a primeira vez que o procedimento foi realizado em uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário