sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dirigentes de entidades preocupados com novas propostas de avaliação dos programas de residência médica

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes, participou nesta quarta-feira (6) de reunião com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Bucci, para debater o marco regulatório da residência médica. Uma minuta de um decreto apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) prevê mudanças na prática das avaliações nos processos de renovação, fiscalização, autorização e abertura de novos programas de residência, além de alterar a atual composição da Comissão Nacional de Residência Médica, responsável por essas avaliações. A minuta do decreto também descaracteriza o controle da residência médica, realizado exclusivamente por médicos, e inclui novos membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde(CONASEMS) na comissão.

Representantes da FENAM, bem como do Conselho Federal de Medicina, manifestaram, durante a reunião, a preocupação das entidades médicas em relação ao assunto e vão apresentar sugestões para que a qualidade do ensino médico do país não seja prejudicada com a adoção de novas regras. Cid Carvalhaes informou que representantes do Ministério da Educação se mostraram receptivos às preocupações e sugestões das entidades médicas.

"A FENAM está sempre vigilante em todos os passos da formação médica. Essas modificações propostas pelo MEC, trazem algumas preocupações e muitos desconfortos. Então, o objetivo foi manifestar nossas preocupações à secretária e abrir um espaço de diálogo. A reunião é o início de um processo e queremos que este debate continue, que se aprofunde, se aperfeiçoe e que, no final de tudo isso, tenhamos um avanço no processo da residência médica do país", disse Cid Carvalhes.

O encontro também contou com a presença da Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Maria do Patrocínio, do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, e de diretores da Associação Brasileira de Ensino Médico e de hospitais de residência.

Fonte: FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário