segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Implante fará rapaz voltar a ouvir

Fonte: Paraná On Line.

O paciente do Hospital de Clínicas de Curitiba (HC), Jonathan Carvalho Veloso, de 18 anos, que passou pelo primeiro implante coclear realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, teve o aparelho ligado na manhã de hoje (14). O implante coclear é um procedimento realizado em pessoas com surdez severa. Veloso não vai escutar e falar com naturalidade de imediato. De acordo com os médicos, a previsão é que isso ocorra dentro de seis meses a um ano.

“Temos que pensar nele como uma criança recém-nascida. Ele vai aprender a falar, ouvir e entender gradativamente”, explicou o médico otorrinolaringologista do HC e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rogério Hamerschmidt. O implante coclear (a cóclea se localiza no ouvido, atrás do labirinto) pode ser feito em casos de surdez severa, em pacientes que nasceram surdos ou, ainda, naqueles que perderam a audição durante a vida. O aparelho é ligado cerca de um mês após a cirurgia. Não é uma novidade, pois foi criado fora do Brasil em 1957. Porém, só começou a ser feito no país em 1990, em Bauru (SP). No Paraná, é realizado há alguns anos, mas somente de forma particular ou por convênios. O aparelho custa em torno de R$ 60 mil.

A partir de agora, Veloso passará por um tratamento com uma equipe de fonoaudiólogos, médicos e psicólogos, tudo pelo SUS. Ele também será submetido a mapeamentos periódicos do aparelho, com modificações de volume, para adaptação. O pai do rapaz, o motorista José Veloso, comemorou. “Temos muita esperança que ele volte a falar e ouvir logo, pois ele é persistente, quer muito isso. Acreditamos que a recuperação será muito rápida, ele é inteligente”, disse o pai. O rapaz é o filho mais velho do casal (a mãe é a dona de casa Andrea Veloso).

No Hospital Pequeno Príncipe (HPP) também foi realizado em janeiro deste ano outro implante coclear, pelo SUS, em uma criança de três anos. O SUS liberou uma cirurgia por mês em cada hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário