terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Paraná tem 390 casos de dengue em um mês

AE Notícias / Paraná On Line

A Secretaria da Saúde divulgou ontem o novo informe semanal da dengue, que traz a notificação de 3.484 casos da doença em quatro semanas. Destes, 390 casos foram confirmados em 21 municípios, sendo 375 casos autóctones e 15 importados.

O município de Jacarezinho é o que apresenta o maior número de casos confirmados autóctones (197), seguido por Londrina (142). O informe completo está disponível no site www.dengue.pr.gov.br.

O aumento de casos confirmados em relação ao informe anterior - que trazia apenas 49 ocorrências - se deve à atualização dos resultados dos exames laboratoriais.

Quando há suspeita de dengue, o caso é notificado à autoridade sanitária e o doente é tratado para que não haja risco de complicações. O exame para a confirmação da dengue só é feito do sexto ao 15.º dia após o início dos sintomas, e leva em torno de 48 horas para ficar pronto.

“Estamos trabalhando em Jacarezinho desde a primeira semana, com treinamento dos agentes de endemias, orientação dos profissionais de saúde e reforço na aplicação do “fumacê”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

A situação em Londrina também é grave. O município foi o que mais notificou casos da doença em quatro semanas (1.164). Destes, foram confirmados 142 casos autóctones, sendo cinco graves, mas com evolução para a cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário