terça-feira, 19 de abril de 2011

Vacinação contra gripe começa na próxima semana

Via O Estado do Paraná.

A partir da próxima segunda-feira (25), a prefeitura de Curitiba inicia mais uma campanha de vacinação contra a gripe. A novidade deste ano é que foi incluída no grupo que recebe vacinas crianças de seis a 23 meses e ainda gestantes, além de idosos maiores de 60 anos. Esta é a 13.ª edição da campanha, que até 2009 era exclusiva para idosos.

De acordo com a chefe de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Karin Luhm, a vacina é específica para três tipos de vírus que circularam com mais frequência durante o ano. “Curitiba participa do monitoramento mundial da gripe. Foram colhidas amostras de pessoas que estavam gripadas e posteriormente encaminhada para confirmar quais os vírus as infectaram”, informa.

Luhm conta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lança uma recomendação aos fabricantes da vacina quando estão com os resultados em mãos. “A OMS faz isso porque sempre dá diferença de ano para ano. Para 2011, os três componentes serão dos vírus do AH1N1, AH3N2 e influenza b. Crianças menores de 2 anos e com no mínimo seis meses de vida, idosos e gestantes apresentam maior predisposição a serem infectados por estes vírus. Por esta razão, ampliamos os grupos a serem vacinados”, explica.

A médica alerta ainda que é preciso todo cuidado para que a gripe não evolua para um quadro clínico mais grave. “Normalmente o vírus da gripe tem a tendência de causar um quadro respiratório mais preocupante do que um resfriado comum. A maioria das pessoas fica com febre, de cama, abatidas. Porém, alguns casos podem se transformar em pneumonia. Quando isso ocorre, é preciso todo cuidado, pois se não for cuidado direito, pode resultar em óbito”, alerta.

Ao todo, são 300 mil doses a serem distribuídas. A campanha vai do dia 25 de abril a 13 de maio. No dia 30 deste mês, a SMS vai abrir mais de 20 unidades de saúde para facilitar a campanha. Será feito ainda vacinação em outros lugares, como supermercados. A vacinação é gratuita. Contraindicação apenas se a pessoa tiver uma alergia violenta a ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário