terça-feira, 3 de maio de 2011

Caminhada pela saúde reune médicos e trabalhadores do setor em Natal

Foto: divulgação/FENAM
Munidos com faixas, bandeiras e microfone, os médicos saíram da concentração em frente à Associação Médica e seguiram até o hospital Walfredo Gurgel

Apesar da chuva que caiu durante a manhã deste domingo, primeiro de maio, em Natal, a caminhada promovida pelo Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte em favor da saúde contou com grande participação da classe médica e trabalhadores do setor. O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, e outros dirigentes da Federação participaram do evento.

Munidos com faixas, bandeiras e microfone, os médicos saíram por volta das 9 horas da concentração em frente à Associação Médica e seguiram em caminhada até o hospital Walfredo Gurgel.

Em frente ao hospital, os médicos e representantes de sindicatos da área de saúde proferiram seus discursos de mobilização e alerta para os gestores e para toda a sociedade, na luta em busca de melhorias para a saúde pública. "Essa luta não é apenas minha ou dos médicos, mas de todos nós, cidadãos, que precisam de respeito e dignidade", disse o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes, em seu discurso chamou atenção da população para o trabalho médico. "Chegou a hora de dizermos em alto e bom som, os profissionais da saúde não fogem do trabalho, não são mercenários, nós exigimos apenas as mínimas condições para atender a demanda do nosso povo, em contrapartida a irresponsabilidade dos gestores". Ele reivindicou ainda a preservação da dignidade dos paciente e respeito a todos os profissionais da saúde.

Na sequência, os participantes da caminhada seguiram até o Parque das Dunas, onde foi servido um café da manhã, ao som de Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz.

Além dos médicos e trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte, participaram também da caminhada representantes de conselhos regionais de medicina e odontologia, presidentes de sindicatos médicos de todo o Brasil, membros da diretoria executiva da FENAM, o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, e o senador Paulo Davim.

A caminhada foi uma realização do Sindicato dos Médicos do RN, em parceria com o Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato dos Odontologistas (SOERN), Sindicato dos Técnicos de Radiologia (SINTAR) e Sindicato dos Profissionais de Enfermagem (SIPERN).

Fonte :  SINMED e FANAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário