sexta-feira, 3 de junho de 2011

FENAM participa na Espanha do IV FIEM

A Federação Nacional dos Médicos, através de seu presidente, Cid Carvalhaes, do II vice-presidente, Eduardo Santana, e do secretário geral, Mario Antonio Ferrari, que também é presidente do SIMEPAR, participa, na cidade de Cordoba, na Espanha, do IV Forum Ibero Americano de Entidades Médicas.

O evento, que termina no dia 3, é organizado pelo Conselho Geral das Faculdades de Medicina e do Colégio de Médicos de Córdoba, com a participação da Ordem dos Médicos de Portugal e Confederação Médica da América Latina e do Caribe (CONFEMEL).

Fluxos migratórios

Em 2010, foram cerca de 6.000 aprovações de títulos para estrangeiros graduados em medicina, o que significou mais de 5.000 extras, e destes, cerca de 1.200 foram provenientes da Colômbia. Os dados sobre os fluxos migratórios serão um dos assuntos analisados no IV Encontro Iberoamericano de Entidades Médicas, que também procurará avançar em outras questões como o licenciamento universal e o futuro dos profissionais de segurança social. Transmitir a experiência do Programa de Atenção Integral Médica (PAIME) também faz parte dos principais objetivos do IV FIEM.

Durante o evento, os participantes têm ainda a oportunidade para rever um serviço emblemático no sistema de saúde da Espanha como a atual organização do modelo de transplante de mão, de responsabilidade do diretor da Organização Nacional de Transplantes (ONT), Rafael Matesanz.

O encontro também prevê a ratificação, por todos os participantes do FIEM, de um manifesto em defesa do licenciamento universal.

Outros temas incluídos no programa são a formação científica e profissional, o desenvolvimento, a validação e a acreditação.

A Espanha tem uma possibilidade, com esse evento, de se estabelecer como uma ponte entre a Europa e os países da América Latina, nessas e em outras questões como a proteção social e a atenção integral para o médico enfermo.

Fonte: FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário