terça-feira, 16 de agosto de 2011

Médicos dos CMUM’s de Curitiba iniciarão greve na próxima segunda-feira

Os médicos e médicas dos Centros Municipais de Urgência Médicas de Curitiba realizaram nesta segunda-feira, 15, uma assembléia e deliberaram pela paralisação parcial do serviço a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto. A mobilização está sendo organizada pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR. A paralisação por tempo indeterminado tem por objetivo a melhoria da remuneração e das condições de trabalho dos médicos nos CMUM’s.

São cerca de 900 médicos que trabalham nesses centros, responsáveis por boa parte do atendimento de urgência e emergência da cidade. Trabalham num ambiente de muita pressão, pela própria natureza do serviço. Condição agravada pela sobrecarga de trabalho, insegurança, ingerência ética, salários baixos e valores diferentes pagos para a mesma função, entre outros problemas.

Nas últimas semanas, dirigentes do SIMEPAR visitaram os oito CMUM’s e se reuniram com os médicos nos seus locais de trabalho. A situação verificada foi preocupante. Muitos médicos realizam múltiplas jornadas de trabalho. As escalas de trabalho não chegam a ser preenchidas por falta de médicos, pois muitos deles se recusam a trabalhar nessa situação.

A paralisação que começa na próxima segunda-feira deverá ser de no máximo 70% dos médicos, respeitando a lei, por se tratar de serviço essencial. Os médicos vão organizar escalas e na medida do possível se revezar no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário