quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SIMEPAR comemora 80 anos do Sindicalismo Médico no Paraná

Em 1931, com a Lei de Sindicalização criada no governo de Getúlio Vargas, alguns médicos paranaenses passaram a debater a organização de classes através de sindicatos e enviaram representantes para participar do I Congresso Médico Sindicalista. Os acontecimentos resultaram na fundação, no mesmo ano, do Sindicato Médico do Paraná.

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná irá comemorar os 80 anos da fundação do primeiro Sindicato Médico no Estado no próximo dia 21 de outubro. Para marcar essa data, o SIMEPAR realizará um debate sobre as estratégias do SUS e lançará um selo comemorativo homenageando o Médico Octávio da Silveira, pioneiro do movimento médico no Paraná e um dos fundadores do primeiro sindicato.

O Debate sobre as estratégias do SUS terá a participação do Dr. Adriano Massuda, Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde e diretor licenciado do SIMEPAR; do Dr. Cid Carvalhaes, Presidente da Federação Nacional dos Médicos – FENAM; e do Dr. Mario Antonio Ferrari, Presidente do SIMEPAR e Secretário Geral da FENAM.

O debate será realizado no Alta Reggia Plaza Hotel, Rua Dr. Faivre, 846, Curitiba, no dia 21 de outubro, às 19:30h.

Professor Dr. Octávio da Silveira

O selo homenageando o Professor Dr. Octávio da Silveira não foi motivado somente por ele ter sido um dos inspiradores e incentivadores do movimento sindical médico no estado, mas por tudo que o mesmo representou para a sociedade paranaense e brasileira. E, ao falarmos do Professor Octávio da Silveira, não relembramos apenas o médico dedicado e de capacidade reconhecida por todos, mas também o intelectual, o pesquisador, o professor universitário e o político atuante.

E ao homenagear personagem tão rica de significação, estamos prestando uma homenagem a todos os médicos paranaenses, em seu dia. Também estamos apontando às novas gerações de profissionais um exemplo digno a ser seguido.

Em 1931, quando das discussões para a criação do Sindicato Médico do Paraná, a partir da Universidade do Paraná, hoje UFPR, o movimento tinha entre seus líderes o professor Octávio da Silveira. E foi ele quem elaborou o projeto de estatuto da nova entidade sindical que aprovado por unanimidade estabelecia, entre outros tantos pontos: 1) Adoção do Código de Ética Médica aprovado pelo I Congresso Médico Sindicalista Brasileiro; 2) Regulação da remuneração dos serviços médicos; 3) Combate ao curandeirismo, ao charlatanismo e a prática desonesta da medicina; 4) Promoção junto aos poderes públicos da regulamentação do processo de habilitação dos médicos; 5) Dedicação às questões de ensino médico brasileiro; 6) Instituição de meios de assistência previdenciária e; 7) Defesa profissional de seus membros e o amparo judiciário da classe. Destaque-se, entretanto, que o homenageado brilhou em todos os setores. Conforme artigo do professor Ehrenfried o Wittig da UFPR.

Ele foi o fundador do primeiro hospital psiquiátrico do Paraná, que hoje é denominado Hospital Nossa Senhora da Luz. Em 1935 foi eleito o deputado federal mais votado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário