terça-feira, 29 de novembro de 2011

Medicina da Família: presidente da FENAM aponta temas que precisam ser debatidos para melhorar gestão do ESF

O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, participou na última sexta-feira (25) do I Encontro das Câmaras Técnicas de Medicina de Família e Comunidade (MFC) e II Fórum de Medicina de Família e Comunidade do CFM . Os dois eventos balizaram debates sobre questões que atingem o exercício da especialidade de Medicina de Família e Comunidade no País, como por exemplo o Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF)

O dirigente explicou que o ESF é um dos mais avançados e arrojados programas para atender a demanda da população brasileira, entretanto, deixa algumas lacunas preocupantes. Entre elas, a formação dos profissionais, o provimento, a forma de inserção dentro das equipes, definição clara das competências das equipes e do médico, formas de contratação dos profissionais e estrutura básica de atendimento.

"É um programa fantástico, altamente diferenciado, que, sem dúvida, representa um ponto enorme de avanço na atenção à saúde da população, solidificando a atenção básica, mas que precisa de uma série de adequações para que tenha a eficiência que se espera", ressaltou o dirigente.

Em entrevista à Rádio FENAM, Carvalhaes também citou o papel do estado para garantir a eficiência do programa. Confira!

Fonte: FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário