quarta-feira, 28 de março de 2012

Terapia bloqueia avanço da aids

Matéria do Jornal Gazeta do Povo.

Coquetel de remédios reduz chances de infecção. Profilaxia é indicada para profissionais de saúde e vítimas de violência sexua

Muitas pessoas não sabem, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece um tratamento preventivo contra aids para quem sofreu exposição involuntária ao vírus HIV. O procedimento se chama Profilaxia Pós-Exposição ou Qui­mioprofilaxia e combina uma série de remédios para evitar a multiplicação do vírus no organismo, podendo até anulá-lo. De acordo com o Ministério da Saú­­de, o tratamento dura 28 dias e deve ser iniciado em até 72 ho­­ras após o contato com o HIV, preferencialmente nas primeiras quatro horas. Porém, é adotado somente em casos específicos e após avaliação médica rigorosa em virtude dos efeitos colaterais e do risco de o organismo desenvolver resistência aos remédios.

Segundo o Departamento de Doenças Sexualmente Trans­­missíveis (DST), Aids e Hepatites Virais do ministério, 13,7 mil procedimentos de quimioprofilaxia foram realizados no país no ano passado. Desse total, a maioria (9,1 mil) atendeu casos de infecção ocupacional entre profissionais de saúde, ou seja, acidentes de trabalho envolvendo material biológico (sangue) de soropositivos.

Continue lendo no Portal da Gazeta do Povo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário