quinta-feira, 19 de abril de 2012

SIMEPAR questiona Unimed sobre exigência de liberação de exames e procedimentos

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná oficiou a Unimed Curitiba solicitando esclarecimentos sobre a modificação no processo de solicitação e liberação de exames por parte da Cooperativa. A recente adoção do chamado Autorizador Eletrônico impõe aos médicos cooperados a necessidade de adequação ao novo sistema e capacitação de pessoal para operá-lo, o que aumenta os custos operacionais dos consultórios.

O Sindicato argumenta que a única norma a tratar sobre o assunto especifico é a Resolução Normativa 153 da ANS, datada de 28 de maio de 2007. Esta RN estabelecia prazos para a implantação do sistema, mas os prazos já se esgotaram em 2008 e portanto não foram cumpridos.

Argumenta também que os novos procedimentos orientados pela cooperativa oneram sobre maneira, do ponto de vista econômico e sobrecarregam o trabalho de todos os médicos cooperados que possuem consultórios ou clínicas, estes já em situação econômica adversa, devido aos baixos valores aplicados referente aos honorários médicos.

Agora, o SIMEPAR irá aguardar a resposta da UNIMED na perspectiva de que a modernização dos procedimentos não pode ser feita às custas da sobrecarga e do aumento dos custos para os médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário