sexta-feira, 18 de maio de 2012

Músico morre em Curitiba após esperar leito por 35 horas

Matéria do Jornal Gazeta do Povo

Emerson Antoniacomi havia sofrido um AVC e aguardava atendimento no Centro Municipal de Urgências Médicas do Boa Vista

O músico e produtor Emerson Antoniacomi, 40 anos, faleceu na noite de ontem, no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, com diagnóstico de morte cerebral. Após passar pelo menos 35 horas esperando no Centro Municipal de Urgências Médicas (CMUM) do Boa Vista por um leito de UTI, Emerson teve seu quadro agravado e chegou ao hospital com poucas chances de sobrevivência.

Segundo o produtor cultural e amigo Virgílio Milleo, o músico chegou ao estúdio onde trabalhavam para uma reunião na última terça-feira à noite e de repente começou a sentir dores de cabeça, pressão baixa e desmaiou. O Samu foi chamado e Emerson foi encaminhado para o CMUM do Boa Vista, onde a equipe de atendimento diagnosticou o quadro de acidente vascular cerebral e a necessidade de uma cirurgia de emergência.

Anderson Carlos Anto­­niacomi, irmão do músico, conta que a família passou toda a quarta-feira buscando uma vaga em hospitais públicos e particulares, enquanto Emerson permanecia internado na unidade 24 horas. Ele alega que a demora em encontrar um leito foi determinante para a morte do irmão.

O assessor especial de gestão do gabinete do prefeito de Curitiba, Matheos Chomatas, reconhece que o tempo de espera foi acima do normal para um caso de AVC. “O problema é recorrente. Temos leitos, mas temos que suprir as carências das demais cidades do estado, da RMC e do interior. Além disso, temos falta de profissionais, o número não é suficiente, principalmente na questão da urgência.”

Chomatas disse que, apesar da demora, o caso de Emerson era aparentemente estável. “Ficamos aguardando uma vaga na UTI e a disponibilidade de um neurocirurgião, o que não aconteceu antes”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário