terça-feira, 12 de junho de 2012

Médicos param HC e fazem passeata vestidos de luto contra MP 568



Os médicos servidores públicos federais do Hospital de Clínicas da UFPR paralisaram as atividades hoje como parte do movimento nacional contra os efeitos da Medida Provisória Nº 568/2012 sobre os seus vencimentos e carga horária de trabalho. Os médicos realizaram uma assembleia geral e depois saíram em passeata do Hospital de Clínicas até a Praça Santos Andrade, onde fica o prédio histórico da Universidade.

Os médicos se vestiram de luto e usaram narizes de palhaço brancos em alusão à medicina e à paz. Cerca de 300 médicos participaram da passeata que também teve participação dos médicos veterinários da UFPR, dos estudantes de medicina e de servidores técnicos administrativos que estão em greve desde esta segunda-feira.

A Medida Provisória 568 trata de reajustes para carreiras federais em várias áreas. Para os médicos, uma das consequências é reduzir à metade os vencimentos. O que hoje é pago por uma jornada de 20 horas semanais passará a ser o valor pago a quem trabalha o dobro, ou seja, a jornada de 40 horas. A medida também altera o cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade reduzindo os valores pagos.

Agora os médicos vão acompanhar o resultado da reunião da comissão mista do Congresso que será realizada na tarde de hoje para apresentar o relatório sobre a MP. A expectativa dos médicos é que sejam suprimidos os artigos 42 a 47, 86 e 87 e alíneas I e II do artigo 105. Os médicos decidiram paralisar as atividade novamente na sexta-feira e realizar uma nova assembleia às 8:30 horas para deliberar sobre a possibilidade de greve por tempo indeterminado, conforme orientação nacional.

Durante a passeata, os médicos distribuíram comunicados a população. Leia o texto abaixo:

Vamos à luta, em defesa da Saúde Pública!

Nós médicos servidores públicos federais do Hospital de Clínicas da UFPR, do Ministério da Saúde, da FUNAI, do INSS e de outros órgãos públicos federais estamos na luta em defesa da Saúde Pública.

Nosso protesto é contra os efeitos da MP 568/2012 que reduz pela metade nossos vencimentos e dobra a nossa jornada de trabalho de 20 para 40 horas semanais, além de reduzir os valores de insalubridade e periculosidade.

Entendemos que a MP traz a determinados setores do funcionalismo benefícios que devem ser mantidos e até ampliados. Entretanto a medida prejudica os atuais e futuros servidores médicos tornando a carreira de servidor cada vez menos atrativa.

As perdas atingem, inclusive, aposentados (e pensionistas), que tanto já se dedicaram ao serviço público, enfrentando baixos salários e condições de trabalho adversas.

Nossa luta é por um plano de cargos, carreiras e vencimentos que fixe os médicos no serviço público, proporcionando tranquilidade e segurança para que possamos exercer a medicina em benefício de toda a população.

Nossa luta é por uma carreira de estado como a dos magistrados e procuradores, que leve médicos aos municípios mais distantes, resolvendo a falta de assistência no interior do País.

Nossa luta é pelo financiamento adequado do Sistema Único de Saúde, que é um sistema muito avançado, mas agoniza no abandono e no sub financiamento.

Por tudo isso, pedimos a todos que se juntem a nós médicos nessa luta. A saúde pública, mais do que nunca, precisa de cuidado.

Acesse: http://contramp568.blogspot.com.br/

Ligue para a Câmara e para o Senado e peça para os parlamentares tirarem da MP 568/2012 os artigos 42 a 47, 86 e 87 e alíneas I e II do artigo 105.
Câmara: 0800 619619 - Senado: 0800 061 2211

A ligação é grátis!

Médicos Servidores Federais
Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário