sexta-feira, 15 de junho de 2012

Médicos do HC da UFPR fazem balanço das mobilizações contra MP 568

Os médicos do Hospital de Clínicas da UFPR realizaram na manhã desta sexta-feira (15) uma assembleia geral em que foram analisados os resultados das mobilizações dos médicos contra os efeitos da Medida Provisória Nº 568/2012 e os desdobramentos da tramitação da MP no Congresso Federal.

Participaram da assembléia o presidente do CRM, Alexandre Bley; o presidente da AMP, João Carlos Baracho; os diretores do SIMEPAR, Darley Wollmann e Claudia Aguilar; o reitor da UFPR, Zack Akel, além de representantes dos médicos veterinários.

A avaliação dos presentes foi de comemoração pela retirada dos artigos que reduziam os salários e aumentavam a carga horária dos médicos e médicos veterinários do texto da MP no relatório da comissão mista do congresso. Todos avaliaram que a forte mobilização dos médicos foi o fator que influenciou os parlamentares e o próprio governo no sentido de preservar os direitos dos profissionais.

A participação dos médicos do Paraná no movimento nacional também foi muito elogiada visto que o HC foi o primeiro hospital a suspender as atividades paralisando por quatro dias, causando forte impacto na imprensa nacional.

Além disso, os médicos manifestaram em diversas falas a necessidade de manutenção da mobilização na luta por um plano de cargos, carreiras e vencimentos e de uma carreira de estado para os médicos que sejam atraentes e fixem os profissionais no serviço público federal. Os riscos de precarização dos hospitais escola em função da criação Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares também foram apontados com preocupação pelos presentes.

Apesar de terem decidido pelo fim das paralisações neste momento, os médicos decidiram manter a comissão de mobilização vão se reunir nas próximas semanas para encaminhar os debates e mobilizações futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário