sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Confira as propostas da área da saúde dos candidatos a Prefeito de Curitiba

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (SIMEPAR) elaborou o documento “Em defesa da Saúde e do direito à Vida”, que consiste na pauta dos médicos para a administração pública municipal de Curitiba. O documento foi protocolado junto aos candidatos e suas respectivas assessorias.

O candidato Gustavo Fruet enviou como resposta suas propostas da área, algumas das quais vem de encontro à pauta dos médicos, como: “Implantar centros de especialidades médicas para expansão das consultas e exames especializados para diminuir as longas filas e tempo de espera existente atualmente em diversas especialidades médicas. Dar prioridade para atenção básica e preventiva. Garantir a acessibilidade com segurança e autonomia nos espaços, nos mobiliários e nos equipamentos urbanos, gerando menor risco de acidentes Valorizar e aperfeiçoar os Planos de cargos e salários dos servidores públicos da área da saúde com permanente capacitação. Fortalecer a gestão democrática e participativa da Saúde, garantindo a articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos de saúde (Conselho Municipal e Conselhos Locais).”

Na oportunidade em que o documento do SIMEPAR foi protocolado em mão diretamente ao candidato pelo diretor do SIMEPAR, Dr. José Valêncio Maciel de Almeida, Fruet leu e afirmou que concordava com todos os pontos e que se comprometia a debater com o SIMEPAR o atendimento das reivindicações.

O Candidato Ratinho Jr. se comprometeu com alguns pontos e os incorporou em seu programa como “Ampliação e organização do acesso, monitoramento e melhoria da qualidade da assistência de média e alta complexidade nos âmbitos ambulatorial e hospitalar. Ampliação do número de leitos hospitalares de modo a atender a demanda de usuários do Sistema Único de Saúde; Desenvolver a Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. Promover as ações de incentivo ao aleitamento materno. Ampliar as ações do Comitê Municipal de Mortalidade Infantil. Ampliar as ações do Programa de Crescimento e Desenvolvimento; e Implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para Médicos – PCCV da FENAM, no âmbito da administração pública desse município.”

Os demais candidatos não responderam ao SIMEPAR, mas analisamos os planos de governo. Apesar de contarem com poucas propostas relativas diretamente aos médicos, vale ressaltar alguns pontos.

A candidata Alzimara Bacellar propõe: “Fortalecer a luta pela ampliação dos recursos federais para a Saúde. Participar ativamente da implantação em Curitiba do Programa de atendimento domiciliar “Melhor em Casa“ do governo federal. Apoiar a ampliação das experiências de Atendimento Domiciliar com vistas a facilitar a vida das pessoas, na maioria idosas, que são acometidas de doenças graves e têm dificuldades de locomoção. Apoiar o fortalecimento do Programa de Saúde da Família, para atingir 100% de cobertura na cidade. Apoiar projeto de iniciativa popular exigindo que no mínimo 10% do orçamento da União sejam destinados para a Saúde Pública.”

O candidato Avanilson tem extensa proposta na área da saúde. Cabe ressaltar: “Investir 20% de orçamento exclusivamente na saúde pública de Curitiba; Saúde é direito de todos e dever do Estado! Pelo acesso universal e de qualidade à saúde! Exigimos um sistema de saúde público, exclusivamente estatal, sob o controle dos trabalhadores, gratuito e de qualidade para todos. Pela efetivação dos princípios do SUS; Controle popular sobre a gestão e os gastos, com fim das privatizações! Nenhuma verba pública para os hospitais privados ou filantrópicos; Pela construção e implementação do plano de cargos e salários do SUS, com financiamento tripartite! Por uma saúde pública, estatal e laica! Pela legalização e regulamentação do aborto. Redução da jornada de trabalho! Carga horária de no máximo 30 horas semanais, sem redução de salário para todos os trabalhadores do setor saúde!”

No programa do Candidato Bruno Meirinho protocolado no TER não há propostas específicas para saúde. No site do candidato, constam algumas propostas. Cabe ressaltar: “Sem privatizações nem terceirizações. Saúde preventiva, com o fim das filas e da falta de profissionais nos postos de saúde.”

O Candidato Luciano Ducci, na área da saúde, inclui o seguinte texto em seu programa protocolado no TER: “Promover a adoção de estilos de vida saudáveis para diminuir a prevalência de fatores predisponentes e causais de doenças e melhorar os níveis de saúde da população. Prevenir a ocorrência de agravos, danos e riscos à saúde da população e o diagnóstico precoce de doenças crônico degenerativas, diminuindo a mortalidade infantil, a mortalidade materna, o número de mortes evitáveis e os anos potenciais de vida perdidos por causas externas. Melhorar as condições de assistência à saúde da população ampliando as ações, com qualidade, em todos os níveis de atenção, gerando aumento da satisfação dos usuários com os serviços.”

O Candidato Rafael Greca, entre suas propostas, inclui: “Pacto Municipal da Saúde: inclusão de cem por cento da demanda no serviço público curitibano de saúde. Cartão Saúde Cidadão. Programa Saúde da Família para toda a cidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário