segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comissão da Residência Médica avalia hospitais em todo o Brasil

A Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM) esteve reunida, entre os dias 7 e 8, no Ministério da Educação, para avaliar a situação em que se encontram os hospitais de todo o Brasil. O secretário de formação profissional e residência médica da FENAM, Jorge Luiz Eltz Souza, representou a entidade na ocasião.

“O objetivo é analisar se as residências estão de fato funcionando da melhor forma possível. Caso não haja estrutura, ensino de qualidade e profissionais para auxiliarem o residente, haverá com toda certeza o descredenciamento do hospital”, explicou.

O hospital que não estiver dentro dos padrões exigidos pelo MEC, será notificado e terá um prazo, de aproximadamente 120 dias, para colocar em ordem a residência médica.

O secretário ainda assegurou que a análise da Comissão não compromete o médico residente. “Caso o hospital seja descredenciado, haverá a transferência dos residentes para outro, sem prejuízo. Queremos qualidade de trabalho e não vamos permitir mão de obra barata”.

A maioria dos casos estudados pela Comissão atendeu ao controle de qualidade determinado. Os hospitais que tinham sido notificados a fazer alterações, já estão resolvendo os problemas e obtendo resultados positivos.

Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)

A CNRM tem por função formular e executar a política nacional de formação de especialistas através da elaboração de normas gerais de organização dos programas de residência Médica; da definição de critérios para a distribuição de vagas de Residência Médica no território nacional; do primeiro credenciamento e julgamento de recursos de questões não resolvidas nos âmbitos das Comissões Estaduais de Residência Médica.

A CNRM é composta por representantes do Conselho Federal de Medicina, da Federação Nacional dos Médicos, da Associação Médica Brasileira, da Associação Nacional dos Médicos Residentes, do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, da Comissão de Especialistas de Ensino Médico do Ministério da Educação e da Associação Brasileira de Educação Médica.

Fonte : Falamédico

Nenhum comentário:

Postar um comentário