segunda-feira, 25 de março de 2013

FENAM e CTB discutem imposto e unicidade sindical

Outras centrais sindicais serão procuradas para discutir os mesmos pontos e a partir disso caberá aos sindicatos e Federação a escolha da central.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, e o Secretário de direitos humanos, José Murisset se encontram na manhã de hoje, em São Paulo, com o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes. O objetivo do encontro foi discutir dois aspectos de relevância no que se diz respeito ao grau da organização sindical brasileira: imposto e unicidade sindical.

O presidente da Federação menciona a importância desses dois aspectos, "alguns sindicatos sobrevivem desse imposto, porém são sindicatos reais com representatividade, em relação a unicidade sindical, posso afirmar que a CTB está correta, pois temos que evitar a pulverização de criação de sindicatos".

Wagner Gomes aponta que as bandeiras da Central: plural, democrática e as de luta são primordiais para reforçar as conquistas políticas, "através de uma posição firme da CTB, e de uma consulta documentada vamos ampliar a participação dos sindicatos. Essa conquista é o nosso próximo desafio".

Na ocasião, ficou claro a Fenam está retomando uma parceria de 4º grau na organização sindical brasileira, "dessa forma vamos completar a nossa filiação desde a base até o topo, que começa pelos sindicatos, depois Federação (FENAM), confederação (CNTU) e a central sindical (no caso a CTB)", explicou José Murisset.

Primeiro, toda essa discussão passará por incentivos aos sindicatos filiados à Fenam para que os mesmos se sintam livres e façam uma escolha da central sindical que melhor for conveniente. "Entendemos que os sindicatos têm que se convencer para aderir a esta filiação para depois a Federação escolher a sua de forma definitiva".

Alguns sindicatos já são filiados a uma central, outros ainda discutem a possibilidade como o sindicato do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Ceará entre outros.

Outras centrais sindicais serão procuradas para discutir os mesmos pontos e a partir disso caberá aos sindicatos e Federação a escolha da central.

Fonte: FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário