segunda-feira, 15 de abril de 2013

SIMEPAR manifesta preocupação com estágios não remunerados para estudantes de medicina

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná recebeu com preocupação a notícia da existência estágios não remunerados para estudantes de medicina em hospitais de Curitiba. Segundo parecer da assessoria jurídica do Sindicato, é ilícita a contratação mediante o rótulo de estágio de estudantes que, na verdade, acabam exercendo suas funções sem contraprestação, sem supervisão e sem vinculação entre a aprendizagem teórica condizente com o nível de formação acadêmica e as atividades desempenhadas no suposto estágio.

Mas, antes de qualquer medida, a direção do Sindicato resolveu chamar os diretórios acadêmicos para discutir o assunto, e os relatos preliminares confirmaram as irregularidades. Segundo as estudantes ouvidas, os estágios são importantes para a formação, mas com a elevada procura pelas vagas, eles acabam não sendo remunerados e há até concursos para ingresso, com a cobrança de valores dos estudantes por supostos materiais didáticos, o que é incompatível com a essência prática das atividades do estágio.

Após a coleta de mais informações e as reuniões com todos os diretórios de estudantes de medicina de Curitiba, o SIMEPAR deverá encaminhar denúncia ao Ministério Público do Trabalho, Conselho Regional de Medicina e demais autoridades competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário