terça-feira, 14 de maio de 2013

Audiência debaterá a contratação de médicos estrangeiros

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e a de Seguridade Social e Família debaterão, nesta quarta-feira (15), a contratação e a entrada de médicos estrangeiros no Brasil. Os representantes das entidades médicas nacionais (FENAM, CFM e AMB) foram convidados a compor a mesa da audiência que será no Plenário 3, às 14h30.

O presidente da Federação, Geraldo Ferreira, convoca todos os dirigentes do movimento médico a somar forças em Brasília. "É hora de mostrarmos resistência contra mais um absurdo do Governo Federal", enfatizou.

O requerimento do debate foi proposto pelos deputados Damião Feliciano (PDT-PB) e Dr. Rosinha (PT-PR), diante dos últimos anúncios da pretensão de se facilitar a entrada de médicos estrangeiros no Brasil. A justificativa do governo é suprir a falta de profissionais no interior do país, nas periferias e nos programas de assistência básica.

"A categoria médica, entretanto, argumenta que existem médicos brasileiros suficientes e bem qualificados, que estão dispostos à irem para áreas de difícil acesso, desde que lhes sejam oferecidos boas condições de trabalho e qualidades de vida", afirmou Damião Feliciano.

Dr. Rosinha acrescenta que também é contestada a entrada desses profissionais estrangeiros no país sem que realizem o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida.

Foram convidados:
- o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira Filho;
- o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D'avila;
- o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso;
- representante do Ministério da Saúde;
- representante do Ministério das Relações Exteriores e
- a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza.

Fonte: FENAM / Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário