terça-feira, 16 de julho de 2013

Deputado Gilberto Martin visita SIMEPAR e entrega relatório de audiência pública sobre falta de médicos no interior

Da esquerda, Dr. Brasil Vianna, Dra. Claudia Aguilar, o Deputado Gilberto Martin, e os Drs. Sidon Oliveira, Murilo Schaefer, Darley Wollmann e José Valêncio Almeida
O Deputado Estadual Dr. Gilberto Martin participou da reunião de diretoria do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná nesta terça-feira, dia 16 de julho. Ele foi entregar o relatório produzido pelo seu mandato baseado nas palestras dos participantes da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná sobre a “Falta de Médicos no Interior”, ocorrida no dia 05 de junho deste ano.

O relatório contém um resumo de cada uma das apresentações feitas pelo Dr. João Carlos Baracho, presidente da Associação Médica do Paraná; Dr. Alexandre Bley, Presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná; Dr. Marco Antonio Teixeira, Procurador de Justiça da Procuradoria de Atenção à Saúde; Dr. Francisco Carlos Mouzinho de Oliveira, médico de saúde da família e professor da Universidade Federal do Paraná; e Dr. Mário Ferrari, diretor Financeiro da Federação Nacional dos Médicos e presidente licenciado do SIMEPAR.

Segundo o Deputado Gilberto Martin, a audiência pública e todas as conversas com os médicos e entidades médicas apontam para a necessidade de se construir uma carreira de Estado para o SUS em nível federal, e uma carreira própria para os médicos em nível estadual. Isso por que os municípios pequenos têm grande dificuldade para contratar esses profissionais de maneira legal, sem recorrer à terceirização, e principalmente de fixar esses profissionais para que trabalhem com segurança e tenham uma carreira atrativa.

O próximo passo, segundo o Dr. Gilberto, é elaborar o projeto de lei da carreira estadual dos médicos e para isso, ele pediu ao Sindicato que contribua na formatação do projeto que tem por ponto de partida a proposta de PCCV da Federação Nacional dos Médicos.

Segundo o Dr. Murilo Schaefer, presidente em exercício do SIMEPAR, esse esforço para construção de uma carreira própria para os médicos é muito importante, e poderá trazer muitos benefícios para os profissionais, mas principalmente, vai melhorar o atendimento à saúde da população do nosso Estado.

Para ler o relatório, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário