sexta-feira, 19 de julho de 2013

Médicos do Paraná realizam nova assembleia na segunda-feira e paralisação na terça

Os médicos do Paraná voltarão a se reunir em assembleia geral no dia 22 de julho, segunda-feira, a partir das 19 horas na Sede da Associação Médica do Paraná para discutirem a possibilidade da realização de uma greve por tempo indeterminado. E já no dia seguinte (23) realizam uma paralisação de 24h acompanhando o movimento nacional capitaneado pela FENAM, CFM e AMB. No Paraná, o movimento está sendo conduzido conjuntamente pelo SIMEPAR, Associação Médica do Paraná e Conselho Regional de Medicina, com apoio dos Diretórios de Estudantes de Medicina.

Os médicos protestam contra os vetos da lei do ato médico (Lei 12.842/2013)  e contra a medida provisória 621 (Mais Médicos). As medidas representam um duro golpe na carreira da medicina e vêm causando forte indignação nos profissionais.

Na assembleia realizada na última terça-feira, dia 16, os médicos deliberam por entrar em estado de greve, que serve como alerta da possibilidade iminente de paralisação.

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná oficiou os gestores públicos, os representantes dos empregadores, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público do Trabalho a respeito da mobilização da categoria, e da paralisação de vinte quatro horas no dia 23 de julho. Comunicou também que serão mantidos os atendimentos de urgência e emergência, conforme determina a legislação e que novas paralisações serão comunicadas oportunamente.

Portanto o SIMEPAR orienta os médicos que desejam aderir ao movimento do dia 23 que comuniquem seus pacientes, colegas de trabalho e chefias sobre a paralisação. Lembramos que qualquer represália por parte dos empregadores deve ser imediatamente comunicada ao Sindicato para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Os médicos têm pleno direito à greve desde que respeite a legislação.

Para o Dr. Murilo Schaefer, presidente em exercício do SIMEPAR, a adesão dos médicos ao movimento nacional deverá ser muito grande. "Vamos mostrar para sociedade que os médicos não são os vilões da saúde pública." Completou.

As informações sobre as atividades do dia 23, como manifestações públicas ou passeatas, serão comunicadas em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário