sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Médicos do Paraná entregam abaixo-assinado ao presidente do Senado

Dr. Murilo Schaefer participou da entrega das assinaturas ao presidente do Senado
Dirigentes das entidades médicas do Paraná entregaram nesta quinta-feira (8) ao presidente do Senado, Renan Calheiros, o abaixo-assinado com 42.511 assinaturas de médicos e cidadãos paranaenses contra a MP 621 (Mais Médicos) e também pedindo a retirada dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico (Lei 12.842/2013).

As assinaturas foram coletadas por médicos durante as paralizações realizadas nos dias 23, 30 e 31 de julho no Paraná, se estendendo até o dia 07 de agosto. Foram montadas barracas na Boca Maldita, nas Praças Tiradentes e Rui Barbosa, e até na feirinha do Largo da Ordem no último domingo. Dezenas de médicos se mobilizaram, mediram a pressão sanguínea da e conversaram sobre a situação da saúde pública como forma de esclarecer a população sobre as reivindicações.

O movimento foi organizado e conduzido pelo Sindicato dos Médicos no Estado do Parana – SIMEPAR, em conjunto com o CRM e Associação Médica do Paraná. Para o presidente em exercício do SIMEPAR, Dr. Murilo Schaefer, os médicos do Paraná deram uma grande prova de força e unidade. “Estamos na luta e temos notado um forte apoio da população na defesa da Saúde Pública e da carreira da medicina”, completou.

O presidente do Senado lembrou que o Congresso Nacional terá reunião no próximo dia 20 para examinar vetos realizados pela presidente Dilma Rousseff em Leis aprovadas Parlamento. Na sessão, poderão ser discutidos pontos suprimidos pelo Executivo na Lei do Ato Médico, que tramitou durante quase 12 anos na área legislativa e teve inúmeras audiências públicas com as várias profissões de saúde. Entre os artigos vetados está a exclusividade dos médicos na formulação do diagnóstico de doenças.

Participaram da entrega das assinaturas o presidente em exercício do Sindicato dos Médicos no Paraná, Murilo Schaefer, o presidente do CRM PR , Alexandre Bley, os conselheiros do CRM-PR Alceu Fontana Pacheco Junior (corregedor-adjunto) e Carlos Goytacaz Rocha (tesoureiro); Luiz Ernesto Pujol (diretor de Defesa Profissional) e Fabiano Sponholz Araújo (advogado), representando a Associação Médica do Paraná.

Ato Público

As entidades médicas paranaenses participam nesta quinta-feira de ato promovido por entidades nacionais na Câmara dos Deputados contra as recentes medidas do governo para a área da Saúde. Participam do movimento representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM).

Com informações da Agência Senado e CRM PR, foto Luiz Wolf .

Nenhum comentário:

Postar um comentário