sexta-feira, 23 de agosto de 2013

SIMEPAR completa 39 anos de reorganização

O Dr. Octávio da Silveira
Nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, o SIMEPAR está completando 39 anos de sua reorganização que ocorreu em 1974, liderada pelos anestesiologistas, tendo a frente o Dr. Francisco Xavier Beduschi.

Embora o Sindicato dos Médicos no Estado do SIMEPAR tenha sido reorganizado na década de 70, ele é resultado de uma mobilização que teve início muito antes. O anseio pela união da categoria profissional começou a ser manifestado pelos médicos paranaenses nos primeiros anos do século XX. Em 1914, foi fundada a Sociedade de Medicina do Paraná e, em 1930, a Sociedade Médica dos Hospitais do Paraná, que representaram os primeiros passos para a sindicalização.

Em 1931, com a Lei de Sindicalização criada no governo de Getúlio Vargas, alguns médicos paranaenses passaram a debater a organização de classes através de sindicatos e enviaram representantes para participar do I Congresso Médico Sindicalista. O movimento tinha entre seus líderes o professor Octávio da Silveira (foto). Foi ele quem elaborou o projeto de estatuto do Sindicato Médico do Paraná, que foi fundado em 25 de outubro de 1931.

Mas hoje os médicos tem pouco o que comemorar. A medicina vem sofrendo duros golpes, e aos médicos tem sido imputada a culpa por diversos problemas que a população enfrenta no acesso à saúde; quando na verdade, a culpa é dos gestores. Como se não bastasse, as soluções apresentadas resultam no desrespeito aos profissionais e aos seus direitos.

Mas, “o que nos ataca, também nos une e nos fortalece”. Mais do que nunca os médicos percebem a importância do fortalecimento das suas entidades representativas. Esse sentimento é o que abastece a esperança de um futuro melhor para a saúde pública e para a medicina.

Fortaleça seu sindicato! Fique em dia com a Contribuição Sindical. São esses valores que sustentam a atuação do SIMEPAR e a Federação Nacional dos Médicos - FENAM.

Clique aqui e veja os detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário