quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CRM registra oito estrangeiros no PR e presidente renuncia em protesto

Matéria do Jornal Gazeta do Povo

Em protesto contra o programa Mais Médicos, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Alexandre Bley, renunciou ao cargo ontem. De acordo com nota do CRM-PR, a atitude foi tomada para que o dirigente não se visse obrigado a assinar os registros provisórios dos médicos formados no exterior que vão atuar no estado. Ontem, na primeira leva, oito registros foram concedidos. Entre o fim desta semana e a próxima segunda-feira, de acordo com a assessoria do CRM-PR, outros 12 serão liberados.

“Confesso que prefiro a vergonha da renúncia a ter que conviver com a vergonha de ter traído a minha consciência”, escreveu Bley em sua carta de renúncia apresentada durante a reunião plenária do conselho. O médico Maurício Marcondes Ribas assumiu a presidência do órgão.

A direção do CRM-PR vinha alegando que havia inconsistências na documentação enviada pelo Ministério da Saúde para solicitar os registros dos profissionais e por isso ainda não havia atendido aos pedidos. O posicionamento persiste, mas agora a direção da entidade alega que caberá ao governo federal a responsabilidade pela legitimidade da documentação.

Procurado ontem pela repor­tagem, o Conselho Fe­deral de Medicina (CFM) não se pronunciou sobre a renúncia do presidente do CRM-PR. Na última sexta-feira, o CFM divulgou nota em que orientava os conselhos regionais a liberar o registro provisório dos profissionais estrangeiros que vão atuar dentro do Mais Médicos.

Leia mais no Portal da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário