terça-feira, 8 de outubro de 2013

Reunião na Assembleia Legislativa do Paraná inicia debate para criação de carreira própria para médicos

Da esquerda, o Dr. Pujol, Dr. Mario Ferrari e os Deputados Gilberto Martin e Dr. Batista
Foi realizada nesta terça-feira, dia 08/10, na Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a primeira reunião para a criação de uma carreira própria para os médicos no Estado do Paraná.

A inciativa é deputado Gilberto Martin (PMDB) e foi acatada pela presidência da Comissão que é do Deputado Dr. Batista (PMN). Também participaram da reunião o Deputado Pedro Lupion, o presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná e diretor financeiro da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Mario Antonio Ferrari e o Vice-presidente do CRM PR e diretor da Associação Médica do Paraná, Dr. Luiz Ernesto Pujol.

Ao abrir a reunião, o Deputado Dr. Batista, saudou os presentes e elogiou a iniciativa do Deputado Gilberto Martin a em propor o debate e convidar as entidades médicas para contribuírem. Dr. Gilberto Martin falou sobre os projetos de lei que tramitam no congresso federal e sobre as contribuições das entidades médicas no debate.

O Dr. Mario Ferrari apresentou o modelo de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos elaborado pela FENAM em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas; e afirmou que além da carreira própria de estado, seria importante que a ALEP elaborasse legislação para contemplar também os profissionais que trabalham para os consórcios intermunicipais de saúde, nos marcos da CLT. Ele aproveitou a oportunidade e fez a leitura da Nota da FENAM de Alerta à População Brasileira (clique aqui e leia), tratando do programa “Mais Médicos”.

O Dr. Luiz Ernesto Pujol saudou a iniciativa da Assembleia e afirmou que o Conselho Regional de Medicina, a Associação Médica do Paraná e também a Associação Paranaense de Pediatria estão à disposição para contribuírem com o debate.

Como método, o Deputado Gilberto Martin propôs que o modelo da FENAM e os textos que tramitam no congresso sirvam de base para a construção de uma minuta a ser debatida entre todos os setores interessados. Dr. Batista lembrou a necessidade de encaminhamento adequado para evitar que o projeto fracasse por vício de origem. Os encaminhamentos propostos foram consensuais.

Para o Dr. Mario Ferrari, a carreira pública pode ajudar a resolver a falta de médicos nos locais mais distantes de maneira definitiva. "As entidades médicas defendem a carreira de estado como forma de garantir atendimento de qualidade para toda a população", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário