terça-feira, 29 de julho de 2014

FENAM participa do 44º Encontro Científico dos Estudantes de Medicina

O diretor de Formação Profissional e Residência Médica da FENAM, Antônio José dos Santos, participou no último domingo (27) do 44º Encontro Científico dos Estudantes de Medicina (ECEM), em Brasília. Este é o principal evento nacional da DENEM-Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina e ocorre há 43 anos.
                                          Foto: ECEM 
Durante debates a respeito da remuneração do médico no SUS, o diretor da FENAM apontou as deficiências no Plano de Cargos, Carreira e Salários, falou, também, sobre as privatizações das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e respondeu aos questionamentos dos estudantes a respeito das remunerações praticadas no SUS.  “O médico leva mais tempo que as outras áreas de saúde na sua formação, com carga horária muito maior, curso mais longo e a maioria dos médicos faz pós-graduação”, argumentou Antônio José ao defender que os salários dos médicos e de outros profissionais sejam diferenciados.

Com o tema “Inventando o Brasil que queremos”, o ECEM está em sua 44ª edição e é a primeira vez que se realiza na capital federal. O Encontro teve início no dia 23 e se estenderá até o dia 31 de agosto na Universidade de Brasília (UnB). Aproximadamente 50 alunos de medicina de diversos pontos do Brasil estiveram presentes no debate do último domingo, o que foi analisado como extremamente “positivo” pelo representante da FENAM que encerrou sua participação no debate com um elogio aos discentes. “Quero dizer para vocês que eu nunca vi isto. Em um domingo à tarde ficarem até o final e demonstrando tanto interesse, é impressionante”, disse.

O ECEM constitui o maior espaço deliberativo do DENEM e sua programação engloba a discussão de temas sociais, principalmente os ligados à Saúde e à Educação Médica, assuntos que configuram o cotidiano dos estudantes de medicina. Além disso, o ECEM, é um espaço que contempla mesas que abordem aspectos científicos, culturais e políticos, painéis, além de apresentação de trabalhos científicos(os melhores serão premiados), mini-cursos, oficinas, debates, vivências, conferências nessas áreas e eventos culturais.

Por André Gobo com edição de Valéria Amaral 

Fonte: FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário