Na imagem, a coordenadora da Ouvidoria Tania Andreolli, fala
com usuários da UPA.
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A Prefeitura de Curitiba está abrindo mais um canal de
comunicação para que o usuário da estrutura de saúde do Município possa dar
sugestões sobre o atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde levará a sua
Ouvidoria para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O projeto, em fase
experimental, teve início nesta semana na UPA do Sítio Cercado.
Pelo projeto Ouvidoria Itinerante, um representante da Ouvidoria
do SUS Curitiba estará na UPA durante três dias na semana para conversar com a
população, divulgar o telefone da entidade e fazer uma pesquisa sobre a
qualidade do atendimentos e as dificuldades encontradas pelo usuário.
“Estamos divulgando o contato da Ouvidoria, que é um canal
específico do cidadão com a saúde, entregando folders, orientando sobre a
importância de procurar sua unidade de saúde de referência e as UPAs apenas nos
casos de urgência e emergência. Para quem não é de Curitiba, passamos o número
da Ouvidoria do Estado e ressaltamos a importância do vínculo com o seu
município para os atendimentos de saúde”, conta a coordenadora do
teleatendimento da Ouvidoria, Tânia Andreoli.
O projeto Ouvidoria Itinerante integra o plano de governo da
atual gestão da Prefeitura, dentro dos programas Curitiba Mais Participativa e
Curitiba Mais Humana, abrindo novos canais de diálogo com a população para
melhorar, cada vez mais, o atendimento dos serviços públicos municipais.
A dona de casa Sueli de Fátima foi uma das primeiras a
aproveitar a presença da Ouvidoria Itinerante na UPA. Depois de esperar pelo
atendimento médico para sua filha Juliana, de 17 anos, que estava com uma forte
alergia, foi dar sua opinião. “Fomos bem atendidas pelo médico, mas acho que o
espaço físico da UPA poderia ser melhor dimensionado”, disse.
Usuárias da unidade de saúde Sambaqui, no Sítio Cercado, Sueli e
a filha foram orientadas a procurar a unidade básica, que é o local adequado
para fazer todo o acompanhamento do problema de saúde. “É importante que a
população saiba que as UPAs são apenas para os casos de urgência e emergência,
assim conseguimos diminuir o tempo de espera pela consulta”, ressalta Tânia.
Atendimentos
Todos os meses, a Ouvidoria registra cerca de 600 atendimentos –
entre críticas, solicitações, sugestões e elogios – relacionados às nove
unidades de pronto atendimento da capital. Pelo telefone 0800-6440041 ou
presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde (Rua Francisco Torres, 830),
todas as manifestações recebidas são analisadas, identificadas e encaminhadas
para os setores competentes. Quando voltam para a Ouvidoria, a decisão de cada
setor é analisada e retorna ao usuário.
“É fundamental que os usuários do SUS Curitiba falem com a
Ouvidoria, pois é através deste trabalho que conseguimos identificar o que
precisa ser melhorado para aprimorar a qualidade dos nossos serviços”, explica
a coordenadora da Ouvidoria, Fabíola Pie Nunes.
Nos próximos meses, o projeto irá percorrer as outras Unidades
de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Curitiba.
Foto:Cesar Brustolin/SMCS
Fonte: SMCS
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